Equipa

Filipa Pantaleão

Secretary General

Ver Bio

Engenheira do Ambiente de formação, a experiência profissional tornou-a numa Gestora com consciência ambiental. Licenciada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa. Possui experiência em gestão de empresas ligadas aos sectores da água, logística, energia e resíduos. Pretende contribuir para um futuro melhor promovendo a igualdade e inclusão nas empresas e também a desmistificação dos novos temas ESG, que certamente vieram para ficar. Co fundadora da Women in ESG Portugal.

Júlia Gouveia

Head of Communication

Ver Bio

Licenciada em Design de Produto e em Ciências da Comunicação, veio do Porto para iniciar o seu percurso profissional na capital. A sua experiência inclui assessoria de imprensa e consultoria de comunicação na Hill + Knowlton e Cunha Vaz & Associados, com clientes do sector ambiental, consumo, cultura ou tecnologia e comunicação interna no Barclaycard. Mais recentemente foi responsável de comunicação da consultora de inovação imatch em projectos de impacto, empreendedorismo, cultura organizacional e eventos. Acredita que a comunicação é tanto mais eficaz quanto mais presente for o seu lado humano.

Tiago Carrilho

Head of Sustainability Training

Ver Bio

Licenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Educação e Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado pelo poder transformador da educação, centra a sua área de trabalho na formação para conservação da natureza e sustentabilidade através de metodologias dinâmicas, inovadoras e centradas na resolução de problemas reais. Juntou-se ao BCSD Portugal porque acredita que a formação para a sustentabilidade tem o poder de tornar este mundo melhor.

João Cruz

Head of Operations

Ver Bio

Licenciado em Biologia Ambiental e Mestre em Ecologia Marinha pela Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa, trabalhou em ciência durante 15 anos. Fez investigação, trabalhou em gestão de laboratórios e de projetos de investigação, coordenou uma infraestrutura de investigação multi-institucional e fez parte da equipa de gestão da Champalimaud Research. Porque acredita que os ODS são puro bom senso e que nada justifica que não se cumpram, juntou-se ao BCSD Portugal para colocar as suas valências ao serviço da sustentabilidade.

Joana Spencer

Stakeholder Engagement Manager

Ver Bio

Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Pós-Graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. Conta também com outras formações da área, nomeadamente, o programa Gestão Sustentável da Porto Business School. Integra o departamento de comunicação no BCSD Portugal. Acredita que a comunicação das iniciativas de uma empresa é tanto mais eficaz quanto a transparência dos seus impactos ambientais, sociais e de governance.

Catarina Soares

Sustainability Knowledge Manager

Ver Bio

Mestre em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. O seu percurso pela sustentabilidade começou na área da bioeconomia, em particular na valorização de biomassa (algas e resíduos agrícolas e florestais), tanto na tese de mestrado como na experiência profissional no Laboratório Colaborativo para as Biorrefinarias (BIOREF). Juntou-se à área de Sustainability Knowledge do BCSD Portugal, a qual é responsável pelos Grupos de Trabalho e respetivas iniciativas, com a vontade de contribuir para as diversas temáticas da sustentabilidade.

Inês Alves

Sustainability Knowledge Manager

Ver Bio

Licenciada em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é uma entusiasta da sustentabilidade. O seu percurso académico conta ainda com formações em Economia Circular (FEUP) e Sustainable Finance (ISEG). O seu percurso profissional começou num ambiente de Startup, onde elaborou uma análise de mercado para um produto alinhado com os princípios da economia circular. Posteriormente, trabalhou na Humb Sustainability Consulting, onde desenvolveu projetos na área de green marketing, marketing digital e economia circular.

Afonso Dinis

Sustainability Knowledge Specialist

Ver Bio

Biólogo por paixão e formação, motivado pelo propósito e sentido de missão. Com experiência em educação, o seu fascínio pela mudança levou-o a descobrir a importância do ecossistema empresarial no futuro do nosso planeta. Após um período a desempenhar funções em Responsabilidade Social Corporativa, chega ao BCSD Portugal para integrar o departamento de Sustainability Knowledge e continuar nesta jornada de tornar o mundo num local melhor.

Teresa Morgado

Sustainability Knowledge Trainee

Ver Bio

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. Teve uma curta experiência em Salesforce na empresa Stellaxius, onde ocupou a posição de Business Analyst. Impulsionada pelo desejo de se envolver ativamente na busca de soluções para os desafios atuais que afetam o nosso planeta, juntou-se ao BCSD Portugal como estagiária na área de Sustainability Knowledge.

Rafael Botelho

Sustainability Training Specialist

Ver Bio

Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional na área da educação ambiental para a conservação da Natureza. Ciente de que a sustentabilidade tem de ser trabalhada em todas as suas componentes, juntou-se ao BCSD Portugal porque, tal como Jane Goodall, acredita que tudo o que fazemos faz a diferença, só temos de escolher qual a diferença que queremos fazer.

Beatriz Gaspar

Communication Specialist

Ver Bio

Licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra, foi na Cidade dos Amores que se apaixonou pela Comunicação e quis ir muito além do jornalismo. Foi isso que a levou a integrar a Pós-Graduação em Comunicação Interna e Bem-estar nas Organizações na FCSH da Universidade NOVA de Lisboa e a procurar um local onde poderia aplicar os seus conhecimentos e aprender mais sobre o mundo profissional. Acredita que o facto de acreditar na missão do BCSD Portugal vai contribuir para o seu trabalho, pois afirma que a comunicação vai muito além de palavras e de imagens, também usamos o coração e e a nossa história. É assim que as pessoas verdadeiramente se conectam.

Catarina Carvalhas

Communication Specialist

Ver Bio

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, Pós-Graduada em Estudos Curatoriais pela mesma faculdade e, mais recentemente, Pós-Graduada em Desenvolvimento Sustentável pela Nova School of Business and Economics. Conta ainda com outras formações em Design de Calçado e programas como o Paradigm Shift na Nova SBE, de que foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Irá iniciar, brevemente, uma formação em MBA Essentials pela London School of Economics and Political Science com bolsa do Santander. O seu percurso profissional sempre esteve ligado à indústria da Moda, onde um perfil generalista a fez estar envolvida em semanas da moda nacionais e internacionais, produções, publicidade e gestão de marcas. De espírito empreendedor, fundou uma start-up de calçado vegan e sustentável onde confluíram os eixos que a definem: arte, moda e sustentabilidade. No BCSD Portugal, integra a nova área de Sustainable Fashion, enquanto Project Manager do projecto BE@T.

Cláudia Carocha

Head of Projects and Innovation

Ver Bio

Licenciada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e mestre em Gestão pelo ISCTE. Com perfil multidisciplinar, conta com 5 anos de experiência em gestão de projetos internacionais de financiamento europeu na área de inovação em sustentabilidade, alimentação e mobilidade urbana, na consultora de inovação BGI Sustainable Ventures. No BCSD Portugal, integra a nova área de projetos, enquanto Gestora de Projetos e Inovação, com vontade de criar novos projetos inovadores como alavancagem para a sustentabilidade das empresas.

 

Inês Faria

Sustainable Fashion Training Specialist

Ver Bio

Licenciada em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior e mestre em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios pela Universidade do Minho, focou, desde cedo, o seu estudo na moda sustentável. Atualmente, frequenta o programa doutoral em Design de Moda da Universidade do Minho com a Universidade da Beira Interior.
Participou em diversas formações e workshops sobre desenvolvimento sustentável e trabalhou na área da sustentabilidade têxtil.
Integra, desde 2019, como voluntária, o Departamento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do CNE, a maior associação juvenil do país.
Fundou, recentemente, uma marca de moda que pretende promover e valorizar a produção sustentável nacional. 

Eugénia Silva

Administrative Assistant

Ver Bio

Reúne mais de 20 anos de experiência como Administrativa, passando por vários setores como a Banca, Telecomunicações e Farmacêutico. Mais tarde, aliou a sua experiência administrativa aos recursos humanos. Considera que a motivação e o espírito de equipa aliados à eficiência e rentabilidade fazem o sucesso de uma organização. Desde que se juntou ao BCSD Portugal, que veste “a camisa” das suas causas.

Patrícia Barnabé

Sustainable Fashion Communication Specialist

Ver Bio

Estudou Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e estagiou na TSF radio-jornal, mas apaixonou-se pela escrita e começou a fazer reportagens sobre sociedade e ambiente no Tal & Qual, a escrever no Jornal de Letras Artes e Ideias, na Máxima, revista V. e Viver com Saúde. Integrou a equipa que fundou a Vogue em Portugal e chefiou a sua redação e cultura durante 15 anos. Em 2017 torna-se repórter de viagens e lifestyle na premiada revista UP da TAP Air Portugal e aventura-se em projetos como o documentário do aniversário da ModaLisboa, para a qual fez talks, e também para a Hermès e a Vitra. Escreveu o The Green Book, Sustainability from Portugal e na revista Green Materials e assina regularmente artigos na Máxima, na Must do Jornal de Negócios, na revista E do Expresso e na revista de lifestyle do Observador, e em títulos arty como a Portuguese Soul, a Papier e a Pórtico.

Filipa Ferro

Sustainable Energy Project Manager

Ver Bio

Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education, trabalhou em diversos projetos, nacionais e internacionais, focados no desenho de metodologias colaborativas e participativas, envolvimento de stakeholders, sensibilização e educação ambiental. Foi voluntária em projetos e associações com impacte social e ambiental positivo, como a Cruz Vermelha Portuguesa, o PUMAP, a APLM e a Fruta Feia. Acredita que a colaboração e a construção do conhecimento coletivo são basilares no caminho da sustentabilidade.