Comunicação 5 Comunicados de Imprensa

BCSD Portugal e Câmara Municipal de Braga lançam Pacto para a Mobilidade Empresarial
2 Mar 2022
  • O Pacto pretende contribuir para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga
  • A participação neste pacto é aberta às empresas com morada ou operações no concelho de Braga, sendo a adesão voluntária e gratuita

 

O BCSD Portugal e a Câmara Municipal de Braga preparam-se para lançar o Pacto para a Mobilidade Empresarial para a Cidade de Braga (PMEB), num evento online de apresentação da iniciativa que tem lugar no dia 3 de março, das 11h30 às 13h00, através da plataforma Zoom.

O PMEB é uma iniciativa que visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga, através de 28 ações concretas, com as quais as empresas se comprometem. Os objetivos do PMEB agrupam-se em quatro grandes áreas, nomeadamente o ambiente (reduzindo as emissões de CO2), a inclusão (garantindo que todos têm acesso às mesmas soluções de mobilidade), o bem-estar (assegurando o conforto de todas as deslocações) e a saúde (promovendo melhor qualidade do ar e hábitos mais saudáveis)

A participação neste pacto permite às empresas signatárias reduzir a sua pegada de carbono, aceder e partilhar conhecimento sobre mobilidade sustentável, e melhorar as relações com outras empresas, organizações e instituições locais. Para tal, as empresas terão de ter morada ou operações no concelho de Braga e comprometer-se com, pelo menos, duas ações, das 28 apresentadas pelo PMEB.

Nesta sessão, além da apresentação do projeto, serão divulgadas as ações de mobilidade sustentável com as quais as empresas se podem comprometer e esclarecidas quaisquer dúvidas que possam existir. No final do evento, serão disponibilizadas informações sobre o processo de adesão, que é voluntário e gratuito.

João Meneses, secretário-geral do BCSD Portugal, reforça a pertinência desta iniciativa, lembrando que “Entramos na década derradeira para a ação. O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é um exemplo de liderança e de aceleração para uma mobilidade urbana multimodal, maioritariamente partilhada ou coletiva, inclusiva, adaptável e, sobretudo, sustentável junto do setor empresarial de Braga.”

Hélder Costa, secretário executivo para o desenvolvimento sustentável da Câmara de Braga, acrescenta “O primeiro Relatório de Sustentabilidade da cidade de Braga demonstrou que 65% de emissões de gases com efeito estufa tem origem na mobilidade urbana. Apesar do avanço tecnológico para energias mais limpas, a transformação para uma cidade neutra em carbono só se fará com a colaboração de todos, onde o tecido empresarial terá um papel relevante. O Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Braga é uma oportunidade para todas as organizações que queiram ser mais sustentáveis e apoiar a descarbonização da cidade.”

A mobilidade é um tema-chave em todos os compromissos europeus e mundiais – Acordo de Paris sobre o clima, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas ou o Pacto Ecológico Europeu. Nos espaços urbanos, onde irá viver mais de 2/3 da população até 2050, prevê-se que a mobilidade desempenhe um papel central na diminuição das emissões de GEE e na mitigação das alterações climáticas, no uso eficiente dos recursos e transição para uma economia circular, na redução das desigualdades sociais e maior inclusão, saúde e bem-estar da população, na adoção de hábitos de vida saudáveis e sustentáveis, na construção de centros urbanos mais resilientes e tecnológicos e na diminuição do congestionamento das cidades.

As inscrições no evento podem ser feitas aqui.

Mais informações aqui.

Partilhe este artigo

[addtoany]

+ Comunicados de Imprensa

Leia os press releases online. Por um desenvolvimento sustentável.