BCSD Portugal lança publicação que sublinha necessidade de “Reinventar o Capitalismo”
23 Mar 2021

O BCSD Portugal lançou a versão portuguesa da brochura “Reinventing Capitalism”, desenvolvida pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) em parceria com a EY e a Volans.

É inegável que o capitalismo tem sido um sistema económico decisivo para o progresso, responsável pela melhoria das condições de vida da população mundial e pelo aumento da prosperidade; porém, tem sido igualmente responsável por causar impactos negativos sobre a sociedade e o meio ambiente, tornando-se insustentável dentro dos moldes atuais.

Neste sentido, a publicação “Reinventar o Capitalismo” expõe os motivos pelos quais o capitalismo pode e deve mudar, mostrando porque é que estamos num momento ideal para a sua reinvenção. Propõe também algumas das mais importantes mudanças que as empresas podem adotar, bem como as medidas que outros stakeholders, nomeadamente, governos e reguladores, devem tomar.

A publicação original nasceu no final de 2020, numa altura em que o debate sobre o futuro do capitalismo tal como o conhecemos estava já no centro das preocupações mundiais. O WBCSD defende que o capitalismo de que necessitamos deve valorizar a criação de valor e não a extração do mesmo. Tal significa que todos os custos e benefícios sociais e ambientais devem ser internalizados e refletidos no preço dos bens, bem como no P&L, custos de capital e valorizações de mercado.

O lançamento oficial da publicação aconteceu numa das edições das Conversas sobre Sustentabilidade, no dia 22 de março, que se centrou em debater a urgência de reinventar o sistema económico vigente e construir uma versão do capitalismo mais sustentável.

O painel de debate contou com Clara Raposo, Dean do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa – ISEG; Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics; Filippo Veglio, Managing Director & Senior Management Team do WBCSD e Rui Tavares, Historiador e ex-deputado do Parlamento Europeu e com a moderação de Mafalda Evangelista, Head of Sustainability Knowledge do BCSD Portugal.

Acerca da publicação da reinvenção do capitalismo, o Secretário-Geral do BCSD Portugal, João Wengorovius Meneses, afirma que “As empresas do futuro são as que tiverem um propósito (bem) maior do que o lucro, as que não ambicionem ser as melhores do mundo, mas sim as melhores para o mundo”.

Acrescenta ainda que “Não será fácil a transição para um modelo de desenvolvimento sustentável ou regenerativo, ao ritmo e com a escala necessários. Os desafios são múltiplos. Serão sempre. Mas, em bom rigor, só temos de garantir que as soluções ganham a corrida aos problemas – e, para tal, dispomos dos três maiores superpoderes da Humanidade: inteligência, criatividade e empatia.”.

 

Consulte o documento Reinventar o Capitalismo PT aqui.

Consulte o documento Reinventing Capitalism EN aqui.

Assista ao vídeo da Conversa sobre Sustentabilidade Online – 22 março | Que capitalismo para o Século XXI?

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.