Objetivos de desenvolvimento sustentável: a sustentabilidade ao serviço da estratégia
17 Fev 2016

O estudo Make it your business: Enganging with Sustainable development Goals da PwC revela que 92% das empresas conhece os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), 72% está a planear tomar decisões em relação aos ODS, 29% está a estabelecer objetivos alinhados com os ODS e 13% conseguiu identificar as ferramentas de apoio à medição do impacto das suas ações nos ODS.

Num evento exclusivo para membros do BCSD, Mark Didden, Manager, Redefining Value do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) relembrou que os ODS foram acordados por 193 membros das Nações Unidas e lançados em Setembro de 2015. Relembrou também que o artigo 67 do documento produzido pela Nações Unidas, Transforming our world: The 2030 agenda for sustainable development, faz um apelo às empresas para que usem a sua criatividade e inovação na resolução dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Para Mark Didden, o racional do alinhamento da estratégia da empresa com os ODS é muito claro, “é uma forma de as empresas identificarem oportunidades de negócio, valorizarem o propósito da sustentabilidade, reforçarem as relações com os stakeholders, acompanharem a evolução das políticas públicas, contribuírem para a estabilidade das sociedades e dos mercados e, não menos importante, conseguirem ter uma linguagem comum de partilha de objetivos”.

Quando o WBCSD começou a trabalhar o tema dos ODS, rapidamente percebeu que as empresas não dispunham de ferramentas para avaliar o impacto das suas ações de sustentabilidade no alcance dos objetivos do ODS. Em resposta a esta necessidade, o WBCSD, em parceria com a Global Reporting Initiative (GRI) e Global Compact das Nações Unidas, criou o SDG Compass, um guia para orientar as ações das empresas no âmbito dos ODS e, em breve, vai lançar um Guia sobre os ODS para presidentes de empresas.

Como referiu Ban Ki-moon, Secretário Geral das Nações Unidas em Setembro passado “as empresas são um parceiro vital na consecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

SDG Compass (versão português) | SDG Compass Sumário Executivo (versão português)

FOTOGRAFIAS DO EVENTO

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.