Agenda da Sustentabilidade

Descarbonizar a custo zero?

Mai 2021

O mundo tem 10 anos para reduzir as emissões de carbono em 45%, a Europa em 55%, até 2030. Para alcançarmos este objetivo, é necessária uma mudança profunda de paradigma de modelo de desenvolvimento. Caso contrário, não seremos capazes de cumprir o Acordo de Paris sobre o clima e de entregar um Planeta equilibrado e com boas condições de vida às gerações futuras. Nesta Newsletter apresentamos os resultados de um estudo realizado em colaboração com a McKinsey & Company – o “Net Zero Portugal”.

Entrevistas a Júlia Seixas, professora na FCT-NOVA, e João Galamba, Secretário de Estado Adjunto e da Energia

Europa líder do mundo sustentável

Abr 2021

A UE entrou na década 2020-30 com um compromisso sério face ao Acordo de Paris, ao Pacto Ecológico Europeu e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Acresce que o seu orçamento e políticas de investimento estão cada vez mais alinhados com os requisitos da transição para um modelo de desenvolvimento sustentável – do novo Quadro Comunitário de Apoios 2021-2027 e Next Generation EU 2026 (750 mil milhões de euros para recuperação da crise COVID-19), até às novas orientações para a sustentabilidade do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco Central Europeu (BCE).

Entrevistas a António Costa Silva, Professor do Instituto Superior Técnico e Carlos Zorrinho, Eurodeputado no Parlamento Europeu

Igualdade de Género

Nov 2020

A primeira linha do primeiro artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos diz que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos.” Ou seja, homens e mulheres – independentemente da sua cor de pele, orientação sexual, condição socioeconómica ou qualquer outro traço identitário – têm direito a usufruir das mesmas condições de vida digna e das mesmas oportunidades.”
Entrevistas a Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa e a Carla Tavares, Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE).

Recuperação Económica

Ago 2020

Os desafios da agenda da sustentabilidade, que vão desde as alterações climáticas, às desigualdades sociais, impactos ambientais do crescimento e necessidade de uma economia cada vez mais circular, são já conhecidos. Mas a crise da Covid-19 veio acelerar e precipitar essa agenda, ao pôr a nu fragilidades e vulnerabilidades da nossa sociedade e da economia, em geral. Estamos, por isso, perante um “call to action” que temos de aproveitar.
Entrevista a Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.

Turismo

Jun 2020

Sendo já a maior atividade exportadora do país, responsável por quase 20% das exportações nacionais em 2019, o setor do turismo cresceu 60% em receitas entre 2015 e 2019. O ano passado, o PIB português ascendeu a 212,3 mil milhões de euros e o turismo gerou 18,4 mil milhões de euros em receitas, tendo passado por Portugal 27 milhões de turistas. Apesar de serem números impressionantes, a meta assumida para o setor pela Estratégia Turismo 2027, do Turismo de Portugal, vai ainda mais longe.
Entrevista a Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal

Desafios da Pandemia para as empresas

Abr 2020

O BCSD Portugal existe para ajudar as suas empresas membro na construção de um mundo melhor. Traduzindo para o nosso jargão, para as apoiar na sua jornada para a sustentabilidade. Nesse contexto, e imbuídos dessa missão, quando a quarentena provocada pela pandemia Covid-19 abruptamente interrompeu os nossos planos e atividades, ficámos desorientados. Afinal de contas, o desafio da construção de um mundo melhor exige ação, projetos, iniciativas. Conheça as iniciativas das empresas membro do BCSD Portugal.

Cidades Sustentáveis

Jan 2020

As cidades ocupam apenas 3% da superfície da Terra, contudo, geram 80% da riqueza, emitem 70% das emissões de carbono e concentram mais de metade da população mundial – sendo que quase mil milhões dos seus inquilinos vivem em favelas ou em condições deploráveis. Para ser sustentável, uma cidade deve ser inteligente, incorporando todos os benefícios da tecnologia, mas, sobretudo, tem de ser desenhada e construída tendo as pessoas no centro.
Entrevista a Gerald Babel-Sutter, fundador e CEO da Urban Future Global Conference

Inovação para a Sustentabilidade

Dez 2019

Portugal caiu oito lugares no Índice de Desempenho das Alterações Climáticas (CCPI) 2020, divulgado na COP 25, em Madrid, vendo a sua prestação a piorar em quase todas as categorias. Com a pior posição de sempre, passámos de um país de alto desempenho em 2018, para o 25.º lugar, a meio da tabela. No que toca à ambição da nossa política nacional sobre o clima, estamos bem e em destaque.
Entrevista a Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro-Delta Cafés

WBCSD Council Meeting 

Out 2019

“A sustentabilidade é agora uma questão a preto e branco: ou nós, empresas, lideramos, ou todos falharemos”, alertou Peter Bakker, Presidente e CEO do WBCSD. É urgente transformar os sistemas e as grandes empresas têm a responsabilidade e os recursos para o fazer. Foi esta a principal mensagem do Council Meeting do WBCSD, que se realizou em Lisboa entre 14 e 17 de outubro. O BCSD Portugal, em conjunto com outras 24 associações empresariais para o desenvolvimento sustentável que integram a Rede Global do WBCSD, desafiam as empresas associadas a comprometerem-se para um objetivo comum que se traduz na Lisbon Declaration, um acordo internacional para proteger, promover e restaurar a biodiversidade.

Desafios para Portugal, para a Europa e para o Mundo

Set 2019

Da Cimeira da Ação Climática da ONU, que teve lugar no dia 23 de setembro, saiu não apenas o sentido de urgência mas também o de desilusão com as medidas anunciadas pelo diferentes governos. A Cimeira da Ação Climática da ONU era um dos momentos da Semana do Clima de Nova Iorque, que começou com uma manifestação global pelo clima que juntou mais de quatro milhões de pessoas pelo mundo a pedir ação climática urgente.
Entrevistas a João Pedro Matos Fernandes, Ministro da Economia e da Transição Energética e a João Marques da Costa, Secretário de Estado da Educação

O ritmo da transição

Jun 2019

A sustentabilidade só poderá nascer da dialética ou do encontro entre os dois vetores: contemplação e ação, lentidão e rapidez. Por um lado, depende da nossa predisposição permanente para a curiosidade, a empatia, a compreensão e a experimentação – e sem tempo nunca a teremos. Por outro, a transição para a sustentabilidade também precisa de rapidez. Alterar os modos de produção e os hábitos de consumo de 7 ou 8 mil milhões de pessoas – e no pouco tempo que temos! – também depende de rapidez e de escala na ação.
Entrevista a Rogério Roque Amaro, Economista e Professor Associado do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa no departamento de Economia Política e a João Roquette, CEO do Esporão

Biodiversidade

Mai 2019

Desta vez falamos de biodiversidade. Se estivéssemos numa escola, talvez lhe chamássemos natureza. Numa empresa, seria bioeconomia, recursos naturais, ou bens e serviços dos ecossistemas. Já num poema poderia ser apenas o brilho do mar ou o vermelho da maçã. Seja qual for a palavra – biodiversidade ou não –, a verdade é que estamos cada vez mais longe da natureza e em perigo de a perdermos, pelo menos no seu esplendor. O desafio que se coloca é como alcançar e manter a longo prazo um verdadeiro modelo de desenvolvimento sustentável, à escala global, num mundo com quase 9 mil milhões de pessoas onde o poder de compra e os padrões de consumo têm vindo a aumentar.
Entrevista a Cris Close, diretora Global para as Práticas de Mercado do World Wildlife Fund (WWF)

Consumo como ato de cidadania

Abr 2019

Há cerca de cem anos apareceu um fenómeno novo na história da Humanidade: empresas grandes e em grande número, a produzir bens de grande consumo. Sem elas, a economia de mercado, na base do sistema capitalista, dificilmente teria ganhado a importância que teve desde o início do século XX, e as próprias democracias liberais teriam tido dificuldade em se afirmar de forma tão ampla. Hoje, ou as marcas se tornam sustentáveis, e a sua identidade, narrativa ou proposta de valor contêm essa promessa, ou irão perder competitividade muito rapidamente.
Entrevistas a Nathalie Ballan, Fundadora da Sair da Casca e a Diogo da Silveira, CEO da The Navigator Company

Rumo ao desenvolvimento sustentável

Mar 2019

Para se conseguir a mudança sistémica necessária e assegurar soluções para as três prioridades propostas – alterações climáticas, desigualdades e biodiversidade –, há três condições necessárias: visão e coragem por parte dos responsáveis políticos, inovação e compromisso por parte do setor privado, e motivação para a mudança por parte de todos nós. Por onde começar? Não haverá transição para sociedades sustentáveis sem que os pilares da democracia assumam essa responsabilidade.
Entrevista a António Mexia, CEO da EDP

Tecnologia

Fev 2019

Para termos um modelo de desenvolvimento sustentável, temos de assegurar que as soluções (tecnológicas e não tecnológicas) ganham a corrida aos problemas. A boa notícia é que seremos cada vez mais a poder contribuir para as soluções. Se hoje temos 4 mil milhões de pessoas ligadas umas às outras, através da internet, a produzir e a aceder a conhecimento, e a trocar bens e serviços entre si, até 2030 este número deverá duplicar para 8 mil milhões de pessoas. Ou seja, a Humanidade inteira.
Entrevistas a Monica Ferro, Diretora do Escritório de Genebra do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e a Thomas Berry, Diretor Global para a Sustentabilidade da Farfetch

Produção Sustentável

Jan 2019

Há uma pergunta que fazemos diariamente no BCSD Portugal: se ainda houver lugar para a utopia no nosso tempo, que papel cabe ao consumo e à produção de bens e serviços? De uma coisa estamos certos: o futuro não nos acontece, ele é criado por todos nós, na miríade imensa de decisões que tomamos diariamente. É como se cada decisão de cada pessoa, grande ou pequena, fosse uma linha, e no cruzamento de todas essas linhas se tecesse um tapete que é o nosso futuro.
Entrevista a Sandra Conceição, Diretora de Operações da Nespresso

Novos Rumos para o BCSD Portugal em 2019

Dez 2018

O BCSD Portugal faz 18 anos em 2019, com uma nova equipa e novos projetos na calha. Será um ano em que nos vamos aproximar mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e do conceito de Sociedade 5.0, que será o tema da nossa conferência anual.