BCSD lança folheto dedicado à economia circular
27 Jun 2016

O BCSD acaba de lançar um folheto que tem como objetivo contribuir para a promoção da economia circular. Para que as empresas percebam a aplicação deste conceito no dia-a-dia, o folheto apresenta seis projetos nacionais de economia circular contados de forma simples e pragmática, nomeadamente da Caixa Geral de Depósitos, Amorim, Jerónimo Martins, Lipor, The Navigator Company e Continente.

Dirigido a empresas de grande e pequena dimensão, o folheto recorre a um design dinâmico, de forma a facilitar a leitura e compreensão sobre um conceito que ainda é complexo e distante para muitas empresas. Além dos projetos nacionais, os conteúdos abordam as diferenças entre a economia linear e a circular, explicam o porquê deste conceito estar a ganhar força um pouco por todo o mundo, os benefícios deste modelo, o impacto económico expectável na União Europeia, assim como os programas de financiamento disponíveis para as empresas avançarem neste domínio.

Economia circular é um conceito que ganhou força no último ano, após o lançamento do pacote legislativo para esta área, por parte da Comissão Europeia. De forma simples, a economia circular é uma nova abordagem à produção e ao consumo que permite desenvolver inovação, novos produtos, serviços e novos modelos de negócio, tendo por base o equilíbrio entre as empresas, os consumidores e o Planeta. A economia circular é também uma forma de as empresas contribuírem para as metas dos objetivos de desenvolvimento, concretamente para o 8 – Trabalho digno e crescimento económico, 9 – Indústria, inovação e infraestruturas, 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e 12 – Produção e consumo sustentáveis.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Europa líder do mundo sustentável

Europa líder do mundo sustentável

A União Europeia (UE) tem liderado os esforços políticos e económicos de combate às alterações climáticas, e tem estado na vanguarda da resposta mundial às exigências do Acordo de Paris. Prova disso...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.