No âmbito do act4nature Portugal, o BCSD Portugal organiza a II Conferência Online | Empresas pela Biodiversidade, a decorrer no dia 4 de dezembro, das 11h às 13h.
A iniciativa act4nature Portugal, promovida pelo BCSD Portugal, desafia as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade. 15 empresas nacionais, de diferentes dimensões e setores, já assinaram, em setembro, este compromisso. São elas a ANA Aeroportos de Portugal, Corticeira Amorim, Grupo Crédito Agrícola, CTT, ECOINSIDE, EDIA, EDP, Herdade dos Grous, Jerónimo Martins, LIPOR, NBI – Natural Business Intelligence, REN, The Navigator Company, Trivalor, VdA. Adicionalmente, a iniciativa conta com um Conselho Consultivo composto por representantes de entidades de vários quadrantes da sociedade como ONGA, universidades e entidades governamentais como o Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
Após uma primeira conferência subordinada a este tema, que decorreu no passado dia 25 de setembro, na qual as empresas portuguesas assumiram publicamente o compromisso de proteger, promover e restaurar a biodiversidade, o BCSD Portugal e os seus parceiras realizam agora a II Conferência Online “Empresas pela Biodiversidade”.
O que de melhor está a ser feito em Portugal e no mundo no que diz respeito à ação empresarial pela preservação da biodiversidade foi o mote do primeiro evento. No dia 4 de dezembro estarão em debate os processos e os desafios de integração da biodiversidade na estratégia e nas operações das empresas e o caminho feito até assumirem um compromisso público como o atc4nature Portugal. Deste modo, irão ser divulgados, em particular, os compromissos individuais das empresas aderentes nesta jornada para a proteção da biodiversidade.
A I Conferência Empresas pela Biodiversidade contou com a presença de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, assim como Humberto Rosa, Diretor para o Capital Natural, DG Ambiente da Comissão Europeia e Gerard Bos, Diretor do Programa Global Empresas e Biodiversidade da IUCN, entre outros.
O evento contará com a presença de Henrique Miguel Pereira, Professor e Diretor de Conservação da Biodiversidade no German Centre for Integrative Biodiversity Research, e de representantes de várias empresas comprometidas.
Programa:
11h00 | Abertura
João Meneses, Secretário Geral do BCSD Portugal
11h10 | Keynote Speaker – Soluções para um modelo económico com biodiversidade
Henrique Miguel Pereira, Professor e Diretor de Conservação da Biodiversidade no German Centre for Integrative Biodiversity Research (iDiv Halle-Jena-Leipzig) e Invited Chair no InBIO/Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO).
11h40 | Painel de Debate | A jornada das empresas para a Biodiversidade
Miguel Salema Garção, Diretor de Comunicação, Sustentabilidade e Marketing nos CTT
Sara Goulartt, Environment and Climate Deputy Director na EDP
Miriam Mascarenhas, Laboratory and Quality Manager na Herdade dos Grous
Fernando Ventura, Head of Efficiency and Innovation Environmental Projects no Grupo Jerónimo Martins
Paula Guimarães, Responsável de Sustentabilidade na The Navigator Company
Moderação: João Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal
12h50 | act4nature Portugal em 2021
Mafalda Evangelista, Head of Sustainability Knowledge no BCSD Portugal
Faça a sua inscrição aqui!
Saiba mais sobre o projeto aqui.
Press Release aqui.