ANA Aeroportos, Brisa, Bosch, Cimpor, CGD, Ferpinta, Jerónimo Martins, LIPOR, Metropolitano de Lisboa e Vieira de Almeida partilharam os primeiros casos de estudo resultantes da AÇÃO 7 – Demonstrar o valor gerado por projetos de eficiência energética. A AÇÃO 7 integra a AÇÃO 2020, projeto iniciado pelas empresas do BCSD Portugal em 2013, com o objetivo de produzir soluções concretas e partilhadas para as prioridades de desenvolvimento das empresas e do país até 2020.
O objetivo da AÇÃO 7 passa por identificar os bloqueios à eficiência energética e a forma como as empresas membro do BCSD Portugal estão a contorná-los. O foco dos casos de estudo é o contributo da eficiência energética para a competitividade nacional, posicionando a energia a diferentes níveis: enquanto variável de negócio, como um investimento e como forma de reduzir o custo unitário de produção. Com estes casos de estudo, vai também ser possível identificar as tecnologias mais utilizadas e perceber de que forma é realizada a análise financeira dos projetos de energia.
Dos casos de estudo analisados, os argumentos mais eficazes para convencer a Administração a aprovar os projetos de eficiência energética são: a redução dos custos de energia, a redução dos custos de manutenção, o período de retorno do investimento, a inovação, e o facto dos projetos darem origem a novas oportunidades de redução de consumos de energia.