Masterclass Biodiversidade e Ecossistemas: Avaliação e Gestão
Características
Duração
6 Horas
Linguagem
Português
Dias
11 de julho – 2024
Horário
Das 9h30 – 12h30 e das 14h00 – 17h00
Preço
Desconto
-5% para 2 inscrições da mesma entidade
-10% para 3 ou mais inscrições da mesma entidade
Local
Lisboa, Savills Portugal

Descrição do curso
A Natureza está em declínio a nível global e a perda de biodiversidade nunca foi tão rápida como agora. A economia global já se encontra a operar fora das zonas de segurança de seis dos nove limites planetários – processos que são críticos para manter a estabilidade da Terra. Há cada vez mais provas de que esta situação comporta riscos para as empresas, fornecedores de capital, sistemas financeiros e para as economias, e que esses riscos estão a aumentar em gravidade e frequência.
Esta Masterclass proporcionará uma oportunidade para a adquisição de conhecimentos abrangentes sobre a forma como a biodiversidade tem um papel determinante na estratégia das empresas. Serão analisadas as razões pelas quais as empresas que subestimam a importância da biodiversidade arriscam perdas financeiras e danos reputacionais, apresentadas as etapas a seguir pelas empresas na jornada Nature Positive, bem como soluções de gestão e metodologias de avaliação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.
Esta formação foi criada e será ministrada, em parceria, pelo BCSD Portugal e pela NBI – Natural Business Intelligence.
Conteúdos Formativos
Módulo I - Fundamentos de Biodiversidade, Ecossistemas e Capital Natural
Temas
• O desafio das crises gémeas: Clima e Biodiversidade
Módulo 2 - Empresas e Biodiversidade
Temas
• Enquadramento político, regulamentar e tendências
• Desenvolver uma estratégia empresarial Nature Positive (alinhamento com a hierarquia da mitigação da biodiversidade)
• Relato das empresas sobre Biodiversidade e Ecossistemas e alinhamento com os principais referenciais internacionais (CSRD, TNFD, GRI)
Módulo 3 - Gestão e avaliação de Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas
Temas
• Conceitos gerais de avaliação e gestão de ecossistemas
• Exemplos de metodologias de avaliação e valoração dos serviços dos ecossistemas
• Apresentação e análise de casos de estudo
• Visita de campo
No Final do Curso Irá:
Conhecer os fundamentos de biodiversidade, ecossistemas e capital natural
Conhecer as novas políticas globais de biodiversidade e o quadro regulamentar e compreender a forma como afetam as empresas.
Compreender como incorporar os aspetos relativos à biodiversidade e aos ecossistemas na estratégia de sustentabilidade das empresas e como comunicá-las.
Compreender os riscos e oportunidades relativos à biodiversidade e ecossistemas e como contribuir de forma positiva para a biodiversidade e ecossistemas.
Conhecer soluções para a gestão da biodiversidade e dos ecossistemas, em alinhamento com a hierarquia da mitigação da biodiversidade.
Conhecer metodologias de avaliação e valoração dos serviços dos ecossistemas.
Conhecer estudos de caso de gestão e avaliação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas.
Os coordenadores da formação

Tiago Carrilho
Head of Training and Knowledge

Rafael Botelho
Training Manager
Conhece os nossos oradores convidados?
Para enriquecer a experiência de todos os participantes, convidamos frequentemente especialistas da área para partilharem o seu know-how e estratégias.

Nuno Oliveira
Diretor Executivo

Paulo Pereira
Diretor de Operações

Mafalda Evangelista
Diretora Capital Natural
Quer saber mais sobre o curso?
Outros Cursos
Masterclass Sustentabilidade e Tecnologia
Reconhecer a sustentabilidade como estratégia empresarial e os riscos das alterações climáticas.
Masterclass Clima e Energia: Como imaginar um mundo a dois graus?
Reconhecer a sustentabilidade como estratégia empresarial e os riscos das alterações climáticas.
Nível 3 – Achievers
A melhoria contínua é uma condição de sucesso que se aplica de forma transversal à atividade de uma empresa. Relativamente à sustentabilidade, implica inovar e a evolução para sistemas mais robustos de monitorização e certificação.