Comunicação 5 Comunicados de Imprensa

BCSD Portugal promove 2ª temporada de Conversas sobre Sustentabilidade
9 Fev 2021
  • 1ª edição em 2020 reuniu mais de 1300 participantes e 20 oradores de referência da academia, representantes de organizações governamentais e de empresas líderes;
  • Programa para este ano prevê 8 conversas para inspirar e desafiar a sustentabilidade empresarial

 

Depois de uma 1ª temporada que envolveu e impactou mais de 1300 pessoas, o BCSD Portugal volta a lançar as Conversas sobre Sustentabilidade. Nascido no contexto de isolamento pela COVID-19 para inspirar e desafiar a sustentabilidade empresarial, este programa 100% online de entrevistas, debates e desafios lançados às empresas e sociedade em geral pretende reforçar a missão do BCSD Portugal ao apoiar as empresas na sua jornada pela sustentabilidade.

A edição de estreia das Conversas sobre Sustentabilidade Online foi vista por mais de 1300 pessoas, num conjunto de 7 conversas que envolveram 20 oradores, abordando temas como o Pacto Ecológico Europeu; O Futuro depois da Pandemia; Coronavírus e o futuro do trabalho; As empresas juntas pela Natureza: Act4nature Portugal, Tech4Good ou o Futuro das Cidades.

Este ano, o modelo das conversas será o mesmo, mas conta com vários outros especialistas e temáticas. A 2ª temporada do programa acontece entre fevereiro e abril sobre os temas: Os 20 anos do BCSD Portugal e as Tendências da Sustentabilidade, Bioeconomia, os desafios da década para a Europa, métricas de circularidade, o capitalismo do século XXI, o futuro da água, a mobilidade sustentável e a jornada para a neutralidade carbónica até 2050.

A primeira conversa deste 2º ciclo realiza-se já no dia 11 de fevereiro, das 16h30 às 18h00, e conta com a presença dos oradores Jorge Moreira da Silva, Diretor-Geral de desenvolvimento e cooperação da OCDE e Maria João Rodrigues, Presidente da Fundação Europeia de estudos progressistas (FEPS) e com a moderação de João Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal.

Esta conversa assinala o lançamento oficial dos 20 anos do BCSD Portugal e terá como tema as Principais Tendências da Sustentabilidade para a Década. Por sustentabilidade, entendemos as três dimensões ESG (environmental, social e corporate governance). Num momento em que os modelos de desenvolvimento e geração de riqueza do século XX estão a ser profundamente questionados (e redesenhados), é fundamental que as empresas participem na transição para um modelo de desenvolvimento sustentável, integrando os ESG nos seus modelos de negócio e cadeias de valor.

O objetivo é gerar conversas com especialistas e gestores de empresas sobre desafios e tendências que possam condicionar ou acelerar a incorporação dos princípios da sustentabilidade nos modelos de negócio das empresas. Para isso, o BCSD Portugal partilha conhecimento relevante sobre o enquadramento nacional e internacional da sustentabilidade e sobre os principais temas da década, como o Pacto Ecológico Europeu.

A 1ª edição do programa aconteceu entre abril e julho de 2020, e contaram com a colaboração de 20 oradores convidados, representantes da academia, organizações governamentais e empresas, como: Clara Raposo, Presidente ISEG ; Filipe Duarte Santos, Professor Catedrático da FCUL e Presidente do CNADS; Humberto Rosa, Diretor na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia; Jorge Moreira da Silva, Diretor-geral de Desenvolvimento e Cooperação da OCDE ; Miguel Gaspar, Vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa; Nuno Lacasta, Presidente da APA ; Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo; Sandra Fazenda de Almeida, Diretora Executiva da APDC; Viriato Soromenho-Marques, Professor Catedrático da FLUL, entre outros.

Inscrições para a Conversa sobre sustentabilidade – 11fev – 20 anos do BCSD Portugal e Tendências da Sustentabilidade aqui.

Consulte a agenda aqui.

(Re)veja as Conversas sobre Sustentabilidade Online 2020 aqui.

 

Sobre o BCSD Portugal 

O Business Council for Sustainable Development (BCSD) Portugal é uma associação sem fins lucrativos, que agrega e representa mais de 100 empresas de referência em Portugal, que se comprometem ativamente com a transição para a sustentabilidade. É sua missão apoiá-las na jornada para a sustentabilidade, através do desenvolvimento de soluções sustentáveis, capazes de responder aos desafios das suas cadeias de valor e, desse modo, contribuir para um modelo de desenvolvimento sustentável, em Portugal e no mundo. 

O BCSD Portugal desenvolve a sua atividade em diversos domínios, nomeadamente da neutralidade carbónica, da biodiversidade, da cadeia de valor, da economia circular, das finanças sustentáveis e das cidades sustentáveis. Integra a rede mundial do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), a maior organização internacional empresarial a trabalhar a área do desenvolvimento sustentável, com mais de 200 empresas associadas em diferentes países e 68 organizações independentes nos cinco continentes, que em conjunto representam cerca de 10% do PIB mundial. 

Ajuda as empresas associadas na jornada para a sustentabilidade, promovendo o impacto positivo para stakeholders, a sociedade e o ambiente. 

Em Novembro de 2017, publicou a Carta de Princípios do BCSD Portugal, que estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma gestão comprometida com a sustentabilidade, incentivando os subscritores a ir além do cumprimento legal, adotando normas e práticas reconhecidas e alinhadas com padrões de gestão éticos, sociais, ambientais e de qualidade, em qualquer contexto da economia global. 

Saiba mais sobre o BCSD Portugal em Site | LinkedIn 

Partilhe este artigo

+ Comunicados de Imprensa

15 empresas nacionais partilham compromissos pela biodiversidade

No dia 4 de dezembro, das 11h às 13h, o BCSD Portugal organiza a II Conferência Online | Empresas pela Biodiversidade, onde será lançada uma publicação com os compromissos individuais a atingir por estas 16 empresas em prol de sociedades saudáveis, economias resilientes e negócios prósperos, respeitando a natureza.

read more

Leia os press releases online. Por um desenvolvimento sustentável.