Como as empresas estão a inovar para a sustentabilidade – Jo Confino
4 Nov 2014

A revolução necessária na sustentabilidade é um regresso aos valores e aos princípios básicos da humanidade”, afirmou Jo Confino, editor executivo do jornal The Guardian e chairman do Guardian Sustainable Business na Conferência Anual do BCSD Portugal. Confino defendeu que continuamos a querer fazer tudo de forma rápida e que os investimentos se mantêm canalizados para o curto prazo e para a maximização de lucros. Mas na opinião do jornalista, os fundos devem passar a ser direcionados para a economia de baixo carbono, com um mercado de carbono que funcione e que seja respeitado.

Quando Jo Confino se dedicou a perceber e a escrever sobre sustentabilidade, estávamos na era dos cheques de apoio à filantropia. Hoje em dia, na opinião de Confino, “é preciso pensar de maneira diferente, para atuar e gerir de forma diferente”. “O voluntariado contribui para que as empresas se sintam bem, mas o impacto corporativo na sociedade é reduzido, representando cerca de 1% da caminhada que precisamos de fazer. Apagar a luz do escritório é fantástico, mas também é 1% da caminhada”, defendeu o jornalista.

No caminho para a sustentabilidade, cada porta abre uma porta ainda maior e mais desafiante. Do voluntariado passamos à eficiência na utilização dos recursos pelo utilizador final, daí para a eficiência nos processos e depois para a eficiência na gestão da cadeia de valor. É uma mudança de mentalidade necessária”, concluiu Confino.

Da intervenção efusiva de Jo Confino, ficaram alguns desafios para as empresas: “sustentabilidade é conceber novos produtos, desenvolver de forma diferente, perceber de onde vêm as matérias-primas. É trabalhar a cadeia de valor. É envolver várias pessoas da organização, especialmente as que normalmente não são envolvidas. É dar voz aos mais jovens porque eles pensam de maneira diferente.” Sem dúvida que ficou bem claro que a sustentabilidade torna as empresas mais resilientes e os negócios mais robustos.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.