Equipa

Filipa Pantaleão
Secretária Geral
Ver Bio
Engenheira do Ambiente de formação, a experiência profissional tornou-a numa Gestora com consciência ambiental. Licenciada em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa. Possui experiência em gestão de empresas ligadas aos sectores da água, logística, energia e resíduos. Pretende contribuir para um futuro melhor promovendo a igualdade e inclusão nas empresas e também a desmistificação dos novos temas ESG, que certamente vieram para ficar. Co fundadora da Women in ESG Portugal.

Joana Spencer
Gestora de Stakeholders
Ver Bio
Licenciada em Relações Públicas e Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e Pós-Graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education. Conta também com outras formações da área, nomeadamente, o programa Gestão Sustentável da Porto Business School e outras de reporte não-financeiro. Acredita que a sustentabilidade é um desafio coletivo e que as pessoas e as empresas têm o potencial de criar um futuro mais equilibrado, beneficiando a economia, o ambiente e a sociedade como um todo.

Tiago Carrilho
Diretor de Conhecimento e Formação
Ver Bio
Licenciado em Biologia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e pós-graduado em Educação e Tecnologia. Frequenta o doutoramento em Educação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado pelo poder transformador da educação, centra a sua área de trabalho na formação para conservação da natureza e sustentabilidade através de metodologias dinâmicas, inovadoras e centradas na resolução de problemas reais. Juntou-se ao BCSD Portugal porque acredita que a formação para a sustentabilidade tem o poder de tornar este mundo melhor.

Rafael Botelho
Gestor de Conhecimento e Formação
Ver Bio
Licenciado em Biologia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, iniciou o seu percurso profissional na área da educação ambiental para a conservação da Natureza. Ciente de que a sustentabilidade tem de ser trabalhada em todas as suas componentes, juntou-se ao BCSD Portugal porque, tal como Jane Goodall, acredita que tudo o que fazemos faz a diferença, só temos de escolher qual a diferença que queremos fazer.

Daniela Lima
Gestora de Conhecimento e Formação
Ver Bio

Maria Martins
Gestora de Conhecimento e Formação
Ver Bio
Graduada em Biologia Marinha e Climatologia (Universidades de Lisboa, Barcelona e Vigo), e com pós-graduação em Gestão de Sustentabilidade (Universidade de Lisboa), já trabalhou em investigação, conservação, consultoria e gestão, em Portugal, Espanha, França e Cabo Verde.
Com 15 anos de experiência profissional, é apaixonada por temas de sustentabilidade e acredita no poder de mudança das empresas. Orientada pelo propósito, procura diariamente gerar um impacto positivo nas pessoas, nas empresas e no mundo, pois “A maior ameaça para o nosso planeta é acreditar que outra pessoa o irá salvar” (Robert Swan).

Afonso Dinis
Especialista de Conhecimento e Formação
Ver Bio
Biólogo por paixão e formação, motivado pelo propósito e sentido de missão. Com experiência em educação, o seu fascínio pela mudança levou-o a descobrir a importância do ecossistema empresarial no futuro do nosso planeta. Após um período a desempenhar funções em Responsabilidade Social Corporativa, chega ao BCSD Portugal para integrar o departamento de Knowledge e continuar nesta jornada de tornar o mundo num lugar melhor.

Inês Faria
Especialista de Conhecimento e Formação
Ver Bio
Licenciada em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior e mestre em Design e Marketing de Produto Têxtil, Vestuário e Acessórios pela Universidade do Minho, focou, desde cedo, o seu estudo na moda sustentável. Atualmente, frequenta o programa doutoral em Design de Moda da Universidade do Minho com a Universidade da Beira Interior.
Participou em diversas formações sobre desenvolvimento sustentável, como a formação executiva Skills for the Green Transition da Cambridge Judge Business School. Trabalhou na área da sustentabilidade têxtil, mas depressa incluiu no percurso a formação de sustentabilidade. Integra a equipa do BCSD Portugal por acreditar que o conhecimento é a base para a mudança positiva no mundo para a qual quer contribuir.

Inês Henriques
Estagiária de Conhecimento e Formação
Ver Bio
Recém-licenciada em Economia pela Universidade Coimbra, foi no último ano do seu percurso académico que vincou a sua vontade de mudar o mundo. Ingressa no BCSD Portugal com a profunda convicção de que juntos vamos mais longe e que o futuro será, certamente, promissor. Vê na área de Conhecimento e Formação a oportunidade perfeita para concretizar todas as suas ideias altruístas que englobam o bem-estar de todos, sempre e sem exceção.

Júlia Gouveia
Diretora de Comunicação
Ver Bio
Licenciada em Design de Produto e em Ciências da Comunicação, veio do Porto para iniciar o seu percurso profissional na capital. A sua experiência inclui assessoria de imprensa e consultoria de comunicação na Hill + Knowlton e Cunha Vaz & Associados, com clientes do sector ambiental, consumo, cultura ou tecnologia e comunicação interna no Barclaycard. Mais recentemente foi responsável de comunicação da consultora de inovação imatch em projectos de impacto, empreendedorismo, cultura organizacional e eventos. Acredita que a comunicação é tanto mais eficaz quanto mais presente for o seu lado humano.

Beatriz Gaspar
Especialista de Comunicação
Ver Bio
Licenciada em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra, foi na Cidade dos Amores que se apaixonou pela Comunicação e quis ir muito além do jornalismo. Foi isso que a levou a integrar a Pós-Graduação em Comunicação Interna e Bem-estar nas Organizações e o Mestrado em Comunicação Estratégica na FCSH da Universidade NOVA de Lisboa. Acredita que o facto de acreditar na missão do BCSD Portugal vai contribuir para o seu trabalho, pois afirma que a comunicação vai muito além de palavras e de imagens, também usamos o coração e a nossa história. É assim que as pessoas verdadeiramente se conectam.

Daniel Ribeiro
Especialista de Comunicação
Ver Bio
É licenciado em Biologia e mestre em Comunicação de Ciência. Enquanto comunicador de ciência, o seu objetivo foi aproximar a ciência da sociedade. Já desempenhou funções em unidades de investigação científica da Universidade do Porto, Coimbra e Lisboa. Abraçou o desafio da sustentabilidade no BCSD Portugal porque acredita que a já não é possível assobiar para o lado e fingir que está tudo bem.

João Cruz
Diretor de Operações
Ver Bio
Licenciado em Biologia Ambiental e Mestre em Ecologia Marinha pela Faculdade de Ciências da Univ. de Lisboa, trabalhou em ciência durante 15 anos. Fez investigação, trabalhou em gestão de laboratórios e de projetos de investigação, coordenou uma infraestrutura de investigação multi-institucional e fez parte da equipa de gestão da Champalimaud Research. Porque acredita que os ODS são puro bom senso e que nada justifica que não se cumpram, juntou-se ao BCSD Portugal para colocar as suas valências ao serviço da sustentabilidade.

Eugénia Silva
Assistente Administrativa
Ver Bio
Reúne mais de 20 anos de experiência como Administrativa, passando por vários setores como a Banca, Telecomunicações e Farmacêutico. Mais tarde, aliou a sua experiência administrativa aos recursos humanos e brevemente iniciará uma licenciatura em Ciências Sociais. Considera que a motivação e o espírito de equipa aliados à eficiência e rentabilidade fazem o sucesso de uma organização. Desde que se juntou ao BCSD Portugal, que veste “a camisa” das suas causas.

Cláudia Carocha
Diretora de Projetos e Inovação
Ver Bio
Licenciada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e mestre em Gestão pelo ISCTE. Com perfil multidisciplinar, conta com elevada experiência em gestão de projetos internacionais de financiamento europeu na área de inovação em sustentabilidade, alimentação e mobilidade urbana, em consultoria. No BCSD Portugal, integra a nova área de projetos, enquanto Diretora de Projetos e Inovação, com vontade de criar novos projetos inovadores como alavancagem para a sustentabilidade das empresas.

Filipa Ferro
Gestora do Projeto RAISE-PT
Ver Bio
Mestre em Engenharia do Ambiente pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e pós-graduada em Gestão da Sustentabilidade pelo ISEG Executive Education, trabalhou em diversos projetos, nacionais e internacionais, focados no desenho de metodologias colaborativas e participativas, envolvimento de stakeholders, sensibilização e educação ambiental. Foi voluntária em projetos e associações com impacte social e ambiental positivo, como a Cruz Vermelha Portuguesa, o PUMAP, a APLM e a Fruta Feia. Acredita que a colaboração e a construção do conhecimento coletivo são basilares no caminho da sustentabilidade.

Margarida Nunes
Gestora do Projeto Be@t
Ver Bio
Mestre em Engenharia Biológica pela Universidade do Algarve, fez um estágio profissional em Madrid onde viveu 3 anos, acabando por regressar a Portugal e trabalhar em investigação. Rapidamente sentiu a necessidade de ir ao encontro de uma maior interação com diferentes pessoas, áreas e departamentos, acabando por se dedicar à gestão de laboratórios e dos seus projetos financiados. Apaixonada pela natureza, em especial pelo mar, passou a adquirir comportamentos mais conscientes e a interessar-se pela integração da sustentabilidade em todas as dimensões da vida. No BSCD Portugal encontrou a oportunidade das suas valências profissionais terem impacto na construção de um mundo melhor.

Patrícia Barnabé
Especialista de Comunicação do Projeto be@t
Ver Bio
Estudou Comunicação Social no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e estagiou na TSF radio-jornal, mas apaixonou-se pela escrita e começou a fazer reportagens sobre sociedade e ambiente no Tal & Qual, a escrever no Jornal de Letras Artes e Ideias, na Máxima, revista V. e Viver com Saúde. Integrou a equipa que fundou a Vogue em Portugal e chefiou a sua redação e cultura durante 15 anos. Em 2017 torna-se repórter de viagens e lifestyle na premiada revista UP da TAP Air Portugal e aventura-se em projetos como o documentário do aniversário da ModaLisboa, para a qual fez talks, e também para a Hermès e a Vitra. Escreveu o The Green Book, Sustainability from Portugal e na revista Green Materials e assina regularmente artigos na Máxima, na Must do Jornal de Negócios, na revista E do Expresso e na revista de lifestyle do Observador, e em títulos arty como a Portuguese Soul, a Papier e a Pórtico.