Economia circular melhora a resiliência das economias
23 Jan 2017

Relacionar o mundo financeiro com a sustentabilidade não é uma oportunidade. É uma necessidade.” Palavras de Frido Kraanen, diretor cooperativo e de sustentabilidade corporativa da PGGM e presidente do grupo de trabalho internacional FinanCE da Ellen Macarthur Foundation, no pequeno-almoço executivo “Financiar a transição para a economia circular”.

Kraanen defendeu que dentro de cinco anos, as empresas não vão falar de economia linear, mas de risco linear, isto é, manter os modelos de negócio assentes em formatos lineares passa a ser mais um risco a juntar à já vasta gestão de risco. Na opinião de Kraanen, se a economia circular fosse viável já tinha acontecido. O que falta é que as empresas percebam que os recursos naturais estão a acabar e que integrem este risco nos seus modelos de negócio.

A eco inovação, que está na base da economia circular, melhora a resiliência das economias: moderniza as economias, contribui para a criação de emprego e diminui a dependência de recursos. No entanto, o financiamento continua a ser o principal bloqueio da transformação dos modelos lineares para circulares. O sistema financeiro vai reconhecer, em breve, que o valor não-financeiro criado pelas empresas é cada vez mais importante para os stakeholders, que por sua vez, têm vindo a ganhar relevância na gestão das empresas.

Para Frido Kraanen a economia circular é benéfica na medida em que reduz os custos com os recursos, diminui a produção de energia, proporciona maior colaboração na cadeia de valor, diminui a dependência de outros países, incentiva a inovação, cria empregos, diminui os custos de gestão de resíduos e aumenta o crescimento económico.

O pequeno-almoço, que decorreu no Fórum Picoas, foi organizado pelo Ministério do Ambiente e BCSD Portugal e exclusivo para presidentes, CEOs e Administradores das associadas do BCSD e convidadas e para altos cargos da banca, seguradoras, fundos de pensões, business angels, capitais de risco, gestão de ativos e start up.

Intervenção
Finance & Sustainability – from enemies to fiancees, Frido Kraanen

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.