Dow Jones Sustainability Index Ibérico em 2017
20 Jan 2017

A RobecoSAM tem como objetivo lançar o Dow Jones Sustainability Index Ibérico entre os meses de setembro e outubro de 2017. Para tal, vai analisar a fundo o S&P Portugal Broad Market Index (BMI) e o S&P Spain BMI Index. Ambos totalizam 101 empresas, 18 do lado português e 83 do lado espanhol. Estas empresas vão ser convidadas a integrar o universo da análise que será realizado através da divisão de subgrupos, detalhes dos setores e estudo aprofundado das empresas.

Esta intenção foi anunciada por Jvan Gaffuri e Roco d’Urso da RobecoSAM que estiveram em Lisboa, a convite do BCSD, para participarem no seminário “O investimento responsável e a criação do Dow Jones Sustainability Index Ibérico”.

Os temas relacionados com sustainable finance já estiveram na agenda das empresas e do sistema financeiro, desapareceram com a crise financeira e agora estão a voltar em grande força. Há, no entanto, um esforço necessário ao nível da comunidade empresarial que passa por comunicar o mesmo tipo de informação ambiental, social e de governance (em inglês, environmental, social and governance – ESG) para que seja comparável. Os investidores SRI (sustainable responsible investment), ou seja, investidores de projetos sustentáveis procuram perceber a relação entre ética e retorno financeiro, mas a grande maioria das empresas ainda não consegue responder a esta procura de informação.

De uma forma geral, o seminário serviu para concluir que a disponibilização de informação não-financeira é uma forma de as empresas terem maior acesso a capital e melhores relações com investidores. O seminário foi realizado no âmbito do grupo de trabalho sustainable finance do BCSD.

Intervenções:

Desafios e tendências dos mercados financeiros |Os fundos socialmente responsáveis
Sofia Santos, Secretária Geral do BCSD Portugal
Gilda Caetano, EDP
Adérito Oliveira, BPI Gestão de Ativos
António Correia, PwC

A potencial criação do Dow Jones Sustainability Index Ibérico: desafios e oportunidades para as empresas portuguesas
Jvan Gaffuri, Senior Manager Sustainability Services, RobecoSAM,
Rocco d’Urso, Senior Sales Indices, RobecoSAM

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Europa líder do mundo sustentável

Europa líder do mundo sustentável

A União Europeia (UE) tem liderado os esforços políticos e económicos de combate às alterações climáticas, e tem estado na vanguarda da resposta mundial às exigências do Acordo de Paris. Prova disso...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.