Ao longo do século XX, o PIB per capita mais do que triplicou e a população quase quadruplicou. Uma das principais alavancas desse aumento de riqueza e de bem-estar foram as empresas. Porém, este progresso aconteceu à custa de algo que já ninguém consegue ignorar e que coloca o futuro do planeta em cheque: a extração massiva de recursos naturais não renováveis e a poluição e emissão descontrolada de gases com efeito de estufa.
Hoje não há qualquer dúvida de que o século XXI será digital, mas também que terá de ser sustentável. Assim, consumidores, legisladores e investidores irão fazer cada vez mais pressão para que as empresas tenham modelos de negócio e produtos sustentáveis. Os gestores que perceberem primeiro a importância desta transição serão os líderes do futuro.
A boa notícia é que o BCSD Portugal tem o mapa do futuro e quer partilhá-lo!
Se faz parte de uma startup, PME ou é um jovem empreendedor, e tem interesse pelos temas da sustentabilidade e do capital natural, junte-se a nós no webinar “Discover Natural Capital – Integração do Capital Natural na Gestão Empresarial”, desenvolvido no âmbito do projeto LIFE Volunteer Escapes, um projeto do qual o BCSD Portugal é parceiro e cujo objetivo é a promoção de ações de voluntariado ambiental para a conservação e proteção da natureza.
Como caso de estudo, o webinar conta com a participação da Resíduos de Nordeste, apresentando o seu projeto “Educar para uma Economia Circular”.
Porque os consumidores e as empresas precisam de ser educados para comportamentos circulares, a Resíduos do Nordeste, em 2018, começou a “Educar para uma Economia Circular”. Esta campanha, já com marca registada, teve como missão introduzir o tema da circularidade, orientando para o “saber fazer”, através de ações piloto por amostragem focadas em fluxos estratégicos de resíduos urbanos que podem ser evitados através de comportamentos que conseguem a desaceleração de fluxos de materiais, produtos e componentes.
O cidadão precisa de saber “reconhecer o valor do que hoje é chamado de resíduo mas que vai ser reintroduzido na economia”. Neste projeto o público-alvo foi envolvido enquanto parte integrante do mesmo. Ao longo dos 2 anos valorizou-se o conhecimento e o comprometimento com resultados positivos no âmbito da prevenção e separação eficaz na fonte. Partilhar e colaborar foram palavras-chave neste “pequeno grande projeto”!
Juntos vamos explorar não só o porquê da importância de integrar o capital natural no modelo de negócio empresarial, como também iremos explicar como é que o capital natural pode ser integrado no processo de gestão de risco e oportunidade das empresas. Finalmente iremos exemplificar como implementar um diagnóstico e um plano de ação simplificados para a integração do capital natural, utilizando ferramentas e frameworks criados especificamente para o setor empresarial.
No século XXI, as empresas vencedoras serão as sustentáveis, ao integrarem o planeta e as pessoas na sua missão e quando as cadeias de valor forem capazes de encontrar um propósito maior e, assim, abrir uma janela sobre o futuro da Humanidade.
Programa
10:00h | Boas vindas e agenda
10:05h | Check-in
10:10h | O BCSD Portugal e LIFE
10:15h | Discover Sustainability – Appetizer
10:25h | Capital Natural no contexto da Sustentabilidade
10:45h | Integrar o Capital Natural
11:00 | Caso de Estudo: “Educar para uma Economia Circular”
11:20h | Perguntas e Respostas
11:30h | Check-out
Inscreva-se aqui para o webinar, no próximo dia 22 de outubro, às 15h. Ficamos à sua espera para começar a abrir esta janela juntos!