Construir os alicerces de um futuro comum

Construir os alicerces de um futuro comum

Data da publicação: Nov 2020

5 formas de melhorar a eficiência energética dos edifícios e como o GoSafe with ESI, liderado no mercado nacional pelo BCSD Portugal, poderá ser um parceiro-chave.

A descarbonização do setor do aquecimento e arrefecimento dos edifícios, o combate à pobreza energética com intervenção em edifícios com pior desempenho e a renovação de edifícios públicos são os principais objetivos do Programa ‘Vaga de Renovação’ lançado recentemente pela Comissão Europeia.

Esta estratégia pretende renovar 35 milhões de edifícios até 2030 promovendo políticas na área do combate à pobreza energética, da recuperação do setor da construção em particular no contexto de pandemia, estimular a redução de consumos energéticos e atingir metas de neutralidade carbónica.

Acreditamos que esta política tem de ser acompanhada por um movimento mais vasto no qual as empresas da área da construção vão desempenhar um papel chave na promoção de uma transformação na forma como se constroem e renovam edifícios. Em 2020, os edifícios são responsáveis por cerca de 40% do consumo de energia e 36% das emissões de gases com efeito de estufa da União Europeia (UE). É urgente trabalharmos para um setor mais sustentável e energeticamente mais eficiente.
A otimização de consumos é crucial para o futuro e já é exigida em novas construções. No entanto, atingir a eficiência energética em edifícios requer esforço, dedicação e investimento
É nos alicerces que se joga grande parte do sucesso futuro de uma construção. Neste contexto, propomos cinco formas de melhorar a eficiência energética dos edifícios com o objetivo de avançarmos de forma decisiva para uma mudança eficaz e transformadora de como queremos construir o futuro de todos nós.

1. Ter um Plano

O planeamento de um projeto determina o seu sucesso ou insucesso. Planear bem, com prazos e prioridades definidos é, em si mesmo, um ‘solucionador’ antecipado de problemas. Um plano bem limado e testado desenha um caminho, determina objetivos, métodos e estratégias, e define como serão medidos os resultados. Planear um projeto poupa horas de trabalho, ansiedade e, claro, muito dinheiro, que fica assim disponível para apostar em soluções de eficiência energética.

Leia o artigo completo aqui»

2020-11-10T14:32:49+00:00
This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept