act4nature Portugal
É uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal que ajuda as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade ao longo das suas cadeias de valor, através de uma abordagem pragmática e baseada na ciência.
anos
empresas comprometidas
compromissos
A iniciativa
O act4nature Portugal mobiliza as empresas para a proteção e promoção da biodiversidade e restauro dos ecossistemas ao longo das suas cadeias de valor, através de uma abordagem objetiva e baseada na ciência, que contribui para uma melhor resposta às futuras exigências na gestão do capital natural, beneficiando também a qualidade de vida das pessoas e a continuidade de economias locais.
Promove-se, assim, uma ação empresarial alinhada com os objetivos do Acordo de Kunming-Montreal sobre o Quadro Global para a Biodiversidade pós-2020, levando à integração da natureza nas estratégias e modelos de negócio das empresas.
Esta iniciativa surgiu no âmbito do act4nature international, criado em França, em 2018, com o objetivo de mobilizar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. O act4nature Portugal foi lançado em 2020, na sequência da assinatura da Lisbon Declaration e da integração na coligação internacional Business for Nature.
Ao aderirem ao act4nature Portugal, as empresas subscrevem os 10 Compromissos Comuns act4nature e definem um conjunto de compromissos individuais alinhados com a sua atividade e com uma perspetiva de melhoria contínua.
Qualquer empresa a atuar em Portugal, independentemente do seu setor de atividade e da sua dimensão, pode aderir ao act4nature Portugal.
Os 10 Compromissos Comuns
Aderir ao act4nature Portugal implica a subscrição de 10 Compromissos Comuns, os quais têm como principais objetivos:
- integrar a biodiversidade na estratégia corporativa e ao longo da cadeia de valor, com base no diálogo com as partes interessadas, na avaliação dos impactes na biodiversidade e no estabelecimento de parcerias, dando prioridade à mitigação desses impactes e à promoção de soluções baseadas na natureza;
- capacitar os colaboradores;
- dialogar com os decisores políticos;
- assegurar o reporte público da implementação dos compromissos assumidos.
Compromissos das Empresas
A concretização dos 10 Compromissos Comuns act4nature é assegurada pela implementação de um conjunto de compromissos individuais SMART (específicos, mensuráveis, adicionais, realistas/relevantes e delimitados no tempo), definidos em alinhamento com a atividade da empresa.
Monitorização do desempenho
Cada empresa compromete-se a reportar anualmente o progresso dos seus compromissos, no contexto do seu relatório de sustentabilidade, num relatório específico, no site da empresa ou outro. Adicionalmente, a cada ciclo de execução de 3 anos, as empresas devem reportar o desempenho nos seus compromissos individuais ao act4nature Portugal, do qual resulta um relatório de execução agregado, em linha com o que é realizado no contexto do act4nature internacional. Nesta altura, é recomendando que as empresas renovem/atualizem os seus compromissos individuais no sentido da melhoria contínua e maior ambição.
Porquê juntar-se à iniciativa e comprometer-se com a natureza
O act4nature Portugal surge em resposta aos estudos que alertam para uma rápida perda de biodiversidade no planeta. Com uma redução em 60% das populações de vertebrados selvagens nos últimos 50 anos e indícios de uma 6ª extinção em massa, é fundamental agir. Em conjunto com as alterações climáticas, a perda de biodiversidade tornou-se um dos desafios mais prementes da atualidade.
Neste contexto, as empresas podem contribuir para travar a perda de biodiversidade e também para a sua regeneração. Para além da sua responsabilidade social corporativa, é do interesse das empresas inovar, uma vez que estas dependem de ecossistemas estáveis e resilientes, e que da escolha por abordagens diferentes, podem surgir novas oportunidades de negócio.
As vantagens da adesão ao act4nature Portugal incluem a:
Aquisição de conhecimento e competências, passando a estar melhor preparadas para desenvolver ações mensuráveis, monitorizar e reportar o seu progresso e responder a exigências de reporte e certificações
Orientação técnica especializada na definição de compromissos pela natureza, na renovação/atualização dos compromissos e no reporte da sua execução
Participação numa marca/selo único, com origem internacional, e que permite a participação em atividades de networking e partilha de experiências entre as signatárias
Visibilidade da atuação da empresa em prol da biodiversidade, através do plano de comunicação da iniciativa (p.e. publicação dos compromissos e de relatórios e vídeos de execução dos compromissos)
Interligação com entidades e organismos nacionais de referência, através do Advisory Board e do Steering Committee
Aderir ao act4nature Portugal
A 5ª vaga de adesão decorreu até 5 de abril.
São elegíveis para aderir à iniciativa todas as empresas com sede e atividade em Portugal, sejam membro ou não-membro do BCSD Portugal e independentemente da sua dimensão e volume de negócios.
O que as empresas signatárias dizem da iniciativa?
Gestão da Iniciativa
O act4nature Portugal é uma iniciativa liderada pelo BCSD Portugal com a colaboração de um Steering Committee e de um Advisory Board.
Steering Committee
O Steering Committee é responsável por assegurar a implementação do act4nature à luz da realidade portuguesa respeitando os compromissos comuns e o processo desenvolvido pela iniciativa act4nature international.
Composição
Empresas
Parceiro Científico
Advisory Board
O Advisory Board é um órgão consultivo multistakeholder que reúne um conjunto diversificado de parceiros científicos, entidades públicas e privadas e ONGA. Este órgão aconselha e apresenta sugestões de melhoria sobre os compromissos individuais assumidos pelas empresas para o act4nature Portugal, com vista à preservação e promoção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.
Composição
Membros do Steering Committee
Associações Empresariais
Sílvia Machado
Diretora Executiva de Sustentabilidade da Confederação Empresarial de Portugal (CIP)
Governo e Administração Pública
Nuno Banza
Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)
Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA)
Domingos Leitão
Diretor Executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)
Ângela Morgado
Diretora Executiva, Associação Natureza Portugal (WWF Portugal)
Parceiros Científicos
Cristina Máguas
Coordenadora do Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes da Faculdade de Ciências da Universidade deLisboa (CE3C/FCUL) e membro do Conselho Diretivo do Laboratório Associado CHANGE – Institute for Global Change and Sustainability
Rui Ferreira dos Santos
Investigador do Centre for Environmental and Sustainability Research da Faculdade de Ciências eTecnologia/Universidade Nova de Lisboa (CENSE – FCT/UNL) e membro do Conselho Diretivo do Laboratório Associado CHANGE – Institute for Global Change and Sustainability
José Lima Santos
Investigador no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (CEF/ISA)
Pedro Beja
Vice-Diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)
Isabel Sousa Pinto
Investigadora Principal no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR/Universidade do Porto)
Tiago Domingos
Coordenador da Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico (MARETEC/IST)
António Mira
Investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED/UÉvora)
Ferramentas e Recursos
Catálogo de Biodiversidade
Encontre projetos e iniciativas de entidades que atuam no âmbito da proteção e conservação da biodiversidade, gestão territorial, restauro ecológico, soluções baseadas na natureza e gestão dos ecossistemas aquáticos.
Recursos de apoio à implementação dos compromissos
Encontre mais de 30 recursos de apoio à implementação dos 10 compromissos comuns do act4nature Portugal, tais como casos de estudo, exemplos de sensibilização/formação, exemplos de divulgação e reporte, e referenciais para a ação empresarial na temática da biodiversidade e serviços dos ecossistemas.