Carta de Princípios e Jornada 2030

A Carta de Princípios do BCSD Portugal (Carta), publicada em 2017, é o documento que reúne as empresas portuguesas em torno de compromissos comuns de desenvolvimento sustentável para Portugal.

A Carta estabelece os princípios que constituem as linhas orientadoras para uma boa gestão empresarial e pretende criar um referencial voluntário adaptado a empresas de várias dimensões e setores. O seu objetivo é o reforço de práticas de gestão sustentável baseadas em seis princípios: Conformidade Legal & Conduta Ética; Direitos Humanos; Direitos Laborais; Prevenção, Saúde e Segurança; Ambiente; e Gestão.

O BCSD Portugal pretende, com esta iniciativa, incentivar as boas práticas de gestão e os princípios de sustentabilidade junto de todas as empresas e das suas cadeias de valor. A Carta está aberta a todas as empresas que partilham a ambição de um futuro sustentável.

Esta iniciativa decorreu ate ao final de 2024 e encontra-se encerrada.

Journey 2030

A Carta de Princípios é implementada pela Jornada 2030 – a agenda comum das empresas pela sustentabilidade em Portugal que pretende apoiar as empresas a converter a sustentabilidade em ações concretas. Ao subscreverem a Carta, as empresas comprometem-se com a realização da Jornada 2030.

A Jornada 2030, lançada em 2021, é composta por 20 objetivos, 20 metas e 20 indicadores transversais de âmbito ambiental, social e de governo corporativo (ESG, sigla inglesa), demonstrando a contribuição das empresas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Desenvolve-se ao longo de 5 etapas – Conhecer, Construir, Comunicar, Consolidar e Coliderar.

Resources

Ferramenta da Jornada 2030

O BCSD Portugal, em parceria com a C-MORE, desenvolveu uma ferramenta para apoiar a jornada de sustentabilidade das entidades signatárias da Carta de Princípios – a ferramenta da Jornada 2030 –, que permite a cada empresa:

  • Fazer o autodiagnóstico do seu grau de maturidade em sustentabilidade, em linha com as etapas da Jornada 2030.
  • Monitorizar o seu desempenho nos indicadores ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG) da Jornada 2030.
  • Consultar uma matriz de prioridades e um plano de ação mapeado especificamente para a empresa, tendo em conta o seu setor de atividade e materialidade, assim como toolkits de apoio à implementação das ações.
  • Exportar um relatório (PDF) com os dados inseridos pela empresa.
  • Aceder a uma biblioteca de conteúdos variados que apoiam a implementação da sustentabilidade no modelo de negócio e na cadeia de valor das empresas.

 

Esta versão completa da ferramenta da Jornada 2030 é exclusiva para entidades signatárias da Carta de Princípios. Contudo, disponibilizamos uma versão aberta da ferramenta que permite às empresas fazerem um autodiagnóstico do seu grau de maturidade em sustentabilidade através da resposta a um breve questionário, assim como aceder à biblioteca de conteúdos de apoio. Aceda à versão aberta da ferramenta no botão em baixo.

 

 

 

 

 

Maturidade das empresas em sustentabilidade – Retrato agregado 2022

No âmbito da Jornada 2030, foi desenvolvido um questionário online (disponível na plataforma da Jornada 2030) para apuramento da maturidade das empresas em termos de sustentabilidade. Este questionário pretende proporcionar uma visão holística das atuais práticas de gestão da sustentabilidade implementadas pelas empresas, assim como alinhar o grau de maturidade das empresas com as 5 etapas da Jornada 2030.

Entre junho e outubro de 2022, 67 empresas (30 grandes empresas, 31 PMEs e 6 microempresas) signatárias da Carta de Princípios responderam ao questionário. Da análise destas respostas resultou um relatório detalhado e uma infografia que sistematiza os principais resultados obtidos.

Empresas subscritoras da Carta

Mais de 180 empresas já subscrevem a Carta: