- A iniciativa da Fundação Amélia de Mello distingue e apoia a realização de projetos de investigação científica avançada
- O BCSD Portugal é um dos parceiros e apoia o prémio na área da sustentabilidade e empreendedorismo
Pelo segundo ano consecutivo, o BCSD Portugal junta-se à Fundação Amélia de Mello, à COTEC Portugal e à Universidade NOVA de Lisboa nos Prémios Investigação Alfredo da Silva, uma iniciativa que distingue e apoia com 25.000 euros cada a realização de projetos de investigação científica avançada nos seguintes domínios:
- Sustentabilidade e Empreendedorismo;
- Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria;
- Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde.
À semelhança da edição passada, o BCSD Portugal promove o prémio no domínio da Sustentabilidade e do Empreendedorismo, que visa distinguir projetos de investigação a desenvolver por investigadores integrados em instituições portuguesas ou que desenvolvam os seus projetos se estiverem baseados em Portugal.
Este prémio contemplará projetos de investigação com potencial para darem um contributo relevante para a agenda da sustentabilidade, nomeadamente, para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, em âmbito lato, incluindo várias áreas científicas, como a sustentabilidade social, económica e política.
Os temas das áreas podem incidir sobre o passado, sobre a história desses domínios, sobre os desafios que se colocam ao seu desenvolvimento e ainda às condições humanas e sociais em que ocorreram e devem vir a desenvolver-se.
Os restantes prémios, são atribuídos pela COTEC Portugal, no âmbito da Inovação Tecnológica, Mobilidade e Indústria e pela Universidade NOVA de Lisboa, no domínio da Sustentabilidade dos Sistemas de Saúde.
Para cada uma destas áreas será constituído um júri, que apreciará as candidaturas e escolherá a proposta vencedora a apoiar. A composição do júri do BCSD Portugal integrará Ana Casaca, Global Head of Innovation Galp; Daniel Bessa, Economista, antigo diretor e professor da Porto Business School e professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; João Wengorovius Meneses, Secretário-Geral do BCSD Portugal; Madalena Freire de Andrade, Membro Executivo do Conselho de Administração na Sinvepart SGPS e Margarida Couto, Sócia da Vieira de Almeida Associados e Presidente do GRACE.
A entrega do valor do prémio será faseada, de acordo com relatórios de monitorização da sua evolução.
O período de candidaturas dos prémios decorrerá entre os dias 31 de janeiro de 2022 e 16 de maio de 2022. Os projetos vencedores serão anunciados e entregues em cerimónia pública no dia 30 junho deste ano.
Candidate-se ao Prémio aqui»