BCSD concorre com duas candidaturas ao PPEC
18 Abr 2016

Para dar seguimento ao trabalho realizado na área da eficiência energética, o BCSD apresentou dois projetos ao concurso Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, PPEC 2017-2018. O primeiro projeto chama-se Energy Efficiency Financial Tool (EEFiT), tem como público-alvo a banca e os seguros e pretende envolver estas entidades na análise de investimento em eficiência energética e, assim, reduzir as barreiras de financiamento neste mercado. Energy Efficiency Financial Tool (EEFiT) é uma ferramenta baseada numa metodologia de apoio à avaliação e ao rating de projetos de eficiência energética que necessitem de investimento e cujo financiamento seja solicitado à banca e cujo seguro seja solicitado ao setor segurador. Adicionalmente, se o projeto for aprovado, a metodologia será testada em cinco projetos-piloto do setor industrial, de modo a validar o modelo de análise e a realizar as melhorias necessárias, de forma a obter uma metodologia final testada no terreno.

O segundo projeto – Energy management for energy efficiency (EM4EE) – é um conjunto de formações presenciais e online em gestão de energia e eficiência energética, no sentido de promover a melhoria da eficiência no consumo de energia elétrica em edifícios, infraestruturas, equipamentos e serviços das empresas associadas do BCSD. EM4EE visa a formação e capacitação dos gestores responsáveis pelos edifícios e infraestruturas, bem como colaboradores em geral, procurando mitigar o desperdício e a ineficiência dos usos de energia, ao mesmo tempo que promove a alteração de hábitos e comportamentos nas empresas associadas do BCSD.

As candidaturas dos dois projetos estão a ser analisadas pela ERSE e DGEG e só no final de setembro é que serão conhecidos os resultados do concurso. A vencerem, estes dois projetos do BCSD terão início de implementação em janeiro de 2017.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.