Marcello Palazzi em Lisboa para evento do BCSD | 7Jun
18 Mai 2016

Marcello Palazzi é um empreendedor em áreas que integram os interesses privado e público, sempre com a perspetiva do bem comum. É desde abril de 2016, membro do painel de empresas do UK Cabinet Office, o organismo de apoio ao primeiro ministro britânico que tem como uma das missões liderar as políticas mais complexas. Paralelamente, Palazzi trabalha com várias empresas, com destaque para o setor da banca, com governos e com a sociedade civil.

Palazzi vai estar em Lisboa, a convite do BCSD, no evento “Capitalismo com consciência. O movimento B Corp. Repensar o sucesso das empresas”. Palazzi é especialista em temas como, capitalismo com consciência, investimento ético, negócios sustentáveis ou capital privado vs empreendedorismo social. Criador dos conceitos “economia cívica” e “empresa cívica”, escreveu dois livros, Towards the civic economy (1989) e The Quest for Utilization Value (1990).

Em 1981, com 23 anos, iniciou carreira profissional com a criação do seu primeiro negócio, com o pai. No Reino Unido e em Itália dedicaram-se à monitorização ambiental e alcançaram vendas em 30 países. Em 1992 venderam o negócio de família e Palazzi dedicou-se à Progressio Foundation, organização que tinha fundado em 1989 com Paul Kloppenborg. A Progressio Foundation já implementou mais de 300 projetos e iniciativas de empreendedorismo em 33 países.

Palazzi é co-fundador da B Lab e B Corp Europe e líder do movimento B Corp na Europa. A B Lab Europe é uma organização sem fins lucrativos com a visão de que em breve as empresas vão competir para serem as melhores para o mundo, passando a sociedade a gozar de uma prosperidade partilhada e durável.

Estudou economia na University of Buckingham, políticas públicas e relações internacionais e gestão de empresas na London School of Economics (LSE), London Business School (LBS), MIT e na Rotterdam School of Management. Em 1987, na London School of Economics, ganhou um prémio atribuído pelo The Economist do melhor projeto em Empreendedorismo e Gestão no setor não lucrativo, orientado por Charles Handy.

Palazzi está associado à Royal Society of Arts no Reino Unido, foi membro da Clinton Global Initiative em Nova Iorque (2209-2010) e do The HUB em Amesterdão. Está também ligado a várias organizações de interesse público como a Social Venture Network Europe (da qual é co-fundador), State of the World Forum, Copenhagen Centre for Social Responsibility, Tällberg Foundation na Suécia, Bremen Initiative for Sustainable Cities na Alemanha, Society for International Development em Roma, Avalon Foundation na Holanda, Alterra Foundation na Suíça ou o Lisbon Council and EPE em Bruxelas.

PROGRAMA

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.