Desafios do sistema financeiro para a economia circular
23 Jan 2017

O financiamento é a principal entrave à transformação dos modelos de negócios lineares para circulares. Para inverter esta realidade, aquando a solicitação de financiamento para um projeto de economia circular, a empresa pode recorrer às estratégias de criação de relevância para o banco, criação de receitas e apelar pelo pioneirismo e pedagogia de o banco perceber como se avaliam este tipo de projetos. Desta forma, o banco acumula massa crítica que vai contribuir para melhorar a avaliação dos pedidos que se seguirão.

Reconhecer a importância do financiamento à economia circular passa por analisar as empresas e os projetos para além dos indicadores financeiros. Um exemplo muito concreto é o financiamento a projetos de economia circular que surgem como soluções para os problemas que a economia linear está a provocar, como é o caso das soluções para combater as alterações climáticas.

Consciente de que as empresas encontram formas de financiamento para além da banca, o sistema financeiro começa a encarar a economia circular como uma oportunidade. O ponto de partida é a formação para os quadros dos bancos e seguradoras, a realização de seminários setoriais com os clientes empresariais e a recompensa pelos projetos sustentáveis.

Estas são algumas das conclusões do workshopECO.FINANCIA: Desafios do sistema financeiro para a economia circular”, realizado no Fórum Picoas numa organização conjunta entre o Ministério do Ambiente e o BCSD Portugal.

Intervenções
Economia circular: o desafio do financiamento, Frido Kraanen
Investir em ativos sustentáveis, Jvan Gaffuri
Financiar projetos de economia circular: experiência na primeira pessoa, João Nunes, Diretor da BLC3
Financiar projetos de economia circular: experiência na primeira pessoa, Ricardo Rato, Responsável de Área
Sustainable Innovation Centre do ISQ

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Europa líder do mundo sustentável

Europa líder do mundo sustentável

A União Europeia (UE) tem liderado os esforços políticos e económicos de combate às alterações climáticas, e tem estado na vanguarda da resposta mundial às exigências do Acordo de Paris. Prova disso...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.