BCSD Portugal lança nova ferramenta de circularidade para empresas
16 Mar 2021

O BCSD Portugal lançou a versão portuguesa dos “Indicadores de Transição Circular V2.0” (Circular Transition Indicators V2.0)desenvolvidos pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e por 30 empresas-membro.

Esta ferramenta distingue-se por ser feita por empresas, para empresas, ajudando-as de forma simples a medir o seu grau de circularidade, definir objetivos de melhoria e monitorizar o seu desempenho circular. Esta metodologia é transversal a todos os setores e cadeias de valor, abrangente e flexível, complementar aos esforços já desenvolvidos pelas empresas no domínio da sustentabilidade e é agnóstica no que respeita aos materiais, setores ou tecnologias

A versão 2.0, lançada este ano, inclui indicadores dedicados à circularidade da água, de desempenho financeiro e ainda orientações para a bioeconomia. A versão portuguesa inclui três casos de estudo de empresas do Grupo de Trabalho de Economia Circular do BCSD Portugal e que participaram num piloto de aplicação da ferramenta online da CTI. São elas: Efacec, Galp e LIPOR.

Atualmente, apenas 8,6% da economia mundial é circular e na Europa apenas 12% dos materiais e dos recursos secundários são reintroduzidos na economia.  Em 2020, a Comissão Europeia adotou um novo Plano de Ação para a Economia Circular, que constitui um dos principais alicerces do Pacto Ecológico Europeu, o novo roteiro da Europa para o crescimento sustentável, e que representa o atual enquadramento político nacional para a economia circular. Este Plano de Ação apela a que sejam feitos esforços para reduzir o impacto ecológico do consumo e duplicar a taxa de utilização de materiais circulares na próxima década.

O lançamento oficial da publicação ocorre na Conversa sobre Sustentabilidade. O painel conta com a presença de Irene Martinetti, Manager Circular Economy no WBCSD; Roy Vercoulen, Founder & CEO do Circular IQ; Nicole Ribeiro, Corporate Sustainability and Safety Department da Galp; Diana Nicolau, Communication, Sustainability and Marketing Department da LIPOR; Jasmin Oliveira, Quality & Sustainability Department da Efacec e com a moderação de Mafalda EvangelistaHead of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal.

Inscreva-se na Conversa aqui.

Consulte os Indicadores de Transição Circular V2.0 aqui.

Notícias relacionadas aqui.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Entrevista BCSD Portugal a Júlia Seixas

Entrevista BCSD Portugal a Júlia Seixas

Entrevista do BCSD Portugal a Júlia Seixas,  Professora da FCT- NOVA, especialista em Ambiente, Energia e Alterações Climática, coordenadora do grupo “Energia e Clima”, dedicado à transição de sistemas energéticos para a neutralidade carbónica e resiliência climática, no âmbito do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE).

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.