BCSD co-fundador do Fórum da Economia Circular do Alentejo
6 Jun 2017

O BCSD é co-fundador do Fórum da Economia Circular do Alentejo, projeto que tem como principal objetivo fomentar e dinamizar a economia circular na região do Alentejo, através da criação de uma rede de parceiros regionais do setor público e privado onde se debatem as oportunidades e os constrangimentos associados à economia circular na região.

Na primeira reunião do Fórum os parceiros definiram que os primeiros temas a avançar passarão por perceber o enquadramento atual da economia circular na região alentejana. No sentido de difundir o conceito de circularidade, os parceiros do Fórum vão partilhar conhecimento sobre a economia circular e criar métodos para valorização dos projetos que existem. Em paralelo vai ser feito um mapeamento de ameaças e oportunidades para a economia circular e simbioses agrícolas e industriais na região. O quadro legal e os mecanismos de financiamento de apoio à economia circular e a aproximação das empresas às comunidades científica e tecnológica são as outras linhas de trabalho definidas. Cada uma destas linhas vai arrancar em formato de grupo de trabalho composto por entidades públicas e empresas do Alentejo.

O Fórum da Economia Circular do Alentejo é criado e dinamizado por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, com o apoio da Universidade de Évora, ISQ e BCSD Portugal.

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Entrevista BCSD Portugal a Júlia Seixas

Entrevista BCSD Portugal a Júlia Seixas

Entrevista do BCSD Portugal a Júlia Seixas,  Professora da FCT- NOVA, especialista em Ambiente, Energia e Alterações Climática, coordenadora do grupo “Energia e Clima”, dedicado à transição de sistemas energéticos para a neutralidade carbónica e resiliência climática, no âmbito do Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE).

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.