Quer imaginar a economia em 2030? Meet 2030!
19 Out 2016

Meet 2030: Energia, clima e crescimento económico – oportunidades de negócio em Portugal” é o mais recente projeto do BCSD que, assente num contexto de implementação do Acordo de Paris, pretende identificar como o setor empresarial Português se pode vir a posicionar em 2030, utilizando por base metodológica o papel central da energia no crescimento económico, na competitividade dos setores e no desenvolvimento de novos modelos de negócio.

O BCSD vai desafiar os associados a imaginar o futuro – o projeto vai transportar as empresas para o desconhecido, vai levá-las a desbravar caminhos disruptivos e propor oportunidades de crescimento para as empresas portuguesas no horizonte de 2030. Meet 2030 tem como objetivos:

Criar cenários para Portugal em 2030, no contexto de uma quarta revolução industrial tendo em conta os compromissos nacional, europeu e global para alcançar a neutralidade carbónica, os desafios dos vários setores económicos e a investigação que tem sido liderada pelos associados do BCSD;

– Identificar potenciais novos setores de atividade económica, inovação em produtos e processos e as vantagens competitivas necessárias para que as empresas possam manter um crescimento sustentável a longo prazo;

  • – Identificar as soluções com maior valor acrescentado e contribuir para uma policy action, que permita definir prioridades estratégicas a nível nacional e internacional.

 

O Meet 2030 é desenvolvido pelo BCSD em parceria com o Instituto Superior Técnico e com as empresas associadas do BCSD, e conta com a participação de vários outros stakeholders, entre os quais entidades públicas e outras organizações nacionais e internacionais. O nome Meet 2030 está em inglês para responder ao objetivo de projeção internacional. Meet 2030 foi apresentado publicamente na Conferência Anual BCSD 2016.

 

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.