BCSD integra Coligação para o Crescimento Verde
5 Fev 2014

O BCSD Portugal integra a Coligação para o Crescimento Verde, entidade que reúne organismos públicos, centros de I&D, instituições financeiras, empresas e movimento associativo, no sentido de discutir estratégias para potenciar o cluster do ambiente. A primeira reunião, dedicada ao tema clima e energia, foi presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e por Jorge Moreira da Silva, ministro do ambiente, ordenamento do território e energia.

A Coligação para o Crescimento Verde propõe refletir sobre os desafios do crescimento verde e aconselhar o Governo no desenho e concretização de projetos, estratégias, medidas e planos de ação. As áreas prioritárias de debate são: clima e energia, água e resíduos, biodiversidade e cidades sustentáveis. O trabalho do grupo vai assentar em cinco linhas de orientação:

1. aconselhar o Governo num conjunto de debates estratégicos;
2. criar condições para que o sistema científico esteja alinhado com as necessidades de investigação das empresas e vice-versa; para que o sistema financeiro valorize a ciência; para que haja mais cooperação entre organismos públicos e setor privado; e para que o associativismo e cidadania seja ouvido por todos estes interlocutores;
3. aconselhar o Governo no que diz respeito à internacionalização do “cluster” verde;
4. acesso a fontes de financiamento: cerca de 3.400 milhões de euros serão alocados e traduzem uma grande oportunidade de competitividade verde, assim como outras fontes de financiamento como o BEI, Horizonte 2020 e demais fundos internacionais.
5. afirmar uma voz portuguesa no tema do crescimento nos grandes debates europeus e nos grandes debates internacionais sobre biodiversidade, energia, ambiente, água e cidades.

As reuniões da Coligação para o Crescimento Verde têm periodicidade trimestral e são presididas pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Europa líder do mundo sustentável

Europa líder do mundo sustentável

A União Europeia (UE) tem liderado os esforços políticos e económicos de combate às alterações climáticas, e tem estado na vanguarda da resposta mundial às exigências do Acordo de Paris. Prova disso...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.