BCSD Portugal e GRACE – Empresas Responsáveis juntos em prol da prossecução dos ODS
2 Mar 2022

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030, aprovada em 2015 pelas Nações Unidas e, através do estabelecimento de uma linguagem comum para todos os stakeholders, fixam ambiciosas metas de sustentabilidade, com foco em áreas críticas para a humanidade, alicerçadas nos 5P – Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Não obstante o trabalho que vem sido desenvolvido nos últimos seis anos, incluindo a nível empresarial e da sociedade civil, a verdade é que, faltando apenas oito anos para chegarmos a 2030, ainda é muito o que há por fazer.

E, sem um crescente envolvimento, empenho e ação das empresas, não será possível atingir os objetivos de sustentabilidade que se encontram consensualmente estabelecidos a nível global. Sabemos que são já muitas as empresas que se encontram avançadas na sua jornada de sustentabilidade. Mas sabemos serem também muitas as que gostariam de contribuir de forma mais ativa para o cumprimento dos ODS, não tendo porém noções claras sobre como nem por onde começar.

Cientes da força das parcerias, o BCSD Portugal e GRACE – Empresas Responsáveis uniram-se em 2019 na criação de um programa de formação dirigido a empresas, com o objetivo de disseminar conhecimento e contribuir para a um maior domínio deste relevante tema por parte do tecido empresarial português.

Assim, nos próximos dias 10 e a 11 de março, o BCSD Portugal e GRACE promovem mais uma edição da Masterclass ODS.

Dirigida a profissionais de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa, Recursos Humanos, Comunicação, Inovação e de outros departamentos com interesse no tema, esta Masterclass, em formato online e com uma abordagem prática e dinâmica, pretende capacitar os participantes para este percurso rumo à prossecução dos 17 ODS da Agenda 2030, potenciando a transformação interna das empresas rumo ao crescimento sustentável.

Através das principais ferramentas disponíveis e tendências atuais de reporting, os formandos conhecerão os impactos e benefícios da integração dos ODS na estratégia empresarial.

No final, pretende-se, que os participantes fiquem familiarizados com a Agenda 2030 das Nações Unidas e respetiva relevância, e dotados dos instrumentos relevantes para o alinhamento do negócio da empresa com a prossecução dos ODS, com base em estudos de caso e partilha de boas práticas nesta matéria.

Com condições especiais para associados BCSD Portugal e GRACE, acreditamos que este programa formativo é uma mais-valia para todos aqueles que pretendam dar passos firmes no caminho do desenvolvimento sustentável.

Participem!

Programa e inscrições aqui.

 

Margarida Couto, Presidente do GRACE

João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Vaga Event Manager (Freelancer)

Vaga Event Manager (Freelancer)

Data de início prevista:  1 de junho. Prazo para candidaturas: O recrutamento para esta posição é ongoing. Analisaremos as candidaturas à medida que as recebamos. Encorajamos os candidatos a...

read more

WBCSD Liaison Delegate Meeting 2022

Enquadramento À medida que as pressões ambientais e as tensões sociais se espalharam por todo o mundo, as expectativas dos mercados capitais e da contabilidade das empresas para apresentar soluções...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.