Marco Lucisano em Portugal para falar de bioeconomia e economia circular
7 Mar 2017

Marco Lucisano, director papermaking & packaging da divisão de bioeconomia do RISE -Research Institutes of Sweden, vai estar em Lisboa para uma intervenção sobre “a indústria baseada na celulose: economia circular e bioeconomia” no evento “Inovar para circular”. O RISE defende que a celulose é o mais comum material de construção proveniente da natureza e acredita que os materiais florestais são uma das chaves para a bioeconomia e para a economia circular.

Marco Lucisano vai apresentar o recém lançado global outlook report do RISE – “A Cellulose-Based Society” – que investiga as condições e tendências para a transição para a bioeconomia. O relatório é baseado num questionário que analisa as distintas atitudes perante diferentes materiais usados no dia-a-dia.

Marco Lucisano tem um doutoramento em ciência do papel e tecnologia e um master em engenharia química. No RISE coordena uma equipa de 80 pessoas dedicadas a projetos de investigação, desenvolvimento e inovação de produção de papel e embalagens, desde os materiais e tecnologia industrial à aplicação e uso. Os clientes da divisão de bioeconomia do RISE são empresas de pasta e papel, produtores de materiais, fornecedores de equipamentos, tecnologia de análise, químicas e de desenvolvimento de tecnologia. O RISE é uma rede de organizações de investigação e tecnologia que interage com a academia, empresas e sociedade.

O evento “Inovar para circular” decorre no dia 4 de abril, entre as 9h15 e as 13h00, no Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa e é de entrada livre. O evento é organizado pela CELPA – Associação da Indústria Papeleira em parceria com o BCSD e com o apoio da Ordem dos Engenheiros. As inscrições devem ser feitas via email.

PROGRAMA

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.