Pacto de Mobilidade Empresarial
de Braga
Uma iniciativa conjunta

O que é?
O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga (PMEB) é uma iniciativa promovida pelo BCSD Portugal e pela Câmara Municipal de Braga que visa contribuir para uma mobilidade mais sustentável no concelho de Braga.
A assinatura deste pacto permite às empresas signatárias reduzir a sua pegada de carbono, ter acesso e partilhar conhecimento sobre mobilidade sustentável e melhorar as relações com outras empresas, organizações e instituições locais.
O PMEB apresenta 28 ações concretas e as empresas signatárias devem comprometer-se, no mínimo, com 2 ações.
Desafio
Estamos na década derradeira para o cumprimento do Acordo de Paris sobre o clima, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas e o Pacto Ecológico Europeu.
Em todos estes compromissos europeus e mundiais, a mobilidade é um tema-chave. No concelho de Braga, 65% das emissões são oriundas da mobilidade.
Para a construção de um centro urbano mais sustentável, eficiente e resiliente, é preponderante estabelecer um ecossistema capaz de catalisar soluções de descarbonização da mobilidade e que a tornem mais inclusiva e tecnológica.
Nenhuma autarquia, instituição ou empresa pode enfrentar este desafio individualmente. A colaboração é vital para que esta transição aconteça.
Goals
- Ambiente: contribuir para a redução das emissões de CO2eq ao longo de toda a cadeia de valor da empresa; no concelho de Braga, em 2019, 65% das emissões de gases poluentes foram oriundas do sistema de transporte público e privado;
- Inclusão: assegurar a disponibilização de soluções de mobilidade acessíveis para todos os colaboradores das empresas aderentes;
- Bem-estar: promover parcerias e projetos que permitam aos colaboradores terem tempos de viagem casa-trabalho mais curtos, com maior conforto e menos despesa;
- Saúde: contribuir para o aumento da qualidade do ar e para a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Entidades Aderentes
Empresas e Instituições comprometidas
Medidas e ações
Testemunhos

João Wengorovius Meneses
Secretário Geral do BCSD Portugal
“Entramos na década derradeira para a ação. O Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga é um exemplo de liderança e de aceleração para uma mobilidade urbana multimodal, maioritariamente partilhada ou coletiva, inclusiva, adaptável e, sobretudo, sustentável junto do setor empresarial de Braga.”

Hélder Costa
Secretário Executivo para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Braga
“O primeiro Relatório de Sustentabilidade da cidade de Braga demonstrou que 65% de emissões de gases com efeito estufa tem origem na mobilidade urbana. Apesar do avanço tecnológico para energias mais limpas, a transformação para uma cidade neutra em carbono só se fará com a colaboração de todos, onde o tecido empresarial terá um papel relevante. O Pacto de Mobilidade Empresarial para a cidade de Braga é uma oportunidade para todas as organizações que queiram ser mais sustentáveis e apoiar a descarbonização da cidade.”
Como Aderir?
1º passo – A empresa manifesta interesse de adesão ao pacto ou pede mais informações junto do BCSD Portugal, através do email [email protected].
2º passo – A empresa informa que 2 compromissos/ações do Pacto (no mínimo) pretende adotar, tendo como prazo de implementação desses compromissos/ações até final de 2023.
3º passo – O BCSD Portugal valida os compromissos/ ações*, confirma a adesão ao pacto à empresa proponente e informa a CMB e o Steering Committee.
4º passo – A empresa preenche o formulário de monitorização com os seus dados iniciais, assina o pacto e envia-o para o BCSD Portugal.
*Garante a conformidade com os compromissos/ações previstos e certifica que a empresa tem presença/operações no concelho de Braga
Antes de propor as ações de adesão ao pacto, a empresa deve fazer uma análise da dimensão mobilidade da sua cadeia de valor junto dos seus stakeholders (da logística de transporte até às deslocações de quotidiano dos colaboradores, clientes e fornecedores) com vista a identificar oportunidades de:
- Descarbonização e desmaterialização da frota interna e das operações da empresa (Pilar I)
- Promoção de um mix de mobilidade diverso e fomento da mobilidade partilhada (Pilar II)
- Promoção do uso de meios de transporte coletivos e diminuição do número de viagens (Pilar III)
- Promoção da mobilidade inclusiva e da acessibilidade para todos (Pilar IV)
Informações e submeter compromissos
Caso pretenda obter mais informações sobre o pacto, por favor envie a sua mensagem com as questões ou pedido de reunião. A responsável do projeto irá responder às suas questões com a maior brevidade possível. Email para: [email protected] ou contacte-nos através do formulário abaixo.