Como aumentar o contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável?
18 Mar 2015

Estará a minha empresa no caminho certo da sustentabilidade? Quais as áreas prioritárias que devo acrescentar à minha estratégia de sustentabilidade? O que deve a minha empresa fazer de seguida? Medir a sustentabilidade é um desafio crescente para a gestão das empresas.

O próximo evento do BCSD Portugal, “Como aumentar o contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável: o que revela o Observatório de Sustentabilidade Empresarial?”, assenta na divulgação dos resultados preliminares do Índice de Sustentabilidade Empresarial 2014 (ISE), a ferramenta do Observatório de Sustentabilidade Empresarial do BCSD Portugal, que mede o desempenho e identifica as necessidades das empresas membro do BCSD ao nível da sustentabilidade.

O evento tem como objetivo debater o contributo das empresas nas cinco áreas analisadas pelo ISE: liderança estratégica, capital humano, produção e consumo sustentável, energia e clima e biodiversidade e serviços dos ecossistemas.Para comentar as conclusões preliminares do ISE e aperfeiçoar o caminho rumo ao desenvolvimento sustentável, o encontro conta com um painel de debate e com a intervenção do climatologista e reconhecido especialista global Filipe Duarte Santos, que vai fazer o enquadramento do tema das alterações climáticas e dos seus impactos para os modelos de negócio das empresas. Este assunto é particularmente crítico para as empresas, quando se adivinham mudanças de regras, no ano em que os principais líderes mundiais vão decidir sobre o “sucessor” do Protoloco de Quioto, na Conferência das Nações Unidas em Dezembro, em Paris. Filipe Duarte Santos foi um dos revisores do relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, foi coordenador dos primeiros estudos multidisciplinares sobre o impacto das alterações climáticas em Portugal e foi recentemente convidado pelo Governo para rever a estratégia de gestão das zonas costeiras.

Como aumentar o contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável: o que revela o Observatório de Sustentabilidade Empresarial?” é um evento aberto ao público, que decorre no dia 25 de Março, entre as 9h30 e as 13h00, na PT Portugal (Edifício Picoas, na Av. Fontes Pereira de Melo, Lisboa). As inscrições no evento são realizadas via email.

PROGRAMA

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.