Conferência Capital Natural

No dia 23 de novembro, no Auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, o entre as 9h-13h, o BCSD Portugal organiza a Conferência sobre Capital Natural.

By Act4nature Portugal

Capital Natural, Finanças Sustentáveis e Cadeia de Valor são os temas em destaque nas Jornadas da sustentabilidade do BCSD Portugal que decorrem em Lisboa, em três espaços diferentes, entre 23 e 25 de novembro.

No dia 23 de novembro, no Auditório da Lagoa Branca do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, o entre as 9h-13h, o BCSD Portugal organiza a Conferência sobre Capital Natural. Nascido no seio do Grupo de Trabalho de Biodiversidade, este evento pretende evidenciar a crescente importância a nível mundial do tema da biodiversidade e do capital natural, algo que a COP 15 das Nações Unidas vem confirmar. Será o momento para comunicar os destaques e números do act4nature Portugal, já com três fases de adesões bem como celebrar com os seus signatários. Haverá espaço para um painel de discussão e apresentação de 6 case studies de empresas e um momento de speed dating para showcase de organizações a atuar na área do capital natural e da biodiversidade.

O acesso será livre com inscrição obrigatória aqui»

Agenda:

9h30 – 9h35 | Boas-vindas

António Guerreiro de Brito, Instituto Superior de Agronomia

9h35 – 9h45 | Abertura

João Meneses, BCSD Portugal

9h45 – 10h30 |Painel de discussão – Atuar pela natureza

Keynote speaker: Claire Tutenuit, Entreprises pour l’Environnement

Moderador: Francisco Moreira, Investigador CIBIO-Instituto Superior de Agronomia

Sara Goullart, EDP

Mafalda Evangelista, NBI

10h30 – 11h15 | Intervalo

Mesas altas para speed dating c/ organizações a atuar na área do capital natural e da biodiversidade

  • VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza
  • Urbem Forests
  • Rewilding Portugal
  • ANP|WWF
  • SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
  • 2adapt

11h15 – 12h25| Sessão showcase

Apresentação de casos de estudo (Bondalti, Lipor, SGS Portugal, The Navigator Company, VINCI Energies Portugal, Symington)

12h25 – 12h40 | Apresentação números e compromissos act4nature Portugal

Maria João Coelho, BCSD Portugal

12h40 – 12h55 | Cerimónia de assinatura act4nature Portugal

42 Empresas signatárias*

12h55 – 13h00 | Encerramento

*a confirmar

Sobre as associações:

VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza

Carbono Biodiverso® é a primeira solução de compensação de carbono em Portugal que preserva Gigantes Verdes, árvores de grande porte localizadas em Portugal, ricas em carbono e muito relevantes para o suporte de biodiversidade terrestre.

Urbem Forests

ONG ambientalista fundada em 2021 que trabalha para reconectar as pessoas às florestas, à terra e umas às outras. Tem a missão de estabelecer parcerias com o sector público e privado para criar hotspots de biodiversidade através da plantação de micro florestas, ligar as comunidades à natureza e umas às outras e educar sobre as práticas de vida sustentável.

Rewilding Portugal

A Rewilding Portugal é o principal parceiro da Rewilding Europe na área de rewilding do Grande Vale do Côa e está a trabalhar em estreita colaboração com a Rewilding Europe para alcançar o objetivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.

ANP|WWF

O Observatório Golfinhos no Tejo é o primeiro programa de monitorização a partir de terra sobre a ocorrência de cetáceos no Estuário do Tejo. Este projeto, pioneiro em Portugal, resulta de uma parceria entre a ANP|WWF e o MARE – ISPA (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), tendo por objetivo perceber padrões espaciais, sazonais e de comportamento de utilização do estuário por parte destes animais.

SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves

A SPEA tem uma intervenção baseada em dados científicos sólidos e o mais atualizados possível. Possui um programa de monitorização das populações de aves completo e abrangente, com metodologias tecnicamente validadas e executadas em grande parte por observadores de aves voluntários. Fazem parte deste programa, por exemplo, o Censo de Aves Comuns e os projetos atlas, entre outros. O trabalho de conservação da SPEA decorre em todo o território nacional.

2adapt

A FCULresta é uma minifloresta densa, biodiversa e multifuncional, em pleno centro urbano, inspirada no método de Miyawaki. Este método sugere que, após o plantio de uma mini floresta de alto impacto e baixa pegada ecológica, será possível ter um crescimento bastante rápido, alta taxa de absorção de carbono, excelente capacidade de atração de animais e plantas – além daquelas plantadas – boa capacidade de processamento da água da chuva, melhoria da qualidade do ar (reduzindo partículas poluentes), redução da poluição sonora e ajuda no conforto térmico local. Pretende ser uma referência prática de uma abordagem transdisciplinar com uma profunda mobilização da sociedade para a ação climática, promoção da biodiversidade urbana e outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Continue a ler

Carregar mais artigos