BCSD alerta para o papel da biodiversidade no Desenvolvimento Económico e Social
3 Set 2013

O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável acaba de lançar uma brochura destinada a alertar os líderes empresariais para a importância da Biodiversidade e dos Ecossistemas. O documento contém um roteiro base para apoiar as empresas na definição da estratégia desta área. O roteiro inclui os passos a dar, os stakeholders a contactar e envolver e as ferramentas a consultar. A brochura enumera também os riscos e oportunidades a vários níveis: operacionais, regulatórios, reputacionais, mercado e financeiros. A publicação foi criada para consciencializar as empresas sobre a importância da gestão de risco do capital natural.

Segundo os dados apurados em 2010, pelo Observatório de Sustentabilidade Empresarial do BCSD Portugal, 71% das empresas desenvolvem ações que apoiam a conservação e o uso racional dos recursos da biodiversidade e 53% identificam e avaliam riscos e oportunidades relativos aos serviços dos ecossistemas. No Índice de Sustentabilidade Empresarial 2010 participaram 51 empresas associadas do BCSD Portugal, que responderam sobre as práticas de sustentabilidade nas atividades nacionais, tendo como base cinco indicadores: energia e clima; biodiversidade e serviços dos ecossistemas; produção e consumo sustentável; liderança estratégica; e capital humano.

“O indicador biodiversidade e serviços dos ecossistemas é o que apresenta resultados médios mais baixos e mais preocupantes. O trabalho que temos pela frente passa por sensibilizar as empresas para o papel que a biodiversidade tem na competitividade económica, no emprego, na qualidade de vida e na segurança. Reduzir o impacto das atividades empresariais no capital natural é crucial para o desenvolvimento económico e social”, afirma Fernanda Pargana, Secretária-Geral do BCSD Portugal.

BotaoPDF

Contactos para imprensa:
Ana Marreiros
Tel.: 21 781 9001 | Enviar Email

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.