Equipa

João Wengorovius Meneses

Secretary General

Ver Bio
Licenciado em Gestão, já exerceu diversos cargos de gestão e liderança nos sectores público e privado, bem como no terceiro setor. Entre outras funções, foi presidente da ONGD TESE, coordenador do GABIP Mouraria na Câmara Municipal de Lisboa, diretor do Centro de Inovação da Mouraria, uma incubadora para indústrias criativas, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto no XXI Governo Constitucional de Portugal e, mais recentemente, general manager de um fundo de investimento para business angels e de uma aceleradora da Porto Business School (Universidade do Porto). Foi, também, professor convidado em duas universidades portuguesas durante cerca de dez anos e articulista num jornal económico. Frequentou diversas formações para executivos no domínio da sustentabilidade, em diversas universidades internacionais, tais como: Harvard, Kellogg, Stanford, INSEAD, Cambridge e IMD.

Mafalda Evangelista

Head of Sustainability Knowledge

Ver Bio

Licenciada em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), atualmente frequenta o doutoramento em Ciências da Sustentabilidade da Universidade de Lisboa. Trabalhou no setor florestal, onde desenvolveu e coordenou atividades de I&D sobre gestão florestal sustentável. No BCSD Portugal coordena projetos e grupos de trabalho sobre temas no âmbito da Sustentabilidade Empresarial, relacionados com a transição para a neutralidade carbónica, com impacto nos capitais natural e social, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, reporte de informação não financeira e indicadores de desempenho ESG (Environment, Social and Governance).

Júlia Gouveia

Head of Communication

Ver Bio

Licenciada em Design de Produto e em Ciências da Comunicação, veio do Porto para iniciar o seu percurso profissional na capital. A sua experiência inclui assessoria de imprensa e consultoria de comunicação na Hill + Knowlton e Cunha Vaz & Associados, com clientes do sector ambiental, consumo, cultura ou tecnologia e comunicação interna no Barclaycard. Mais recentemente foi responsável de comunicação da consultora de inovação imatch em projectos de impacto, empreendedorismo, cultura organizacional e eventos. Acredita que a comunicação é tanto mais eficaz quanto mais presente for o seu lado humano.

Inês Amorim

Head of Operations

Ver Bio

Natural do Porto, com uma costela angolana, é licenciada em Economia e Canto Lírico. Iniciou o seu percurso na Sonae MC no departamento de Planeamento e Controlo de Gestão. Passou também pelo projeto SPEAK, focado em inovação social, onde desempenhou o cargo de Financial Controller & People Ops. No BCSD Portugal é responsável pelas Operações. É movida pelo impacto. O seu sucesso é o sucesso da equipa e da sua missão.

Tiago Carrilho

Head of Sustainability Training

Ver Bio

Licenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Educação e Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado pelo poder transformador da educação, centra a sua área de trabalho na formação para conservação da natureza e sustentabilidade através de metodologias dinâmicas, inovadoras e centradas na resolução de problemas reais. Juntou-se ao BCSD Portugal em novembro porque acredita que a formação para a sustentabilidade tem o poder de tornar este mundo melhor.

Neusa Meneses

Administrative Manager

Ver Bio
Formada pelo Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), está desde sempre ligada à assessoria de direção e secretariado e conta com vasta experiência na área administrativa. Com o curso de especialização em secretariado e assistente de direção, no BCSD é responsável pela gestão administrativa, de contratos e de fornecedores, atendimento telefónico e apoio à contabilidade. Ao longo da experiência profissional, passou por um conjunto de empresas de vários setores, desde as telecomunicações, construção e serviços de logística.

Joana Spencer

Communication and Innovation Specialist

Ver Bio

Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Pós-Graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG. Conta também com outras formações da área, nomeadamente, o programa Gestão Sustentável da Porto Business School. Integra o departamento de comunicação no BCSD Portugal. Acredita que a comunicação das iniciativas de uma empresa é tanto mais eficaz quanto a transparência dos seus impactos ambientais, sociais e de governance.

Rui Sebastian

Project Manager ESI Europe

Ver Bio

Formado em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu, no âmbito da sua tese de mestrado , um mapeamento do potencial de poupança energética no edificado do concelho de Almada, recorrendo à base de dados de certificados energéticos gerida pela ADENE. Em Outubro juntou-se ao BCSD Portugal como voluntário no projeto LIFE e, desde Janeiro, integra a equipa do projeto ESI Europe.

Madalena Domingues

Finance and Reporting Intern

Ver Bio

Licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, iniciou o seu percurso numa pequena startup verde e mais tarde integrou o departamento financeiro da The Walt Disney Company Portugal. Após um mochilão pela América do Sul, seguiu para Berlim em busca de entender os modelos económicos à luz dos limites planetários, ingressando no Mestrado de Gestão Integrada de Recursos Naturais, na Humboldt-Universität zu Berlin. Atualmente, integra a equipa de operações do BCSD Portugal. 

Natália Alencar

Sustainability Project Manager

Ver Bio

Mestre em Gestão Ambiental pela Universidade de Bolonha, é também especialista em Responsabilidade Social Empresarial, Sustentabilidade e Reputação e licenciada em Ciências do Ambiente. Com perfil multidisciplinar, atuou em projetos de investigação e no terceiro setor no início da sua carreira, tendo tido experiências académicas e profissionais em mais de 5 países. Mais recentemente participou e geriu projetos de inovação nacionais e internacionais ligados à sustentabilidade na consultoria de inovação Building Global Innovators. Tem muito gosto em dinamizar a materialização de ideias e ferramentas em projetos em prol da sustentabilidade, movida pelo desejo de contribuir para a solução dos desafios societários. No BCSD Portugal integra a área de Sustainability Knowledge, na gestão de projetos dos grupos de trabalho.

Catarina Soares

Business Sustainability Intern

Ver Bio

Formada em Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico, iniciou o seu percurso profissional na área das biorrefinarias. Juntou-se ao departamento de Sustainability Knowledge do BCSD Portugal com a vontade de contribuir para todas as áreas da sustentabilidade. Por acreditar que o saber não ocupa lugar, frequenta atualmente uma pós-graduação em Gestão da Sustentabilidade no ISEG.

Inês Alves

Sustainability Projects Assistant

Ver Bio

Licenciada em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) e mestre em Economia e Gestão do Ambiente pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é uma entusiasta da sustentabilidade. O seu percurso académico conta ainda com formações em Economia Circular (FEUP) e Sustainable Finance (ISEG).

O seu percurso profissional começou num ambiente de Startup, onde elaborou uma análise de mercado para um produto alinhado com os princípios da economia circular. Posteriormente, trabalhou na Humb Sustainability Consulting, onde desenvolveu projetos na área de green marketing, marketing digital e economia circular. No BCSD Portugal integra o departamento de operações.

Gabriel Voto

Principal ESG Consultant and Facilitator

Ver Bio

Mestre em Liderança Estratégica para Sustentabilidade, B.Sc. em Ecologia e Tecnólogo em Gestão Ambiental. Foca-se no design e facilitação de espaços e processos de aprendizagem para a sustentabilidade, especialmente para o setor empresarial, baseando a sua abordagem no estado da arte das ferramentas e estruturas, tendo co-facilitado conferências, workshops e eventos de classe mundial no Brasil, Suécia, Dinamarca e Inglaterra. É professor convidado na Universidade de Lund para o Programa Internacional de Mestrado em Estudos Ambientais e Ciência da Sustentabilidade.