Filipe Duarte Santos, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi orador convidado no evento “Como aumentar o contributo das empresas para o desenvolvimento sustentável – o que revela o Observatório de Sustentabilidade Empresarial?”, onde evidenciou o trabalho que a Faculdade realizou com a EPAL e com a Associação Portuguesa de Seguradores, no sentido de fortalecer as estratégias de adaptação das empresas às alterações climáticas.
O projeto ADAPTACLIMA – Adaptar o Ciclo Urbano da Água a Cenários de Alterações Climáticas da EPAL tem como objetivo gerar cenários de evolução de disponibilidade de recursos hídricos superficiais nos rios Zêzere e Tejo e recursos hídricos subterrâneos nos aquíferos Tejo-Sado e Ota–Alenquer. Com base em cenários climáticos, o estudo avalia as principais vulnerabilidades dos serviços e sistema de abastecimento da EPAL às alterações climáticas e aponta as alterações da disponibilidade hídrica até ao final do século.
O Centro dirigido por este professor, que é uma referência mundial, foi também responsável pelo projeto da Associação Portuguesa de Seguradores que analisa o risco de cheias de Portugal Continental. O CIRAC – Cartas de Inundação e Risco de Cheias em Cenários de Alterações Climáticas, analisou os locais com elevado número de situações de cheia e inundações registadas, designadamente, Lisboa, Porto, Algés, Vila Nova de Gaia e Coimbra. O projeto visou melhorar a caracterização dos riscos financeiros das companhias de seguros e melhorar a gestão operacional do desastre da inundação por parte da proteção civil. As conclusões do CIRAC permitem avaliar o risco e aferir diferentes tipos de vulnerabilidades, informação que apoia os stakeholders a tomar decisões sobre as estratégias de mitigação e adaptação mais eficazes.