act4nature Portugal

É uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal que ajuda as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade ao longo das suas cadeias de valor, através de uma abordagem pragmática e baseada na ciência.

anos

empresas comprometidas

compromissos

A iniciativa

O act4nature Portugal mobiliza as empresas para a proteção e promoção da biodiversidade e restauro dos ecossistemas ao longo das suas cadeias de valor, através de uma abordagem objetiva e baseada na ciência, que contribui para uma melhor resposta às futuras exigências na gestão do capital natural, beneficiando também a qualidade de vida das pessoas e a continuidade de economias locais.

Promove-se, assim, uma ação empresarial alinhada com os objetivos do Acordo de Kunming-Montreal sobre o Quadro Global para a Biodiversidade pós-2020, levando à integração da natureza nas estratégias e modelos de negócio das empresas.

Esta iniciativa surgiu no âmbito do act4nature international, criado em França, em 2018, com o objetivo de mobilizar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. O act4nature Portugal foi lançado em 2020, na sequência da assinatura da Lisbon Declaration e da integração na coligação internacional Business for Nature.

Ao aderirem ao act4nature Portugal, as empresas subscrevem os 10 Compromissos Comuns act4nature e definem um conjunto de compromissos individuais alinhados com a sua atividade e com uma perspetiva de melhoria contínua.

Qualquer empresa a atuar em Portugal, independentemente do seu setor de atividade e da sua dimensão, pode aderir ao act4nature Portugal.

Com o apoio de:

Os 10 Compromissos Comuns

Aderir ao act4nature Portugal implica a subscrição de 10 Compromissos Comuns, os quais têm como principais objetivos:

  • integrar a biodiversidade na estratégia corporativa e ao longo da cadeia de valor, com base no diálogo com as partes interessadas, na avaliação dos impactes na biodiversidade e no estabelecimento de parcerias, dando prioridade à mitigação desses impactes e à promoção de soluções baseadas na natureza;
  • capacitar os colaboradores;
  • dialogar com os decisores políticos;
  • assegurar o reporte público da implementação dos compromissos assumidos.

Compromisso Comum 1

Integrar a biodiversidade na estratégia corporativa, fundamentando a nossa atuação no conhecimento científico disponível

Compromisso Comum 2

Dialogar com as diferentes partes interessadas sobre as suas expectativas e os nossos impactos, ações e progresso

Compromisso Comum 3

Avaliar a biodiversidade nas diferentes dimensões relacionadas com a nossa atividade, utilizando indicadores de impacto direto e indireto, de risco e de desempenho. 
Quando relevantes para a tomada de decisão, avaliar em termos económicos os nossos impactos e a nossa dependência do bom funcionamento dos ecossistemas

Compromisso Comum 4

Promover a integração progressiva da diversidade biológica nas decisões ao longo das nossas cadeias de valor, desde a produção de matérias-primas naturais até à fase final do ciclo de vida dos produtos, após utilização pelos consumidores

Compromisso Comum 5

Prioritariamente, prevenir, reduzir e, em última análise, compensar os nossos impactos, visando, caso a caso, a ausência de perda líquida ou até um ganho líquido de biodiversidade nas nossas atividades e áreas geográficas de influência, considerando as necessidades de adaptação dos ecossistemas às alterações climáticas

Compromisso Comum 6

Dar prioridade ao desenvolvimento de Soluções Baseadas na Natureza, assegurando que estas são implementadas de forma cientificamente fundamentada e benéfica para a biodiversidade, e promovendo a variedade dessas soluções

Compromisso Comum 7

Integrar a biodiversidade no nosso diálogo com os decisores políticos de forma a fomentar a sua progressiva consideração nas políticas públicas. Quando convidados a fazê-lo, contribuir para as estratégias nacionais de biodiversidade dos países onde operamos

Compromisso Comum 8

Sensibilizar e formar os nossos colaboradores sobre a biodiversidade e a sua relação com as atividades que desempenham. Promover e encorajar iniciativas de proteção da natureza e dar o devido reconhecimento pelas suas ações e práticas neste domínio

Compromisso Comum 9

Mobilizar recursos e estabelecer parcerias adequadas para apoiar e monitorizar as nossas ações no terreno

Compromisso Comum 10

Reportar publicamente a implementação destes compromissos e dos nossos compromissos individuais apresentados

Compromissos das Empresas

A concretização dos 10 Compromissos Comuns act4nature é assegurada pela implementação de um conjunto de compromissos individuais SMART (específicos, mensuráveis, adicionais, realistas/relevantes e delimitados no tempo), definidos em alinhamento com a atividade da empresa.

Monitorização do desempenho

Cada empresa compromete-se a reportar anualmente o progresso dos seus compromissos, no contexto do seu relatório de sustentabilidade, num relatório específico, no site da empresa ou outro. Adicionalmente, a cada ciclo de execução de 3 anos, as empresas devem reportar o desempenho nos seus compromissos individuais ao act4nature Portugal, do qual resulta um relatório de execução agregado, em linha com o que é realizado no contexto do act4nature internacional. Nesta altura, é recomendando que as empresas renovem/atualizem os seus compromissos individuais no sentido da melhoria contínua e maior ambição.

Porquê juntar-se à iniciativa e comprometer-se com a natureza

O act4nature Portugal surge em resposta aos estudos que alertam para uma rápida perda de biodiversidade no planeta. Com uma redução em 60% das populações de vertebrados selvagens nos últimos 50 anos e indícios de uma 6ª extinção em massa, é fundamental agir. Em conjunto com as alterações climáticas, a perda de biodiversidade tornou-se um dos desafios mais prementes da atualidade.

Neste contexto, as empresas podem contribuir para travar a perda de biodiversidade e também para a sua regeneração. Para além da sua responsabilidade social corporativa, é do interesse das empresas inovar, uma vez que estas dependem de ecossistemas estáveis e resilientes, e que da escolha por abordagens diferentes, podem surgir novas oportunidades de negócio.

As vantagens da adesão ao act4nature Portugal incluem a:

Aquisição de conhecimento e competências, passando a estar melhor preparadas para desenvolver ações mensuráveis, monitorizar e reportar o seu progresso e responder a exigências de reporte e certificações

Orientação técnica especializada na definição de compromissos pela natureza, na renovação/atualização dos compromissos e no reporte da sua execução

Participação numa marca/selo único, com origem internacional, e que permite a participação em atividades de networking e partilha de experiências entre as signatárias

Visibilidade da atuação da empresa em prol da biodiversidade, através do plano de comunicação da iniciativa (p.e. publicação dos compromissos e de relatórios e vídeos de execução dos compromissos)

Interligação com entidades e organismos nacionais de referência, através do Advisory Board e do Steering Committee

Aderir ao act4nature Portugal

A 5ª vaga de adesão decorreu até 5 de abril.

São elegíveis para aderir à iniciativa todas as empresas com sede e atividade em Portugal, sejam membro ou não-membro do BCSD Portugal e independentemente da sua dimensão e volume de negócios.

Testemunho Lezírias

A biodiversidade, a água e o solo são, a par do conhecimento, os principais fatores de produção da Companhia das Lezírias. Garantir a sua conservação e promoção é, para nós, um investimento no longo prazo. Mas não basta que nós atuemos em consonância. Queremos levar a todos essa consciência e a necessidade de agir, articulando tradição com inovação.

António João Coelho de Sousa
Presidente do Conselho de Administração da Companhia das Lezírias

Testemunho EDP

Na EDP reconhecemos os impactes da nossa atividade na Biodiversidade e trabalhamos diariamente para melhorar a nossa licença social para operar. Assumir os compromissos do act4nature Portugal é um passo natural para nós e o início de uma abordagem colaborativa entre os diferentes atores em Portugal.

António Martins da Costa
Membro do Conselho de Administração Executivo da EDP

Testemunho Navigator

A biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas são fundamentais para o nosso negócio, que tem como base um recurso natural e renovável – a Floresta. O compromisso de conservar estes valores foi há muito assumido por nós, pelo que aderimos a esta iniciativa de forma natural, partilhando o contributo que já hoje damos e unindo esforços com outras empresas para um objetivo comum.

António Redondo
CEO da The Navigator Company

Testemunho Amorim

Temos de crescer garantindo a segurança e o bem-estar de todos, a gestão eficiente dos recursos naturais, a proteção do equilíbrio dos ecossistemas e a circularidade dos processos e da economia, rumo a um modelo de desenvolvimento sustentável e a uma sociedade mais coesa, consciente e preparada para enfrentar com ambição e tenacidade os desafios vindouros.

António Rios de Amorim
Presidente & CEO da Corticeira Amorim

Testemunho Lipor

A LIPOR congratula o BCSD Portugal por esta importante iniciativa act4nature, sendo inequívoco o nosso total alinhamento a este contributo pela promoção da Biodiversidade, um contributo, aliás, por todos nós comungado.

Fernando Leite
CEO LIPOR

Testemunho Eurest

Na Eurest Portugal vemos o desenvolvimento sustentável como o pilar fundamental para atingir os objetivos com os quais nos comprometemos, assumindo o nosso modo de estar no negócio e na sociedade onde nos inserimos como um compromisso futuro de continuar o nosso trabalho na promoção de uma alimentação responsável, através da promoção de ingredientes simples, sustentáveis, de origem nacional e incorporando princípios de responsabilidade social – Food with Purpose – pois acreditamos que o caminho é influenciar positivamente a comunidade onde nos encontramos.

Henrique Leite
Diretor Geral da Eurest Portugal

Testemunho Sonae

Integrar o compromisso act4nature Portugal decorre naturalmente do pacto que a Sonae há muito assumiu com o planeta e que constitui um dos seus eixos prioritários. Apoiamos uma visão de longo prazo, urgente, que se estenda para lá do valor económico gerado pelos negócios e que aposte no impacto positivo que podemos ter sobre a Natureza e a Biodiversidade.

Isabel Barros
Presidente do Grupo Consultivo Sustentabilidade Grupo de empresas Sonae

Testemunho Jerónimo Martins

A proteção da diversidade biológica e dos serviços prestados pelos ecossistemas é uma das três prioridades estratégicas da Política Ambiental do Grupo Jerónimo Martins, que têm guiado a implementação de diversas iniciativas e práticas ao longo dos últimos anos. Ao aderirmos ao act4nature Portugal, estamos a contribuir para aumentar a ambição – individual e coletiva – de prosseguir modelos de desenvolvimento que preservem a biodiversidade, a nível local, nacional e global, tornando a sociedade e os negócios mais resilientes e prósperos

Fernando Frade
Diretor Corporativo de Ambiente Grupo Jerónimo Martins

Testemunho VdA

Na Vieira de Almeida acreditamos que o sucesso de uma organização depende crucialmente da sua capacidade de se assumir enquanto agente interveniente e gerador de impacto positivo no ecossistema envolvente e na manutenção do capital natural. Assumimos este compromisso como uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis para responder aos desafios da sociedade, nomeadamente à implementação do ODS 15 (Ação Climática). Através da sua estratégia de ecoeficiência e sustentabilidade ambiental, a VdA pretende impulsionar a construção de um futuro mais equilibrado, justo, inovador, capaz de gerar bem-estar social.

João Vieira de Almeida
Managing Partner da VdA

Testemunho Trivalor

Reconhecemos que a natureza está na base do bem-estar e da saúde das pessoas e que é essencial à atividade económica das empresas, pelo que o act4nature Portugal, iniciativa a que agora nos associamos, serve igualmente para tornar público o nosso propósito de assegurar que o respeito pelo ambiente e a recuperação e preservação da biodiversidade, estão sempre presentes no desenvolvimento das nossas atividades

Joaquim Cabaço
Presidente do Conselho de Administração Executivo da Trivalor

Testemunho Sovena

Acreditamos que o nosso contributo para o Desenvolvimento Sustentável só faz sentido se tiver os seus alicerces no desenvolvimento de uma atividade que procura a sustentabilidade do planeta e das pessoas. A nossa adesão ao act4nature Portugal vem reforçar o nosso compromisso de trabalhar para produzir alimentos de forma sustentável, contribuindo para a proteção da biodiversidade.

Jorge de Melo
CEO da Sovena

Testemunho EDIA

A melhor forma de contribuir para a defesa da biodiversidade é dando o exemplo. A EDIA dá esse exemplo, incorporando no ADN do seu core business a preocupação pela sustentabilidade do território onde opera.

José Pedro Salema
Presidente do Conselho de Administração da EDIA

Testemunho Accenture

Todas as empresas estão expostas a riscos, e produzem impactos, associados ao capital natural, ao longo da sua cadeia de valor. Na Accenture estamos conscientes e a trabalhar, não só para gerir estes riscos e minimizar o impacte das nossas atividades, mas também para inovar, na criação de oportunidades, para o aumento da biodiversidade e para a preservação dos ecossistemas.

José Gonçalves
Presidente Accenture Portugal

Testemunho Altri

A conservação da biodiversidade é um dos objetivos do nosso Compromisso 2030. Protegemos o Capital Natural em todas as suas dimensões, equilibrando a produção de matéria-prima, essencial para a nossa atividade, com a diversidade de bens e serviços e a conservação da natureza que temos a responsabilidade de cuidar e deixar às gerações futuras.

José Soares de Pina
Presidente da Comissão Executiva – CEO da Altri

Testemunho Herdade dos Grous

Na Herdade dos Grous temos como prioridade o aumento da resiliência ecológica e a adaptação às alterações climáticas, nomeadamente ao nível de uma agricultura sustentável. Olhando para além das vinhas, e considerando todo o mosaico paisagístico, podemos encontrar prados e matos, olivais, zonas húmidas e montados de azinho e sobro. Toda esta diversidade paisagística compõe a Rede Ecológica Fundamental que suporta não só o modelo de negócio, mas que também garante que a próxima geração terá pelo menos as mesmas, mas idealmente melhores, condições para uma agricultura inteligente e responsável.

Luís António Lousa Duarte
Gerente da Herdade dos Grous

Testemunho Ascendi

Ao assumir os compromissos da act4nature Portugal, a Ascendi reforça o seu empenho na promoção de uma relação ética e responsável com o meio envolvente, continuando assim a valorizar e proteger a biodiversidade, através de uma cultura de respeito pela conservação da natureza e património natural, em particular nas regiões onde maioritariamente exerce a sua atividade.

Luís Silva Santos
Presidente do Conselho de Administração da Ascendi

Testemunho NBI

Imaginem uma economia regenerativa, onde os produtos e os serviços desenvolvidos beneficiam do potencial da natureza e repõem parcialmente o capital natural e as funções fundamentais dos ecossistemas. É para ajudar a criar essa Economia de Base Natural que a NBI existe.

Nuno Gaspar de Oliveira
Managing Partner da NBI

Testemunho Inspira Hotels

O compromisso da Inspira com a Sustentabilidade, nas suas diferentes vertentes, está na génese do próprio Grupo e faz parte do seu ADN. Ao longo dos anos, temos procurado inovar permanentemente nesta área, comprometer as equipas e todos os nossos parceiros. O mesmo fizemos no desenvolvimento dos novos projetos. O compromisso com a act4nature Portugal é uma linha natural neste nosso percurso e envolve-nos num desafio adicional, de tentar levar, a cada um dos nossos clientes de origens tão diversas, que diariamente vivem os nossos hotéis, esta preocupação com a biodiversidade e com o futuro do planeta que queremos deixar às próximas gerações.

Paulo Moura
Presidente Executivo e CEO da Inspira Hotels

Testemunho CIBIO

O compromisso das empresas portuguesas com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente é essencial para a conservação da natureza. Como centro de investigação na área do estudo da biodiversidade em todas as suas vertentes, o CIBIO felicita o BCSD Portugal por esta iniciativa, e está empenhado em contribuir para que o act4nature atinja os seus objetivos, envolvendo-se fortemente no processo da sua implementação em Portugal.

Pedro Beja
Vice-coordenador Científico CIBIO – Research Centre in Biodiversity and Genetic Resourses

Testemunho REN

A adesão da REN ao act4nature Portugal reflete o compromisso que temos com a preservação da biodiversidade, com a proteção ambiental e da floresta, em particular. Acreditamos que só com o compromisso de todos, podemos deixar um mundo melhor e mais sustentável, para as gerações seguintes.

Rodrigo Costa
Presidente do Conselho de Administração e CEO da REN

Testemunho ANA

Com uma estratégia corporativa imbuída da valorização e proteção do ambiente natural e humano, a ANA Aeroportos de Portugal S.A. integra no seu plano de atividades as questões da proteção e conservação das espécies e ecossistemas, indispensáveis ao equilíbrio da qualidade ambiental, pelo que se empenha na concretização da iniciativa de valorização empresarial da biodiversidade act4nature em Portugal.

Thierry Ligonnière
CEO da ANA Aeroportos de Portugal

Testemunho KPMG

Conscientes da nossa responsabilidade, assim como do impacto da nossa atividade económica e humana no meio ambiente, juntámo-nos à act4nature para reforçar, ainda mais, os nossos objetivos e compromissos estratégicos no âmbito da Natureza e da Biodiversidade – já definidos no Our Impact Plan da KPMG.

Vitor Ribeirinho
Presidente da KPMG Portugal

Testemunho Sovena

Acreditamos que o nosso contributo para o Desenvolvimento Sustentável só
faz sentido se tiver os seus alicerces no desenvolvimento de uma atividade que
procura a sustentabilidade do planeta e das pessoas. A nossa adesão ao act4nature Portugal vem reforçar o nosso compromisso de
trabalhar para produzir alimentos de forma sustentável, contribuindo para a
proteção da biodiversidade.

Jorge de Melo
CEO da Sovena

Testemunho 2BForest

A missão da 2BForest é apoiar o
desenvolvimento sustentável da
floresta portuguesa, recorrendo a
instrumentos de mercado que os
consumidores reconhecem na proteção
e promoção da floresta. A certificação
dos serviços dos ecossistemas,
através de normas internacionais,
pretende a valoração destes serviços
para que sejam considerados
um ativo patrimonial do Mundo
Rural, fundamental na proteção da
biodiversidade.

Susana Brígido
CEO da 2BForest

Testemunho Adega Mayor

Ao integrar a coligação Bussiness for Nature – act4nature Portugal, reforçamos o compromisso de proteger, promover e restaurar a biodiversidade dos ecossistemas onde atuamos. A Adega Mayor trabalha este compromisso em diferentes frentes: pela mão de ações energéticas, agrícolas, financeiras e sociais. Dentro da complexidade do processo, o que nos move é simples: o desejo de devolver à natureza tanto quanto o que ela nos dá. Deixarmos de olhar o meio ambiente como elemento exterior à vida humana e passar a observá-lo como meio
do qual somos partes integrantes, é a chave do equilíbrio. Só com este equilíbrio podemos garantir o futuro de negócios, vidas e pessoas.

Rita Nabeiro
CEO da Adega Mayor

Testemunho Agrimota

Tratar da natureza é intrínseco a um bom negócio, não podemos ignorar que todos os negócios, como todos os seres vivos deste planeta, são dependentes da mãe Natureza e como tal devemos assumi-la com a devida importância e respeito. Ao gerir o nosso impacto e realizando a nossa dependência dos serviços dos ecossistemas, podemos atuar para garantir a continuidade e beneficiar dos seus serviços de uma maneira saudável. Acredito que hoje, no negócio dos vinhos, como em tantos outros, já não é, somente, uma questão de estratégia, é uma questão de sobrevivência.

Inês Mota
Chairman da Agrimota

Testemunho Aguas do Porto

Com a adesão à iniciativa act4nature
Portugal, a Águas e Energia do Porto
pretende reforçar a adoção de soluções baseadas na natureza, em consonância com o novo paradigma das cidades esponja e os princípios do water
sensitive urban design.

Filipe Araújo
Presidente do Conselho de Administração da Águas e Energia do Porto

Testemunho Greenvolt

Como empresa que opera no
setor das energias renováveis,
ambicionamos ter um impacto
positivo e transformador no Planeta.
Reconhecendo os impactos e
dependências da nossa atividade face
à natureza, preservar e proteger a
biodiversidade e os ecossistemas
constituem, simultaneamente, uma
responsabilidade e prioridades
estratégicas para a GreenVolt.

João Manso Neto
CEO da GreenVolt

Testemunho Casais

O Acordo de Paris veio demonstrar o poder de compromissos individuais na
persecução do bem comum. Vemos a oportunidade de fazer parte deste projeto como uma sequência natural do nosso compromisso com a sociedade e enquanto intendentes temporários com responsabilidade de garantir um futuro para as gerações seguintes.

António Carlos Rodrigues
CEO do Grupo Casais

Testemunho José Pedro Barreira

No Grupo José Pedro Barreira tentamos
dar o nosso melhor contributo para o
nosso país, acreditando que o futuro vem do que a terra nos vai continuar a dar todos os dias. Trata-se de uma atividade assente em recursos naturais, e, por isso, a preservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas são fundamentais para a sustentabilidade do nosso negócio.

José Pedro Abreu Barreira
CEO do Grupo José Pedro Barreira

Testemunho Procme

Entendemos a adesão ao act4nature
Portugal como uma etapa natural no
nosso caminho para a sustentabilidade,
reafirmando o nosso compromisso para
com a conservação da natureza.

José Reis Costa
CEO do Grupo ProCME

Testemunho Rovensa

O nosso crescimento tem vindo a ser
sustentado no desenvolvimento de
soluções inovadoras que permitam
aos agricultores produzir mais e
melhor, respeitando o meio ambiente
e a biodiversidade. A nossa adesão
ao act4nature Portugal está alinhada
com a ambição do Grupo Rovensa
em desempenhar um papel ativo na
transição para uma agricultura mais
sustentável, de forma que a produção
global de alimentos preserve os solos
férteis e saudáveis, contribua para o
equilíbrio dos ecossistemas e assegure
uma alimentação saudável e equitativa a
toda população mundial.

Eric van Innis
CEO do Grupo Rovensa

Testemunho Schneider

As empresas têm a importante
responsabilidade de ajudar os
consumidores a perceber a quantidade
de emissões de CO2 pelas quais são
responsáveis; a identificar a melhor
maneira de as compensar; e a ajudar
todas as pessoas, em todo o mundo,
a ter um planeta mais sustentável e
neutro em carbono.

Victor Moure
CEO da Schneider Electric Portugal

Testemunho SGS

Na SGS queremos contribuir para
um mundo melhor, mais seguro
e interligado para a defesa das
gerações vindouras. A nossa
adesão ao act4nature Portugal
pretende refletir esta preocupação
em gerar um impacto positivo no
capital natural e biodiversidade
e, consequentemente, podermos
continuar a usufruir dos benefícios
dos serviços dos ecossistemas na
sociedade e economia.

João Marques
Managing Director da SGS Portugal

Testemunho SIMAS

Não existem problemas ambientais, existem sintomas ambientais de problemas humanos. É por esta razão que a preservação da biodiversidade é uma prioridade gestionária.

Alfredo Romano Castro
Diretor-delegado dos SIMAS de Oeiras e Amadora

Testemunho Sinvepart

Acreditamos que, só com a integração dos princípios da agroecologia com as
ferramentas da agricultura moderna e de precisão, vamos conseguir aumentar
a resiliência ecológica das nossas propriedades e a sua adaptação às alterações climáticas, de forma a garantirmos que a próxima geração consegue continuar a fazer crescer sustentavelmente o nosso negócio.

Joaquim Freire de Andrade
co-CEO do Grupo Sinvepart

Testemunho Symington

O act4nature Portugal é uma iniciativa
natural para nós – está empenhada
na renovação da natureza em áreas
degradadas ou abandonadas no norte
de Portugal e o seu modelo passa por
dinamizar a economia local através do
desenvolvimento de empresas com
base na natureza que trabalhem para a
proteção dos esforços de conservação.
Estamos profundamente preocupados
com os desafios ambientais sobrepostos
que o mundo enfrenta hoje em dia e
estamos comprometidos em fazer o que
pudermos para apoiar ecossistemas
saudáveis e contribuir para um futuro
positivo para as comunidades onde
trabalhamos.

Johnny Symington
Presidente da Symington Family Estates

Testemunho VAVA

É vital que marcas independentes
liderem o caminho e implementem
programas avançados de sustentabilidade. E o THEOREM, assim
como os compromissos assumidos
relativamente à biodiversidade, são
passos importantes para promovermos
as mudanças urgentes que precisamos
alcançar.

Pedro da Silva
CEO da VAVA Eyewear

Testemunho Aldi

Atuar de forma sustentável enquanto retalhista para nós não é uma opção, é
uma abordagem estratégica. Com a adesão à act4nature Portugal pretendemos reforçar o nosso compromisso de enfrentar os desafios globais como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. Acreditamos que construindo alianças conseguimos fazer a diferença e promover a sustentabilidade hoje e amanhã.

Wolfgang Graff
CEO do Aldi Portugal

Testemunho BPI

Somos uma instituição resiliente e com forte impacto no mercado financeiro,
estando comprometidos com a transição de uma economia neutra em carbono
que considera a Biodiversidade um elemento indispensável na conservação
e preservação do capital natural. Reforçamos assim, o nosso posicionamento nesta matéria e a nossa contribuição para um melhor futuro da Sociedade.

João Pedro Oliveira e Costa
CEO do Banco BPI

Testemunho Gaiurb

Assinar este compromisso com a act4nature reforça o esforço, o envolvimento e o compromisso de fazer todos os dias o melhor, pois reflete o trabalho de uma equipa e um percurso que trilhamos em conjunto, com passado, mas com uma vontade inigualável de fazer futuro.

António Miguel Castro
Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb

Testemunho Galp

Guiados pelos nossos valores e pelo nosso talento, estou convicto na nossa
capacidade de gerir uma transição energética que seja justa, eficiente e que
gere valor a longo prazo para a Organização, integrando este objetivo
da proteção da biodiversidade e dos ecossistemas no desenvolvimento
das atividades relevantes.

Filipe Crisóstomo Silva
CEO da Galp

Testemunho Brisa

O Grupo Brisa reconhece o compromisso de preservar e respeitar os ecossistemas. O ‘Nature Positive’ é uma área estratégica da gestão ambiental do Grupo, potenciando oportunidades de inovação e investimentos em novas geografias e áreas ecologicamente sensíveis. Só um grupo altamente qualificado consegue gerir ecossistemas e ter licença para operar.

António Pires de Lima
Presidente da Comissão Executiva do Grupo Brisa

Testemunho Tratolixo

A TRATOLIXO quer inovar e reforçar o seu compromisso com a Sustentabilidade,
participando mais activamente em projectos de preservação da Natureza e mitigação de ameaças à Biodiversidade, de forma a reduzir a sua pegada ambiental ao longo de toda a cadeia de valor.

Nuno Soares
Presidente do Conselho de Administração da TRATOLIXO

Testemunho TUB

O act4nature promove o desenvolvimento Sustentável e da Biodiversidade, alargando o foco económico para a integração de valor ambiental e social. Os Transportes Urbanos de Braga, consideram de capital importância devolver
à comunidade e à natureza parte do valor gerado pela empresa, contribuindo
positivamente para o desenvolvimento sustentável.

Sandra Cristina Leitão Cerqueira
Administradora dos TUB

Testemunho Vinci

Temos a forte convicção que devemos dar o exemplo e ser uma fonte de inspiração no campo da proteção ambiental. Desenvolvemos green-offers, nas áreas da transformação digital e transição energética, não descurando a proteção da biodiversidade como integrante e indissociável da nossa responsabilidade ambiental.

Pedro Afonso
CEO da VINCI Energies Portugal

O que as empresas signatárias dizem da iniciativa?

Gestão da Iniciativa

O act4nature Portugal é uma iniciativa liderada pelo BCSD Portugal com a colaboração de um Steering Committee e de um Advisory Board.

Steering Committee

O Steering Committee é responsável por assegurar a implementação do act4nature à luz da realidade portuguesa respeitando os compromissos comuns e o processo desenvolvido pela iniciativa act4nature international.

Composição

 

Empresas

 

Parceiro Científico

Advisory Board

O Advisory Board é um órgão consultivo multistakeholder que reúne um conjunto diversificado de parceiros científicos, entidades públicas e privadas e ONGA. Este órgão aconselha e apresenta sugestões de melhoria sobre os compromissos individuais assumidos pelas empresas para o act4nature Portugal, com vista à preservação e promoção da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.

Composição

Membros do Steering Committee

 

 

 

Associações Empresariais

CIP-Logo
Sílvia Machado
Diretora Executiva de Sustentabilidade da Confederação Empresarial de Portugal (CIP)

 

Governo e Administração Pública


por confirmar


Nuno Banza
Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)

 

Organizações Não Governamentais de Ambiente (ONGA)

SPEA-Logo
Domingos Leitão
Diretor Executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA)


Ângela Morgado
Diretora Executiva, Associação Natureza Portugal (WWF Portugal)

 

Parceiros Científicos


Cristina Máguas
Coordenadora do Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes da Faculdade de Ciências da Universidade deLisboa (CE3C/FCUL) e membro do Conselho Diretivo do Laboratório Associado CHANGE – Institute for Global Change and Sustainability


Rui Ferreira dos Santos
Investigador do Centre for Environmental and Sustainability Research da Faculdade de Ciências eTecnologia/Universidade Nova de Lisboa (CENSE – FCT/UNL) e membro do Conselho Diretivo do Laboratório Associado CHANGE – Institute for Global Change and Sustainability


José Lima Santos
Investigador no Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia (CEF/ISA)


Pedro Beja
Vice-Diretor do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)


Isabel Sousa Pinto
Investigadora Principal no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR/Universidade do Porto)


Tiago Domingos
Coordenador da Plataforma de Ciências e Engenharia do Ambiente do Instituto Superior Técnico (MARETEC/IST)


António Mira
Investigador do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora (MED/UÉvora)

Ferramentas e Recursos

Catálogo de Biodiversidade

Encontre projetos e iniciativas de entidades que atuam no âmbito da proteção e conservação da biodiversidade, gestão territorial, restauro ecológico, soluções baseadas na natureza e gestão dos ecossistemas aquáticos.

Formação — Introdução à Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas

A integração da biodiversidade, dos serviços dos ecossistemas e do capital natural numa estratégia empresarial é crucial para assegurar operações sustentáveis e resilientes. A biodiversidade e os ecossistemas suportam processos vitais que reduzem riscos e custos a longo prazo.

Recursos de apoio à implementação dos compromissos

Encontre mais de 30 recursos de apoio à implementação dos 10 compromissos comuns do act4nature Portugal, tais como casos de estudo, exemplos de sensibilização/formação, exemplos de divulgação e reporte, e referenciais para a ação empresarial na temática da biodiversidade e serviços dos ecossistemas.

Junte-se a nós!

Junte-se às empresas portuguesas que estão comprometidas em proteger, promover e restaurar a biodiversidade.