BCSD reúne com DG ENV da Comissão Europeia sobre economia circular
3 Set 2015

A economia circular é um tema que vai certamente continuar a subir nas prioridades da agenda empresarial e da agenda política, tanto em Portugal como na Europa. De forma a acompanhar e marcar posição neste tema, o BCSD Portugal vai estar brevemente em Bruxelas para reunir com Hugo-Maria SCHALLY, Head of Unit de Eco-Innovation & Circular Economy e um conjunto de representantes da Direção Geral de Ambiente da Comissão Europeia, para discutir a revisão legislativa que a Comissão Europeia está a preparar para apresentar no final de 2015 e que terá como foco a promoção da economia circular. Esta reunião surge do trabalho que os membros do BCSD Portugal realizaram em conjunto com o BCSD Holanda – De Groene Zaak Sustainable Business Association e com a MVO Nederland e a Circle Economy.

Em cima da mesa da reunião de Bruxelas vão estar as sugestões apresentadas no “Manifesto More Prosperity, new jobs – Manifesto on Circular Economy Policy in the EU”, documento que reúne propostas de alterações e melhoria das políticas da União Europeia no âmbito da economia circular, preparado pelo BCSD Holanda, MVO Nederland e Circle Economy, com o envolvimento das empresas membro do BCSD Portugal e de outros BCSD europeus. O Manifesto foi tornado público em meados de Maio e, até então, têm vindo a decorrer reuniões com membros dos gabinetes dos Comissários Frans Timmermans, Karmenu Vella, Elżbieta Bieńkowska, Jyrki Katainen, com membros da Direção Geral de Ambiente e Direção Geral do Mercado Interno, da Indústria, do Empreendedorismo e das PME da Comissão Europeia e com membros do gabinete de políticas do Parlamento Europeu. O BCSD Holanda foi também orador convidado pela Comissão Europeia para o evento “Closing the Loop – Circular Economy: boosting business, reducing waste”, que decorreu em Bruxelas a 25 de Junho e que foi presidido por Frans Timmermans, vice-presidente da Comissão Europeia com o pelouro do desenvolvimento sustentável.

Até Agosto passado, a Comissão Europeia teve ainda o tema da economia circular em consulta pública, através de um questionário online que podia ser preenchido por organizações, entidades públicas e cidadãos. O objetivo deste questionário passou por identificar as principais barreiras que se colocam ao desenvolvimento da economia circular e reunir ideias sobre o tipo de medidas que podem ser tomadas para ultrapassar estas barreiras. Todos estes eventos reuniões e recolha de informação são alguns dos caminhos para que até ao final do ano Frans Timmermans, apresente uma proposta de políticas para a economia circular mais ambiciosa do que a anterior.

 

FOTOGRAFIAS

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.