O futuro das cidades
8 Jul 2020

No dia 7 de julho o BCSD Portugal realizou a sua última Conversa sobre Sustentabilidade Online – o programa online de entrevistas, debates e desafios sobre sustentabilidade – com o tema ” O futuro das cidades”.

As cidades a nível mundial atravessam vários desafios no âmbito da sustentabilidade, nas suas dimensões económica, social e ambiental. Atualmente, as cidades ocupam apenas 2% da área do nosso planeta, mas nelas já reside mais de 50% da população. As cidades consomem mais de 75% da energia e emitem cerca de 80% das emissões de gases com efeito de estufa. Por outro lado, as cidades têm vindo a ser o palco de crescentes desigualdades sociais, criando “cidades invisíveis” no próprio contexto urbano. Um novo paradigma para as cidades é crucial para que Portugal e o Mundo possam fazer face aos desafios do século XXI.

A discussão foi também feita à volta da transformação verde e digital das cidades ao longo desta década. Que novas problemáticas e mecanismos de regulação e equilíbrio social estão a emergir? Que setores económicos serão decisivos no futuro? O European Green Deal terá uma vertente urbana?

O BCSD Portugal agradece aos oradores especialistas que se juntaram para responder a estas e a outras questões e que fizeram da sessão um sucesso:

Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo
Miguel Gaspar, Vereador da Mobilidade, Segurança, Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa
José Alberto Rio Fernandes, Professor Catedrático da Universidade do Porto
Miguel Eiras Antunes, Partner Global Smart Cities & Local Government Leader da Deloitte

Agradecemos também aos participantes que estiveram presentes e participaram com questões e ideias.

Para quem não teve oportunidade de estar connosco, pode assistir ao vídeo em baixo:

Partilhe este artigo

Links relacionados

+ Notícias

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

BCSD Portugal lança Guia do CEO para a Bioeconomia Circular

O BCSD Portugal lançou o Guia do CEO para a Bioeconomia Circular, que visa dar aos líderes empresariais uma compreensão do conceito e das oportunidades que a Bioeconomia Circular tem para oferecer ao setor privado. O reconhecimento de que o capital natural é finito obriga hoje as empresas a uma enorme e rápida adaptação das suas atividades e operação da cadeia de valor, no sentido de incorporar os princípios da Bioeconomia Circular.

read more
BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

BCSD Portugal junta-se à iniciativa mundial Call on Carbon

Foi lançada hoje a Call on Carbon, uma iniciativa global conjunta Climate Leadership Coalition, Haga Initiative e Skift Business Climate Leaders da qual o BCSD Portugal é parceiro e signatário, a par do Corporate Leaders Group Europe e da CER – Sustainable Business Network, com o objetivo de aumentar os investimentos climáticos e a tarifação do carbono.

read more

Leia as notícias online. Por um desenvolvimento sustentável.