Empresas portuguesas comprometidas com mensagens da Encíclica Papal
25 Set 2015

O BCSD Portugal e um conjunto de 18 empresas membro subscreveram uma declaração conjunta que reforça as mensagens sobre as alterações climáticas contidas na mais recente Encíclica Papal. Nesta declaração o setor privado manifesta que se junta, com o seu conhecimento e empenho, às mensagens sobre alterações climáticas defendidas pelo Papa Francisco.

Esta é uma iniciativa do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) que, mesmo sem considerar questões religiosas, pretende evidenciar que a sustentabilidade é uma linguagem universal. Paul Polman, CEO da Unilever e Chairman do WBCSD e John Bryant, CEO da Kellogg, lideram a declaração que reuniu 93 empresas do WBCSD e da sua rede global.

 

Declaração
O papel das empresas nas alterações climáticas

Como membros do World Business Council for Sustainable Development e em representação de 93 empresas incluídas nesta declaração, reconhecemos que independentemente da religião, percebemos a chamada de atenção em relação às alterações climáticas, manifestada na encíclica do Papa Francisco: “Proteger a nossa Casa Comum”. É uma mensagem universal, que alerta para os desafios das alterações climáticas que já se fazem sentir na sociedade e no ambiente e que realça o papel que cidadãos, sociedade civil e organizações devem ter na procura de soluções.

Ao longo dos anos, a ciência que suporta os conhecimentos sobre as alterações climáticas tornou-se mais clara e mais focada. O aquecimento do Planeta trás consequências severas que ameaçam o crescimento das empresas e uma economia saudável. Acreditamos que atingimos um ponto sem retorno nas alterações climáticas e que temos de mudar para uma economia global que seja menos prejudicial ao ambiente. Na transição para uma nova economia, vai ser importante apostar no progresso económico e na melhoria da qualidade de vida para todas as pessoas, em todas as regiões do mundo.

O setor privado vai ter um papel determinante nesta transição e pode contribuir para que os futuros nove milhões de habitantes do Planeta encontrem um mundo melhor e mais próspero. Os líderes empresariais têm vindo a colaborar com concorrentes e com organizações não-governamentais, no sentido de definir objetivos de redução do uso de recursos naturais, investir em energia limpa, melhorar a saúde pública e diminuir a fome. Um desafio transversal a todos estes esforços passa por encontrar novas e inovadoras formas de usar a tecnologia para atingir estes compromissos sociais e ambientais.

Não há empresas perfeitas. Mas as empresas são constituídas por pessoas que querem deixar aos seus filhos uma vida e um mundo melhores. Como líderes empresariais, estamos comprometidos em usar a nossa inovação, influência económica e espírito empreendedor para procurar caminhos que respondam aos desafios sociais e ambientais criados pelas alterações climáticas.

Empresas:

4Sight Consulting
Abc
Accenture Portugal
Access Bank PLC
ADELCO S.A.
AkzoNobel
Aldemar Resorts
All Waste Services
Altri SGPS GA
Ambiosfera LDA
APCER
Arcadis
Athens International Airport
BCSD Portugal
Bosch Portugal
Brisa Auto Estradas
Cebu Holdings Inc
CH2M
CLP Hong Kong Ltd
Comboios de Portugal EPE
Compania Azucarera Valdez
COSMOTE
CUF
DBP
De Groen Zak
Deloitte Touch Tohmatsu Limited
Den Co. Ltd
DuPont
Ecoportal
Ecuaquimica
EDIA
EDP – Energias de Portugal
Efacec
ELVAL SA Hellenic Aluminum Industry
Energy Development Corp
Epikinonia
Estudio Juridico Manzano & Asociados
ETVA Industrial and Business Parks
Fibria
First Phils Holding Corp
Fuji Zerox NZ
Fujitsu New Zealand
Fyffes
Global Sustain L.P.
Grupo Mutual
HALCOR SA
Instituto Nacional de Seguros de Costa Rica
International Flavors & Fragrances
J&P- AVAX Group
Jerónimo Martins
Kantor Management Consultants
Kellogg Company
Liberty Seguros
LIPOR
Management Force Group
Manila Water Company Inc
Maynilad Water Services Inc
Michelin France
Monsanto
Nestle SA
Novozymes
NRG
OTE S.A.
Ovo Solutions
P&G
Palafox Architecture Group, Palafox Associates
PASAR Corp
PLDT
Poyry Oyj Plc
Pozzolanic Philippines
Quality Net Foundation
Raycap
SARMED SA
Sera Communications
Shell Philippines
SIEMBRA
SM Prime Holdings
Smart Communications Inc
Sociedad Agricola e Industrial San Carlos SA
SONAE
Suez
Swiss Travel Costa Rica
Team Energy Foundation
Thought Partners
Titan Cement Company
Unilever
Veritas
Vieira de Almeida e Associados
Wellington Zoo
WIND Hellas Telecommunications
YPSILOM

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.