O Expo’s Global Best Practice Programme “Small Steps, Big Leaps” procura apoiar e dar visibilidade a projetos e iniciativas que constituam boas práticas em matéria de sustentabilidade e que possam ser adaptadas, replicadas ou escaladas de modo a conferir-lhes impacto global. O Programa traduz uma abordagem mais localizada aos, sempre globais, Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Sustainable Development Goals).
As boas práticas assentam em projetos que respondam com soluções concretas e bem-sucedidas aos grandes desafios mundiais e que, como fim último, contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. As boas práticas podem ter sido desenvolvidas por países (representados pelos respetivos governos), organismos e associações públicas, organizações internacionais, empresas, universidades e outras instituições de ensino, parcerias publico-privadas, comunidades ou empreendedores, idealmente numa relação de parceria e colaboração entre múltiplos atores da cadeia de valor (sector público, privado e ou social).
O Programa – e nomeadamente esta “Call for Best Practices for a Better 2030” – procura projetos que traduzam exemplos de boas práticas em 5 áreas temáticas:
- Resilient habitats;
- Livelihoods and enterprise development;
- Social development (health +⁄or education);
- Water, food and energy security;
- Inclusive and sustainable service delivery.
Para além da sua relação com uma das referidas 5 áreas temáticas, os projetos terão de tocar num dos 3 temas transversais e num dos 2 facilitadores do desenvolvimento:
Temas transversais:
- Gender equality;
- Climate change and disaster risk;
- Good governance and strong institutions
Facilitadores do desenvolvimento:
- Innovation and technology for good
- Access to finance
Complementarmente, os projetos terão de tocar em mais do que um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Sustainable Development Goals, tal como definidos e descritos pela Organização das Nações Unidas – www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals ).
As candidaturas deverão ainda responder às seguintes questões:
- Collaboration – de que forma o projeto é o resultado de relações de parceria efetiva entre múltiplos atores da cadeia de valor (sector público, privado e ou social);
- Creativity – de que forma a iniciativa poderá ser comunicada criativa e eficazmente aos visitantes através de arte, filme, storytelling, música, dança, artes culinárias, etc.
- Sustainable impact – de que forma o projeto demonstra impactos sustentáveis e tangíveis nas dimensões sociais, económicas e ambientais
- Transference/scalability – de que forma o projeto pode ser adaptado, replicado ou escalado em outros locais
A submissão de candidaturas ao Programa deve ser feita no sítio www.expo2020dubai.com/en/programmes/best-practice-programme, através do preenchimento online de um formulário (como o que pode ser encontrado em anexo), sendo recomendável inserir ligação para uma apresentação multimédia (texto, áudio, imagens, animações, vídeo e conteúdo interativo) das candidaturas.
A data limite de submissão das candidaturas é o dia 30 de junho de 2019 (até às 23h59 dos Emirados Árabes Unidos – hora local).
Uma apresentação mais completa do Programa, nomeadamente quanto à descrição das áreas temáticas, submissão das candidaturas, critérios de elegibilidade, admissão, seleção e avaliação final, bem como sobre as várias formas de distinção e reconhecimento dos projetos, pode ser encontrada no Submission Brief disponível no referido sítio da Expo2020Dubai, sendo igualmente recomendável a leitura dos termos e condições do Programa, também aí disponível.