Conhecimento 5 Consultas Públicas

Consulta Pública “Roadmap for the Sustainable Products Initiative (SPI)”
10 Dec 2020

O BCSD Portugal respondeu à Consulta Pública sobre o Roadmap for the Sustainable Products Initiative (SPI).
Esta iniciativa política, liderada por três serviços da Comissão Europeia (Ambiente, Crescimento e Energia), pretende propor alterações na legislação europeia, nomeadamente rever a Diretiva da Conceção Ecológica, alcançando os objetivos definidos no Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).

A política de produtos sustentáveis da UE deve contribuir para manter os impactos climáticos e ambientais associados ao uso de recursos e energia, produção e uso de produtos dentro dos limites do planeta. Isso significa reduzir a pegada do ciclo de vida geral dos produtos colocados no mercado, de forma a alcançar uma vida útil mais longa.

Neste sentido, o BCSD Portugal concorda com a SPI como um passo preliminar para rever a Diretiva Ecodesign e propor medidas legislativas adicionais para tornar os produtos no mercado da UE mais sustentáveis. A fim de cumprir os objetivos estabelecidos pelo Green Deal, a política de produtos da UE precisa de se tornar uma base sólida para garantir um alto desempenho ambiental do uso de recursos e energia, produção e uso de produtos.

Contributo do BCSD Portugal para a consulta pública sobre o Roadmap for the Sustainable Products Initiative (SPI).

Partilhe este artigo

+ Consultas Públicas

Leia as consultas públicas online. Por um desenvolvimento sustentável.