Meet 2030: 2.º workshop
12 Abr 2017

O 2.º workshop do projeto Meet 2030, realizado a 6 de Abril em Lisboa, contou com 37 participantes provenientes de 21 empresas associadas do BCSD. Nesta sessão os participantes trabalharam as incertezas que vão constituir a base dos cenários que irão imaginar Portugal em 2030 num contexto de descarbonização profunda. Numa altura de mudança, as previsões perdem relevância estratégica uma vez que sabemos que o passado não se vai repetir. Assim, a melhor forma de pensarmos o futuro é através de processos de inteligência coletiva e em co-criação que agregam o melhor conhecimento existente na sociedade sobre uma dada temática e ecossistema. Este foi o desafio do primeiro e do segundo workshops do Meet 2030.

Neste segundo wokshop o trabalho avançou também para a identificação de tecnologias que podem mudar ligeira ou drasticamente o negócio das empresas. Esta identificação é fundamental para, nos passos seguintes o projeto conseguir identificar, com base nos inputs das empresas, aquelas tecnologias mais plausíveis, mais resilientes e com maior impacto na economia nacional. Cada cenário vai implicar a existência de tecnologias específicas que, por sua vez, constituirão os inputs para o modelo de exergia e crescimento económico desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico e que está na base metodológica do Meet 2030. Apesar de tudo isto ainda parecer complexo, o relatório intermédio a lançar em junho vai tangibilizar todo este método que fortalece as conclusões e as recomendações que o Meet 2030 vai realizar.

Conheça o site do Meet 2030

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.