O SDG Compass é um guia para orientar as ações das empresas no âmbito dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A publicação aborda o impacto dos ODS nos negócios e disponibiliza ferramentas e conhecimento que contribuem para posicionar a sustentabilidade na estratégia empresarial.
O guia explora cinco passos que apoiam as empresas a maximizar a sua contribuição para os ODS:
1. Compreender os ODS – familiarização com os ODS e compreensão das oportunidades e responsabilidade que representam para o negócio. Na prática, a resposta a três preguntas: O que são os ODS? Porquê os ODS? Quais as responsabilidades das empresas no âmbito dos ODS?
2. Definir prioridades – definição das prioridades das empresas entre os ODS. Para definir prioridades é necessário mapear a cadeia de valor para identificar as áreas de maior impacto da empresa, selecionar os indicadores a monitorizar e recolher informação.
3. Definir objetivos – definição de objetivos para as prioridades definidas. Definir o ponto de partida e os tipos de metas a atingir, definir o nível de ambição e comunicar o compromisso da empresa com os ODS.
4. Integrar – integração dos objetivos e metas, de forma transversal, na atividade da empresa. Integrar metas de sustentabilidade na estratégia da empresa, integrar a sustentabilidade em todos os níveis e funções da empresa e participar em parcerias.
5. Reporte e comunicação – reporte e comunicação do progresso das atividades desenvolvidas no âmbito dos ODS.
O SDG Compass resulta da parceria entre World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Global Reporting Initiative (GRI) e Global Compact das Nações Unidas.
Os objetivos de desenvolvimento sustentável vieram substituir os objetivos de desenvolvimento do milénio, passando a representar as prioridades de desenvolvimento global entre 2015 e 2030. São 17 os objetivos de desenvolvimento sustentável e estão a definir a agenda de desenvolvimento da sociedade, ao mesmo tempo que oferecem a oportunidade de as empresas demonstrarem como contribuem para a execução da agenda de desenvolvimento sustentável, minimizando impactes negativos e maximizando os impactes positivos para as pessoas e o planeta. Recentemente Mark Didden, Manager, Redefining Value do WBCSD esteve em Lisboa, a convite do BCSD, a apresentar o SDG Compass.