Integrar a conservação da natureza nas políticas de sustentabilidade
3 Mar 2015

O papel das empresas na conservação da natureza e a integração da conservação da natureza nos planos, políticas e estratégias de sustentabilidade, são temas que vão estar em destaque no evento “Integrar a conservação da natureza nas políticas de sustentabilidade das empresas”. As empresas que antecipam a integração da natureza na tomada de decisões e na definição da estratégia corporativa, conseguem contribuir para uma utilização racional e otimizada dos serviços que a natureza disponibiliza, estando assim mais protegidas para os riscos de causa natural.

EDIAEDPgrupo Portucel Soporcel, Jerónimo Martins e Somincor, são as empresas membro do BCSD Portugal que vão explicar como têm vindo a integrar a conservação da natureza na política de sustentabilidade. Na tarde do evento, vai ser realizada uma visita de campo ao Campo Branco para observação das paradas nupciais das abetardas, o ritual reprodutor desta ave que acontece nesta altura do ano. A população das abetardas é distribuída essencialmente pelo Alentejo, sendo que 80% se encontra no Campo Branco. A abetarda é considerada uma espécie em perigo pelo Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal e uma espécie de ameaça vulnerável pelo International Union for Conservation of Nature (IUCN). A sobrevivência da espécie está relacionada com a alteração do habitat da ave, que depende das ações da população local e de ações empresariais conjuntas.

Exemplos de medidas de conservação da abetarda por parte das empresas

Estando a colisão e a eletrocussão nas linhas de distribuição de energia entre as principais ameaças à sobrevivência das abetardas, a EDP tem vindo a corrigir as linhas em áreas particularmente sensíveis para aves com estatuto legal de proteção e de grande envergadura, como as abetardas, as águias e os grifos. A correção passa pela colocação de soluções técnicas de proteção da avifauna e monitorização da eficácia das medidas. Com o acumular deste conhecimento, a EDP criou um manual de recomendações a ter em conta no desenho de projetos de construção de novas linhas aéreas de alta e média tensão em Zonas de Proteção Especial e áreas protegidas. O manual contém também as soluções técnicas a implementar na correção de linhas elétricas existentes.

A Herdade do Gavião (Aljustrel), que integra o património do grupo Portucel Soporcel, está inserida na Zona de Proteção Especial de Castro Verde. A gestão da biodiversidade da Herdade compreende a criação de medidas que visam manter as condições de habitat favoráveis à conservação da abetarda, e de outras espécies existentes, de que são exemplo: a restrição ao uso de químicos nas zonas de conservação, a adequação dos locais de plantações florestais e a manutenção de zonas agrícolas e áreas abertas. Por outro lado, a gestão cinegética da propriedade é também um contributo importante para a conservação da abetarda, através da disponibilização de alimento e de água, já que os diversos pontos de água existentes podem ser usados em simultâneo pelas espécies cinegéticas e pelas aves estepárias, como a abetarda e o sisão.

Integrar a conservação da natureza nas políticas de sustentabilidade das empresas

O evento, que decorre a 13 de Março, entre as 10h e as 17h, no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho em Castro Verde, é organizado pela LPN – Liga para a Proteção da Natureza em parceria com o BCSD Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde. Conta com a intervenção de Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia e de Francisco Caldeira Duarte, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde. O evento é aberto apenas às empresas membro do BCSD.

(Foto: Iván Vasquez)

PROGRAMA DO EVENTO

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.