Eficiência Energética Sessions – Financiar e medir Eficiência Energética no setor Têxtil | BCSD Portugal | ESI | ADENE | CITEVE
DIA 16 DE JULHO – 16H45 | ZOOM
Hoje não há qualquer dúvida de que o século XXI será digital, mas também que terá de ser sustentável. Assim, consumidores, legisladores e investidores irão fazer cada vez mais pressão para que as empresas tenham modelos de negócio e produtos sustentáveis. Os gestores que perceberem primeiro a importância desta transição serão os líderes do futuro.
A Eficiência Energética dos processos das organizações é agora mais importante que nunca, tendo em conta as políticas públicas assumidas por Portugal e as recomendações formais da Comissão Europeia, como a descarbonização da economia até 2050 e a sua transição para um modelo de economia circular. Torna-se imperativo promover as ferramentas que permitam às empresas modernizar as suas operações e fazer parte da transição energética traçada.
Neste sentido, o BCSD Portugal organiza as Eficiência Energética Sessions – Financiar e Medir a Eficiência Energética, dirigida a vários setores com especial foco no setor hoteleiro e no setor têxtil, no âmbito do Projeto ESI, que se realiza no dia 16 de julho pelas 16h45.
Esta sessão pretende explorar a importância da integração da sustentabilidade nos modelos de negócio e cadeias de valor empresariais e discutir o caso específico da gestão energética nos processos industriais. Nesta sessão, João Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal, fará um enquadramento sobre a importância da sustentabilidade para a competitividade empresarial. Num contexto em acelerada mudança e com stakeholders e regulações cada vez mais exigentes, ao integrarem melhor o planeta e as pessoas nas suas cadeias de valor e ao adotarem boas práticas de gestão, as empresas ganham competitividade e diminuem risco. É cada vez mais evidente que, a par da transformação digital, a sustentabilidade será o maior fator de transformação dos negócios e das sociedades ao longo do século XXI.
Contaremos também com a presença da ADENE – Agência para a Energia, na pessoa de João Paulo Calau, Coordenador da Unidade de Indústria, para fazer um ponto de situação nos vários setores da indústria quanto à eficiência energética das operações, referindo-se ao Sistema de Gestão de Consumos Intensivos de Energia (SGCIE), ao Manual de Auditorias Energéticas na Indústria e aos Cadernos Subsetoriais.
E finalmente, pelo que será uma sessão dirigida ao setor têxtil, teremos também a participação de Eugénia Coelho, Técnica de produção sustentável do Departamento de Tecnologia e Engenharia do CITEVE, Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, que nos apresentará o panorama atual do setor.
Por fim será apresentado o modelo GoSafe with ESI, que prevê acesso facilitado a linhas de crédito dedicadas à descarbonização, e que permite incluir um seguro de desempenho energético aplicado às tecnologias de projetos de eficiência energética.
Programa da sessão:
16h45 | Boas vindas
16h55 | A importância da sustentabilidade no setor Têxtil, João Meneses, BCSD Portugal
17h10 | O SGCIE enquanto ferramenta para a eficiência energética na Indústria Têxtil, Paulo Calau, ADENE
17h30 | O panorama atual da Indústria Têxtil – Vertente Energética, Eugénia Coelho, CITEVE
17h50 | GoSafe with ESI, Financiamento de projetos, Rui Sebastian, BCSD Portugal
18h10 | Tempo para perguntas e respostas
18h20 | Encerramento da sessão
INSCRIÇÃO AQUI.