BCSD Portugal lança 3ª vaga de adesão ao act4nature Portugal, um compromisso das empresas pela biodiversidade
9 Feb 2022
  • Compromisso lançado em 2020 conta já com assinaturas de 27 empresas nacionais
  • Iniciativa pretende mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade e os serviços de ecossistemas

 

O BCSD Portugal abriu a 3ª vaga de adesão para o act4nature Portugal, iniciativa que tem o objetivo de mobilizar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. Lançado em 2020, o act4nature Portugal conta com 27 empresas que assumiram compromissos pela biodiversidade em 2020 e 2021. As entidades e empresas interessadas em aderir em 2022 podem fazê-lo até dia 8 de maio.

O act4nature Portugal decorre do act4nature International, que reúne hoje cerca de 150 signatários, tendo sido lançado em França em 2018 pela associação EpE – Entreprises pour l’Environnement, parceira do BCSD Portugal através da Rede Global do WBCSD e enquadra-se nos compromissos assumidos pelo BCSD Portugal, em 2019, ao integrar a coligação Business for Nature.

Qualquer empresa, independentemente do setor de atividade que integra e a sua dimensão, pode aderir ao act4nature Portugal. Ao aderirem ao act4nature Portugal, as empresas subscrevem os 10 Compromissos Comuns act4nature e definem um conjunto de compromissos individuais SMART (Specific/Específicos, Measurable/Mensuráveis, Additional/Adicionais, Realistic/Realistas e Time-bound/Delimitados no tempo), alinhados com a atividade que desenvolvam e com uma abordagem construtiva/voltada para o futuro.

A natureza (biodiversidade e serviços dos ecossistemas) sustenta a nossa prosperidade e bem-estar, proporcionando a criação de valor económico e segurança, apoiando o desenvolvimento humano e a igualdade, e aumentando a nossa resiliência face às alterações climáticas. De acordo com o World Economic Forum, as ameaças à natureza e a perda de biodiversidade colocam as empresas e a economia em risco e, atualmente, mais de metade do PIB mundial, 44 triliões de dólares em valor económico, está exposto aos riscos da perda de natureza.

Em Portugal, já são 27 as empresas que assumiram compromissos no âmbito do act4nature Portugal. São elas a Accenture Portugal, Altice Portugal, Altri, ANA Aeroportos de Portugal, Ascendi, Companhia das Lezírias, Corticeira Amorim, Grupo Crédito Agrícola, CTT, ECOINSIDE, Ecosativa, EDIA, EDP, Eurest, Herdade dos Grous, Inspira Hotels, Jerónimo Martins, KPMG, LIPOR, NBI – Natural Business Intelligence, REN, The Navigator Company, Saint-Gobain Portugal, Sonae, Sovena, Trivalor e VdA.

Em Portugal, o act4nature conta com a colaboração de um Conselho Consultivo que integra um conjunto diversificado de parceiros científicos, entidades públicas e privadas e ONGA.

O lançamento da iniciativa coexistiu com a apresentação, em 2020, da Estratégia de Biodiversidade da União Europeia (UE) para 2030, e para este ano está prevista também uma agenda para a biodiversidade com um conjunto de decisões importantes, nomeadamente, no contexto da Conferência das Partes (COP15) sobre a Convenção da Diversidade Biológica, que adotará o Quadro Global de Biodiversidade Pós-2020. Várias das metas incluídas na última versão do Quadro Global de Biodiversidade estão especificamente centradas no papel a desempenhar pelas instituições financeiras e pelas empresas, incluindo uma meta para que todas as empresas avaliem e reportem sobre as suas dependências e impactos na biodiversidade.

“Desde o seu lançamento, em 2020, o act4nature Portugal tem vindo a mobilizar as empresas signatárias para o estabelecimento de metas e para a monitorização do seu progresso, através de ações que permitem uma melhor integração do capital natural nos seus modelos de negócio e cadeias de valor. Este ano, que deverá trazer grandes avanços em matéria de biodiversidade e reporte a nível global e europeu, com a adoção do novo Quadro Global de Biodiversidade e a Taxonomia da União Europeia, vemos a adesão ao act4nature como uma excelente oportunidade de alinhamento para as empresas, à luz dos mais recentes desenvolvimentos regulatórios e científicos.” afirma João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal.

Os impactos da sociedade, empresas incluídas, na natureza são bem conhecidos e, frequentemente, visíveis, e a degradação dos serviços de ecossistemas representa um risco sistémico insuperável para as empresas e para a economia global: riscos operacionais, de continuidade da cadeia de valor, que advêm da imprevisibilidade e da falta de resiliência dos ecossistemas em desequilíbrio, regulatórios, reputacionais e financeiros.

A par do aquecimento global, que é um dos principais motores desta grave perda, a preservação da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas é um dos mais importantes desafios que o mundo atualmente enfrenta. A biodiversidade e os serviços de ecossistemas sustentam a sua prosperidade e bem-estar das espécies que nele habitam. O restauro do frágil equilíbrio do mundo natural e da vida na Terra é, assim, não apenas uma questão ambiental, mas também um imperativo económico, social e moral.

­­­­­­­­­­

Sobre o BCSD Portugal 
O Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que agrega e representa mais de 130 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade. É sua missão apoiá-las na jornada para a sustentabilidade, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis, capazes de responder aos desafios das suas cadeias de valor e, desse modo, contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, em Portugal e no mundo.
O BCSD Portugal desenvolve a sua atividade em diversos domínios, nomeadamente da neutralidade carbónica, da biodiversidade, da cadeia de valor, da economia circular, das finanças sustentáveis e das cidades sustentáveis. Integra a rede mundial do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional empresarial a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável, com mais de 200 empresas associadas em diferentes países e 68 organizações independentes nos cinco continentes, que em conjunto representam cerca de 10% do PIB mundial.
Ajuda as empresas associadas na jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente.
Em Novembro de 2017, publicou a Carta de Princípios do BCSD Portugal, que estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma gestão comprometida com a sustentabilidade, incentivando os subscritores a ir além do cumprimento legal, adotando normas e práticas reconhecidas e alinhadas com padrões de gestão éticos, sociais, ambientais e de qualidade, em qualquer contexto da economia global.
Saiba mais sobre o BCSD Portugal em Site LinkedIn
 
Sobre o act4nature Portugal
O Advisory Board do act4nature Portugal é composto por representantes das seguintes entidades: ANA Aeroportos, EDP, Jerónimo Martins, LIPOR, REN, The Navigator Company, MAAC – Ministério do Ambiente e da Ação Climática, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, a Associação Natureza-Portugal (WWF Portugal), CENSE – Center for Environmental and Sustainability Research da FCT – Faculdade de Ciências e Tecnologia, da UNL – Universidade Nova de Lisboa, Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes (cE3c) da FCUL – Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, CIBIO – Research Centre in Biodiversity and Genetic Resources, CIIMAR- Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research da Universidade do Porto, Centro de Estudos Florestais do Instituto Superior de Agronomia, IST – Instituto Superior Técnico e MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento/Universidade de Évora.
Saiba mais sobre o act4nature Portugal aqui.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Vaga Event Manager (Freelancer)

Vaga Event Manager (Freelancer)

Data de início prevista:  1 de junho. Prazo para candidaturas: O recrutamento para esta posição é ongoing. Analisaremos as candidaturas à medida que as recebamos. Encorajamos os candidatos a...

read more

WBCSD Liaison Delegate Meeting 2022

Enquadramento À medida que as pressões ambientais e as tensões sociais se espalharam por todo o mundo, as expectativas dos mercados capitais e da contabilidade das empresas para apresentar soluções...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.