Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e de colocar um preço no carbono (carbon pricing).
Atualmente, só um quarto das emissões de gases com efeito de estufa são cobertas por taxa de carbono e apenas uma fração está dentro da gama recomendada pelo Acordo de Paris. Os subsídios de combustíveis fósseis diretos são 10 vezes mais altos e os custos indiretos da combustão fóssil e os impactos ampliados pelas alterações climáticas são 100 vezes maiores do que as receitas resultantes da taxa de carbono.
Mais do que nunca, é preciso dar um salto qualitativo. Estamos apenas a um ciclo de investimento de 2050 e esta é provavelmente a última oportunidade que temos para adotar as políticas corretas. Apelamos aos países para que tomem a iniciativa durante 2021. Será um apoio fundamental para a COP26 Glasgow e algo verdadeiramente decisivo.
Os signatários apelam aos países para que:
- Apoiem as suas metas de neutralidade carbónica com instrumentos de carbon pricing efetivos, robustos, fiáveis e personalizados, e alinhados com o Acordo de Paris, que facilitarão um investimento economicamente eficiente rumo à neutralidade carbónica;
- Quando aplicável, alinhar os instrumentos de carbon princing entre países de forma a criar um investimento ambiental estável e fiável; e
- Finalizar as regras para o mecanismo de mercado internacional sob o Artigo 6 do Acordo de Paris para apoiar os esforços de mitigação do custo efetivo, criar condições equitativas e minimizar as perdas carbónicas, enquanto viabilizamos uma maior ambição.
Junte-se ao movimento no site do Call on Carbon e apoie a transição verde.