15 empresas poupam 132 milhões de euros em 10 anos através de projetos de eficiência energética
11 Nov 2015

Um conjunto de 15 empresas membro do BCSD Portugal implementaram recentemente 17 projetos de eficiência energética, com um investimento global próximo dos 15 milhões de euros, o qual proporcionou uma poupança conjunta por cada ano de cerca de 13 milhões de euros. A cinco anos, a poupança agregada atinge os 64 milhões de euros e, a 10 anos, os 132 milhões de euros, números que evidenciam bem as vantagens da adoção de medidas de eficiência energética.

Estes resultados integram o projeto do BCSD – AÇÃO 7 – Demonstrar o valor gerado por projetos de eficiência energética – o qual tem como objetivos demonstrar até que ponto a eficiência energética é crítica para a competitividade das empresas e para a sustentabilidade dos negócios. Estas 15 empresas têm um volume de negócios agregado superior a 19 mil milhões de euros e empregam mais de 137 mil colaboradores. Os 17 projetos foram analisados em três vertentes: redução do consumo anual de energia, redução das emissões de CO2 e impacto financeiro.

Os 17 projetos de eficiência energética permitiram uma redução de 15 mil tep (toneladas equivalentes de petróleo) no consumo anual de energia, valor que equivale a 7% do consumo de energia das empresas analisadas e que é comparável ao consumo anual de 1.250 famílias portuguesas. Tendo em conta que o objetivo estipulado no Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética (PNAEE) para a redução do consumo de energia primária para 2020 é de 25%, parte desse objetivo pode vir a ser cumprido com base em projetos desta natureza.

BotaoPDF

Contactos para imprensa:
Ana Marreiros
Tel.: 21 781 9001 | Enviar Email

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.