Novos casos de estudo de eficiência energética
25 Mar 2015

ANA Aeroportos, Brisa, Bosch, Cimpor, CGD, Ferpinta, Jerónimo Martins, LIPOR, Metropolitano de LisboaVieira de Almeida partilharam os primeiros casos de estudo resultantes da AÇÃO 7 – Demonstrar o valor gerado por projetos de eficiência energética. A AÇÃO 7 integra a AÇÃO 2020, projeto iniciado pelas empresas do BCSD Portugal em 2013, com o objetivo de produzir soluções concretas e partilhadas para as prioridades de desenvolvimento das empresas e do país até 2020.

O objetivo da AÇÃO 7 passa por identificar os bloqueios à eficiência energética e a forma como as empresas membro do BCSD Portugal estão a contorná-los. O foco dos casos de estudo é o contributo da eficiência energética para a competitividade nacional, posicionando a energia a diferentes níveis: enquanto variável de negócio, como um investimento e como forma de reduzir o custo unitário de produção. Com estes casos de estudo, vai também ser possível identificar as tecnologias mais utilizadas e perceber de que forma é realizada a análise financeira dos projetos de energia.

Dos casos de estudo analisados, os argumentos mais eficazes para convencer a Administração a aprovar os projetos de eficiência energética são: a redução dos custos de energia, a redução dos custos de manutenção, o período de retorno do investimento, a inovação, e o facto dos projetos darem origem a novas oportunidades de redução de consumos de energia.

 

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

Europa líder do mundo sustentável

Europa líder do mundo sustentável

A União Europeia (UE) tem liderado os esforços políticos e económicos de combate às alterações climáticas, e tem estado na vanguarda da resposta mundial às exigências do Acordo de Paris. Prova disso...

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.