Team

Filipa Pantaleão

Secretary General

Ver Bio

Engenheira do Ambiente de formação, a experiência profissional tornou-a numa Gestora com consciência ambiental. Licenciada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa. Possui experiência em gestão de empresas ligadas aos sectores da água, logística, energia e resíduos. Pretende contribuir para um futuro melhor promovendo a igualdade e inclusão nas empresas e também a desmistificação dos novos temas ESG, que certamente vieram para ficar. Co fundadora da Women in ESG Portugal.

Júlia Gouveia

Head of Communication

Ver Bio

Licenciada em Design de Produto e em Ciências da Comunicação, veio do Porto para iniciar o seu percurso profissional na capital. A sua experiência inclui assessoria de imprensa e consultoria de comunicação na Hill + Knowlton e Cunha Vaz & Associados, com clientes do sector ambiental, consumo, cultura ou tecnologia e comunicação interna no Barclaycard. Mais recentemente foi responsável de comunicação da consultora de inovação imatch em projectos de impacto, empreendedorismo, cultura organizacional e eventos. Acredita que a comunicação é tanto mais eficaz quanto mais presente for o seu lado humano.

Tiago Carrilho

Head of Sustainability Training

Ver Bio

Licenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Educação e Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado pelo poder transformador da educação, centra a sua área de trabalho na formação para conservação da natureza e sustentabilidade através de metodologias dinâmicas, inovadoras e centradas na resolução de problemas reais. Juntou-se ao BCSD Portugal porque acredita que a formação para a sustentabilidade tem o poder de tornar este mundo melhor.

João Cruz

Head of Operations

Ver Bio

Licenciado em Biologia Ambiental e Mestre em Ecologia Marinha pela Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa, trabalhou em ciência durante 15 anos. Fez investigação, trabalhou em gestão de laboratórios e de projetos de investigação, coordenou uma infraestrutura de investigação multi-institucional e fez parte da equipa de gestão da Champalimaud Research. Porque acredita que os ODS são puro bom senso e que nada justifica que não se cumpram, juntou-se ao BCSD Portugal para colocar as suas valências ao serviço da sustentabilidade.

Joana Spencer

Stakeholder Engagement Manager

Ver Bio

Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Pós-Graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. Conta também com outras formações da área, nomeadamente, o programa Gestão Sustentável da Porto Business School. Integra o departamento de comunicação no BCSD Portugal. Acredita que a comunicação das iniciativas de uma empresa é tanto mais eficaz quanto a transparência dos seus impactos ambientais, sociais e de governance.

Catarina Soares

Sustainability Knowledge Manager

Ver Bio

Mestre em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. O seu percurso pela sustentabilidade começou na área da bioeconomia, em particular na valorização de biomassa (algas e resíduos agrícolas e florestais), tanto na tese de mestrado como na experiência profissional no Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (BIOREF). Juntou-se à área de Sustainability Knowledge do BCSD Portugal, a qual é responsável pelos Grupos de Trabalho e respetivas iniciativas, com a vontade de contribuir para as diversas temáticas da sustentabilidade.

Afonso Dinis

Sustainability Knowledge Specialist

Ver Bio

Biólogo por paixão e formação, motivado pelo propósito e sentido de missão. Com experiência em educação, o seu fascínio pela mudança levou-o a descobrir a importância do ecossistema empresarial no futuro do nosso planeta. Após um período a desempenhar funções em Responsabilidade Social Corporativa, chega ao BCSD Portugal para integrar o departamento de Sustainability Knowledge e continuar nesta jornada de tornar o mundo num local melhor.

Teresa Morgado

Sustainability Knowledge Trainee

Ver Bio

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. Teve uma curta experiência em Salesforce na empresa Stellaxius, onde ocupou a posição de Business Analyst. Impulsionada pelo desejo de se envolver ativamente na busca de soluções para os desafios atuais que afetam o nosso planeta, juntou-se ao BCSD Portugal como estagiária na área de Sustainability Knowledge.

Rafael Botelho

Sustainability Training Manager

Ver Bio

Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional na área da educação ambiental para a conservação da Natureza. Ciente de que a sustentabilidade tem de ser trabalhada em todas as suas componentes, juntou-se ao BCSD Portugal porque, tal como Jane Goodall, acredita que tudo o que fazemos faz a diferença, só temos de escolher qual a diferença que queremos fazer.

Beatriz Gaspar

Communication Specialist

Ver Bio

Licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra, foi na Cidade dos Amores que se apaixonou pela Comunicação e quis ir muito além do jornalismo. Foi isso que a levou a integrar a Pós-Graduação em Comunicação Interna e Bem-estar nas Organizações e o Mestrado em Comunicação Estratégica na FCSH da Universidade NOVA de Lisboa. Acredita que o facto de acreditar na missão do BCSD Portugal vai contribuir para o seu trabalho, pois afirma que a comunicação vai muito além de palavras e de imagens, também usamos o coração e e a nossa história. É assim que as pessoas verdadeiramente se conectam.

Cláudia Carocha

Head of Projects and Innovation

Ver Bio

Licenciada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e mestre em Gestão pelo ISCTE. Com perfil multidisciplinar, conta com 5 anos de experiência em gestão de projetos internacionais de financiamento europeu na área de inovação em sustentabilidade, alimentação e mobilidade urbana, na consultora de inovação BGI Sustainable Ventures. No BCSD Portugal, integra a nova área de projetos, enquanto Gestora de Projetos e Inovação, com vontade de criar novos projetos inovadores como alavancagem para a sustentabilidade das empresas.

 

Filipa Ferro

Sustainable Energy Project Manager

Ver Bio

Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education, trabalhou em diversos projetos, nacionais e internacionais, focados no desenho de metodologias colaborativas e participativas, envolvimento de stakeholders, sensibilização e educação ambiental. Foi voluntária em projetos e associações com impacte social e ambiental positivo, como a Cruz Vermelha Portuguesa, o PUMAP, a APLM e a Fruta Feia. Acredita que a colaboração e a construção do conhecimento coletivo são basilares no caminho da sustentabilidade.

Inês Faria

Sustainable Fashion Training Specialist

Ver Bio

Licenciada em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior e mestre em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios pela Universidade do Minho, focou, desde cedo, o seu estudo na moda sustentável. Atualmente, frequenta o programa doutoral em Design de Moda da Universidade do Minho com a Universidade da Beira Interior.
Participou em diversas formações sobre desenvolvimento sustentável, como a formação executiva Skills for the Green Transition da Cambridge Judge Business School. Trabalhou na área da sustentabilidade têxtil, mas depressa incluiu no percurso a formação de sustentabilidade. Integra a equipa do BCSD Portugal por acreditar que o conhecimento é a base para a mudança positiva no mundo para a qual quer contribuir.

Patrícia Barnabé

Sustainable Fashion Communication Specialist

Ver Bio

Estudou Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e estagiou na TSF radio-jornal, mas apaixonou-se pela escrita e começou a fazer reportagens sobre sociedade e ambiente no Tal & Qual, a escrever no Jornal de Letras Artes e Ideias, na Máxima, revista V. e Viver com Saúde. Integrou a equipa que fundou a Vogue em Portugal e chefiou a sua redação e cultura durante 15 anos. Em 2017 torna-se repórter de viagens e lifestyle na premiada revista UP da TAP Air Portugal e aventura-se em projetos como o documentário do aniversário da ModaLisboa, para a qual fez talks, e também para a Hermès e a Vitra. Escreveu o The Green Book, Sustainability from Portugal e na revista Green Materials e assina regularmente artigos na Máxima, na Must do Jornal de Negócios, na revista E do Expresso e na revista de lifestyle do Observador, e em títulos arty como a Portuguese Soul, a Papier e a Pórtico.

Eugénia Silva

Administrative Assistant

Ver Bio

Reúne mais de 20 anos de experiência como Administrativa, passando por vários setores como a Banca, Telecomunicações e Farmacêutico. Mais tarde, aliou a sua experiência administrativa aos recursos humanos. Considera que a motivação e o espírito de equipa aliados à eficiência e rentabilidade fazem o sucesso de uma organização. Desde que se juntou ao BCSD Portugal, que veste “a camisa” das suas causas.