Delivering the circular economy – a toolkit for policymakers
23 Jul 2015

Na maioria dos países, os reguladores têm inúmeras incertezas sobre a economia circular, nomeadamente saber “por onde começar” e como entender as barreiras a este conceito. No seguimento do estudo “Growth Within – a circular economy vision for a competitive Europe”, a Ellen MacArthur Foundation lançou o “Delivering the circular economy – a toolkit for policymakers”, relatório que funciona como uma ferramenta para a transição para uma economia circular. O relatório identifica opções de políticas detalhadas, oportunidades e barreiras da economia circular e o caso de estudo da Dinamarca, país onde a ferramenta foi aplicada.

A ferramenta apresenta uma metodologia de três passos: definir o nível de ambição e selecionar os setores nacionais alvo de uma transição para a economia circular, avaliar as oportunidades de cada setor e analisar os impactos económicos. No caso da Dinamarca, foram identificadas 10 oportunidades em cinco setores (alimentação e bebidas, construção e imobiliário, maquinaria e equipamento, embalagens de plástico e hospitais), que podem gerar resultados como: aumento do PIB em 0,8 a 1,4%, criação de 7.300 a 11.300 empregos, redução de 2,5 a 6,9% toneladas de CO2 equivalente e poupanças de 5 a 50% dos recursos de ferro, aço e plástico.

O relatório conclui que há diversas oportunidades de economia circular por explorar que têm tem impacto positivo no PIB, emprego e ambiente, mas que a abordagem política tem de ser feita de setor a setor, envolvendo sempre as empresas.

Stephanie Hubold, responsável pelo conhecimento e programas regionais da Ellen MacArthur Foundation, a referência mundial da economia circular, foi oradora da conferência “Pôr a economia a circular”, organizada pela Sociedade Ponto Verde e o Expresso, em parceria com o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia e o BCSD Portugal.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.