Ministro do Ambiente desafia empresas a identificar o valor da B&SE
14 Mar 2015

Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia, marcou presença no evento de Castro Verde. Jorge Moreira da Silva começou por afirmar que apesar de Portugal ter uma grande riqueza de biodiversidade, tem também uma forte ameaça de algumas espécies. O nosso País representa 20% da Rede Natura, o principal instrumento para a conservação da natureza na União Europeia, que tem como objetivo parar a perda de biodiversidade, assegurando, a longo prazo, a conservação das espécies e dos habitats mais ameaçados da Europa.

Recentemente o último relatório da Agência Europeia do Ambiente estimou que a Rede Natura custa cinco mil milhões de euros, por ano, aos países europeus e que, em contrapartida, oferece serviços de biodiversidade e ecossistemas no valor de 300 mil milhões de euros anuais. Para Jorge Moreira da Silva, esta é uma conclusão que deveria levar as empresas a identificar o valor económico da B&SE no modelo de negócios. Podem não ser soluções fáceis, mas são incontornáveis. Por onde começar? Pela resposta a duas perguntas: como devem as empresas remunerar os serviços dos ecossistemas e como incorporar os custos da biodiversidade?

A mensagem final que o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e da Energia deixou foi a necessidade de, em conjunto, Governo e empresas, encontrarem forma de contabilizar, remunerar e atuar na conservação da natureza.

O evento decorreu no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, o espaço de apoio logístico aos vários projetos da LPN – Liga para a Proteção da Natureza no Baixo Alentejo. De seguida, Jorge Moreira da Silva e os membros do BCSD Portugal fizeram uma visita de campo para ver as abetardas, uma das maiores aves europeias e uma das espécies voadoras mais pesadas do mundo, que está em vias de extinção.

Fotografias do evento | Multimédia

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Europa líder do mundo sustentável

Europa líder do mundo sustentável

A União Europeia (UE) tem liderado os esforços políticos e económicos de combate às alterações climáticas, e tem estado na vanguarda da resposta mundial às exigências do Acordo de Paris. Prova disso...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.