ATE – Aliança para a Transição
Energética

Entidades Financiadoras

O projeto

Inovação assinaram o termo de aceitação para uma constelação de projetos que impulsiona o desenvolvimento de um ecossistema verdadeiramente estruturante para a transição energética e para a descarbonização. 

Muito relevante para o futuro da energia em Portugal, a ATE vai criar 420 postos de trabalho qualificados diretos em Portugal e gerar um volume de negócio esperado de 550M€/ano, promovendo a redução de gases de efeito de estufa (até 3,4M toneladas de CO2) e desenvolvendo um leque de produtos dos mais de 80% destinados a exportação. 

A ATE está integrada na agenda do RNC2040 – Roteiro para a Neutralidade Carbónica e é constituída por uma rede de 80 parceiros, que mobiliza um total de 52 empresas e 28 Entidades do Sistema de Investigação & Inovação, com a Efacec na liderança desta parceria. 

O consórcio visa capitalizar as oportunidades de criação de valor no contexto da Descarbonização, Descentralização e Digitalização do sector da Energia, criando, em Portugal, um ecossistema nacional competitivo único à escala internacional. 

A Aliança para a Transição Energética estrutura os múltiplos projetos em seis pilares verticais, orientados à competitividade estratégica e criação de valor. Cobre transversalmente o sector da energia, incluindo as comunidades energéticas e as micro-redes, a geração de base renovável, a eficiência e transição energética nos utilizadores industriais, comerciais e residenciais, a mobilidade sustentável e as infraestruturas de interligação e sector-coupling, nomeadamente as redes de eletricidade e de gás. 

DATA DE INÍCIO | 01-11-2021  

DATA DE CONCLUSÃO | 31-12-2025  

INVESTIMENTO | 274.195.106,32 € 

LÍDER DO CONSÓRCIO | EFACEC ENERGIA – MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS S.A. 

Activities

Para ultrapassar as barreiras que impedem o investimento em grande escala em energia sustentável, o RAISE-PT irá criar uma comunidade colaborativa, envolvendo várias entidades a nível nacional com intervenção neste âmbito na identificação destes desafios e na criação de soluções inovadoras e acionáveis.  

  • Plataforma online: dinamização de uma comunidade online através da partilha de notícias, alterações legislativas e debate sobre a temática da transição energética;
  • Grupos de trabalho: 4 reuniões anuais em 5 grupos de trabalho nas temáticas da Transição Energética na Indústria, Transição Energética no Sector Público; Pobreza Energética na Habitação, Transição Energética no Turismo, e Mercado das Renováveis;
  • Eventos de matchmaking: sessões de matchmaking entre projetos e investidores, nacionais e internacionais, potenciando o investimento em projetos desta natureza;
  • RAISE-UP: programa de aceleração para apoiar PME e startups com projetos inovadores em transição energética;
  • Mesas redondas: sessões online de discussão dos temas prioritários da transição energética;
  • Evento anual: evento anual de apresentação dos resultados do projeto.  

OBJETIVOS

A Agenda visa capitalizar as oportunidades de criação de valor no contexto da Descarbonização, Descentralização e Digitalização do sector da Energia, criando, em Portugal, um ecossistema nacional competitivo único à escala internacional. 

Para além do valor intrínseco gerado, a Aliança propõe-se a criar as bases fundacionais de um ecossistema colaborativo a longo prazo, suportado em plataformas digitais, de inovação e industriais, potenciando externalidades em rede. 

O PAPEL DO BCSD PORTUGAL

O BCSD Portugal contribui para as seguintes atividades

  1. Análise de circularidade dos ativos e produtos, através do estudo e medição de indicadores e métricas de circularidade;  
  2. Plataforma digital de circularidade, através do desenvolvimento do passaporte digital de materiais;  
  3. Exploração dos resultados e disseminação, através da participação em eventos científicos, congressos e feiras de exposição.  

Para saber mais informações do projeto contacte o BCSD Portugal