Fundos de investimento responsável – “À conversa com Isabel, Flavia & Diana”
24 Mar 2016

À conversa com Isabel, Flavia & Diana” é um evento promovido pelo BCSD que junta Isabel Ucha, presidente interina da Euronext Lisbon, Flavia Micilotta, diretora executiva do Eurosif, organização que promove a sustentabilidade junto dos mercados financeiros europeus e Diana Guzman, diretora do Carbon Disclosure Projet para a Europa do Sul. Com os convidados, Isabel, Flavia e Diana vão conversar sobre investimentos e fundos socialmente responsáveis – fundos que promovem a sustentabilidade através do financiamento de projetos com objetivos de rentabilidade no âmbito da economia de baixo carbono, florestas sustentáveis ou outros temas relacionados com o desenvolvimento sustentável.

O evento junta “sustentabilidade” e “mercados financeiros” e tem como objetivo explicar o valor acrescentado dos fundos responsáveisgreen funds, ethical funds, carbon funds e outros – não apenas para os asset managers e investors, mas também para as empresas que são incorporadas nos portfolios desses fundos e nos rankings existentes.

“À conversa com Isabel, Flavia & Diana” conta com uma introdução sobre a relevância dos investimentos socialmente responsáveis pela Isabel Ucha, para depois a Flavia Micilotta partilhar que fundos existem, como funcionam, o enquadramento legal, as tendências, a informação fornecida pelas empresas, o impacto da crise económica nestes instrumentos e a ascensão do tema no sistema financeiro global. O evento encerra à mesma hora que os mercados financeiros, ocasião que aproveitaremos para realizar a cerimónia do toque do sino pelos fundos socialmente responsáveis.

Cerca de 58,5% do total dos ativos geridos na Europa têm critérios de seleção de âmbito ambiental, social e de governance. A nível mundial ronda os 30% dos AuM. Entre 2012 e 2014, os fundos com critérios ambientais, sociais e de governance cresceram 55% na Europa, 76% nos EUA e 61% globalmente (fonte: Global Sustainable Investment Alliance). Recentemente, Jeffrey Sachs reconheceu que os investimentos em tecnologias de baixo carbono, smart power grids nas cidades, entre outros, são investimentos com elevados retornos sociais e que devem ser promovidos pelo sistema financeiro.

Flavia Micilotta é diretora executiva do Eurosif, organização que agrega membros que representam €8 triliões de ativos. Flavia tem mais de 14 anos de experiência em gestão de negócios sustentáveis e investimentos responsáveis. Enquanto consultora de sustentabilidade e auditora ambiental na EY e Deloitte, acompanhou a integração da sustentabilidade nos modelos de negócios de distintas empresas. Especialista em temas que vão desde as alterações climáticas, gestão da cadeia de valor ou investimentos sustentáveis, Flavia Micilotta apoiou diferentes abordagens aos investimentos responsáveis junto de vários bancos europeus e gestores de ativos. Membro fundador da UN Global Compact na Bélgica, Flavia desenvolveu uma grande parte da carreira a melhorar a transparência e accountability dos relatórios de sustentabilidade de várias empresas.

À conversa com Isabel, Flavia e Diana” realiza-se a 5 de Abril, entre as 14h30 e as 16h30, na Euronext, em Lisboa. As inscrições devem ser feitas até 1 de Abril através de email.

PROGRAMA

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.